quarta-feira, 8 de junho de 2011

Primavera na Noruega

Finalmente a primavera chegou! Estou amando. As pessoas estão muito mais felizes, sentadas na grama com seus amigos ou cachorros, e às vezes apenas lendo, pegando um solzinho!Os homens estão paquerando (não sabia que eles eram capazes de uma coisa dessas) e as mulheres estão tão empolgadas com o calor que acabam mostrando até demais o corpo. E elas têm o corpo bonito! Fico puta quando vejo toda aquela exibicão de pernas bonitas. Deve ser o resultado de um ano de treinamento esportivo que elas fazem. Noruegueses amam esportes. No inverno é corrida e esquis. Agora que não tem neve no chão, bicicleta. Eu vejo grupos de pessoas pedalando juntas. Até eu aderi e estou adorando. Eu tenho acesso às bicicletas que o governo oferece por apenas 90 coroas para usar na primavera e verão. Eu amo pedalar por aí, me movendo mais rápido do que os pedestres e sentindo o vento gelado contra o rosto.
Junto com a primavera na cidade, minha carreira profissional floresceu. Estou trabalhando período integral como cozinheira em um restaurante, ao mesmo tempo em que estou dando aulas de português. Estou trabalhando muito mas ganhando dinheiro como nunca.. Nossa, acho que vou ficar rica nesse país. Gracas a Deus pela Noruega!
Apesar de quase não ter mais tempo livre, tem sido uma experiência fantástica. 
Primeiro porque se tem algo que eu nunca pensei que faria na minha vida era esse emprego. E se você perguntar a qualquer um que me conhecia há algum tempo qual emprego eu nunca poderia fazer, eles diriam esse. 
Ultrapassar minhas dificuldades e medos é brilhante. Estou trabalhando com pessoas de diferentes nacionalidades- desde nigerianos até escoceses- então nesse pacote também vem muito intercâmbio cultural. O que mais posso querer no momento?

Ensinar tem me dado um ótimo retorno e os alunos parecem gostar de mim. Definitivamente não sou mais a menininha assustada que chegou aqui, me tornei muito mais confiante em mim mesma de que posso fazer qualquer coisa na minha vida profissional. Se posso trabalhar na cozinha de um restaurante, posso fazer qualquer coisa!

Mas chega de falar de mim mesma... Agora vou dividir algumas coisas de que descobri sobre a Noruega nessa primavera.

Trabalhar em uma empresa aqui tem muitos mais benefícios do que no Brasil. Nas sexta-feiras normalmente as pessoas saem uma hora mais cedo e durante o verão tem uma coisa maravilhosa chamada horário de verão.Não é o que você conhece como horário de verão. Os sortudos noruegueses saem uma hora mais cedo do trabalho. Se trabalharem essa hora a mais, então é hora extra.
Já estive em duas empresas grandes aqui e eles oferecem frutas e academia de ginástica de graca para os funcionários. Eles investem na saúde deles para economizar com licenca por motivos de doenca. Estratégia inteligente em que todo mundo ganha.

Uma atividade comum para aproveitar o tempo livre aqui é fazer churrasco na grama dos parques. Eles até vendem uma churrasqueira descartável por aqui. Durante a primavera descobri que tem muito mais gente morando em Oslo do que eu imaginei. Isso é porque eles estão todos na rua aproveitando o tempo bom, fazendo as ruas, bares e parques cheios de cabecas loiras.

Outra coisa que eu estou amando são as lindas flores que eles plantaram por toda a cidade. Tulipas imensas demonstram como as pessoas aqui estão felizes com a primavera e sabem valorizar cada estacão do ano. E eu também.

2 comentários:

  1. Interessante como achamos que estamos sozinho em certas situações. Minha namorada é Norueguesa e eu conheci o seu blog através de uma amiga brasileira que está namorando um norueguês.
    Eu provavelmente irei em dezembro e ficarei até primeiro de março na Noruega. Estou tentando procurar algum lugar para ensinar português, através do http://www.kursagenten.no . Conhece o site? Você dá aulas particulares ou através de alguma empresta? Se precisar de ajuda, estarei a disposição, rsrs.
    Espero que esteja tudo bem aí em Norge. Amo esse país.

    ResponderExcluir
  2. Oi Richard, obrigada pela visita :)
    Espero que você venha sim, em dezembro é o inverno aqui mas ainda assim tem muitas coisas para curtir. Não conhecia o site, eu consegui meu emprego mandando currículo para todos os cursos de idiomas de Oslo( achei no google). A maioria quer que você fale norueguês para dar aula na língua deles, embora todos falem inglês aqui. Outra coisa, não tenho muitos alunos, por isso ainda estou dependendo financeiramente do meu marido. Então, te desejo boa sorte e se eu puder ajudar com alguma informacão me avise. Bjs

    ResponderExcluir

Comente aqui!