quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curiosidades sobre a Noruega

Depois de ler a lista do Olivier Teboul falando sobre o Brasil de acordo com o ponto de vista de um francês morando lá, resolvi fazer o mesmo falando sobre a Noruega.

1-Aqui na Noruega, se fala norueguês que é da mesma família do sueco e do dinamarquês. Existem vários dialetos nesses 3 países, mas de maneira geral creio que podemos dizer que eles todos se entendem.

2-A Noruega exporta bacalhau pro mundo todo, só que eles mesmos quase não comem. As receitas ficaram com os portugueses...

3-Aqui na Noruega não moramos em iglus e nem existem ursos polares convivendo conosco. Isso que você viu no fantástico naquele domingo, é a ilha de Svalbard, que fica muito ao norte (no pólo norte) e separado do continente. Lá inclusive é território internacional, assim como a antártida ou pólo sul.

4-Aqui na Noruega, existem muitos imigrantes e de todas as partes do mundo, especialmente na capital Oslo. Aqui é comum ouvir árabes, filipinos, africanos, paquistaneses, poloneses e etc. falando na língua deles no metrô.

5-No verão norueguês, especialmente no norte do país o Sol nunca se põe. Esse fenômeno é chamado de "Sol da meia-noite". Em contrapartida, no inverno escurece cedo e no norte do país são poucas horas de Sol por dia e em alguns lugares mais ao norte ficam em escuridão total.

6- Na Noruega os esportes são muito valorizados. E cada estação do ano tem seus esportes mais populares. No inverno, muitos vão esquiar nas florestas, lagos congelados e existem cabines rústicas (hytta) nas montanhas onde famílias e amigos vão passar o final de semana e feriados esquiando. Em algumas dessa cabines chega a ser tão rústico que o banheiro fica separado da casa, do lado de fora. E não tem descarga.


7- Sim, existem cachorros na Noruega. ( Já me perguntaram isso rsrs). Eles vão juntos com o dono esquiar. Enquanto o dono esquia o bichinho vai correndo junto, será que é para não morrer congelado? Mas alguns parecem se divertir e rolam na neve e tudo, como se fossem os nossos cachorros na praia rolando na areia.


8- O feijão com arroz brasileiro equivale à batata na Noruega. Tudo vem com batata. Mas eles não conhecem gnocchi. Vai entender...

9- A língua norueguesa é uma língua germânica. Para nós, latinos, é quase impossível de deduzir o significado de alguma palavra. Farmácia é apotek. Dentista é tannlege. Merda é dritt.

10-A gramática da língua é muito mais simples que a nossa. Só há uma conjugação para todos os verbos, não importa o pronome pessoal. É como se eles falassem: Eu é, você é, eles é, nós é.

11-Aqui na Noruega, é comum as mulheres botarem as bolsas no chão ao invés de botar em cima da mesa ou em uma cadeira.

12- A moeda norueguesa se chama coroa norueguesa. O menor valor de cédula aqui é 50NOK (Norske Kroner). A maior é 1.000NOK. 100NOK é o equivalente a 30 reais, aproximadamente. Na Suécia a moeda é a coroa sueca e na Dinamarca claro... Coroa dinamarquesa.

13-Aqui na Noruega, não existe salário mínimo. Mas nenhum adulto ganha menos do que 125NOK por hora, uns 43 reais.

14- É muito fácil achar informações sobre as pessoas na internet. Com o telefone de alguém, se acha facilmente o endereço dela e até mesmo quanto ela ganha. Existem até aplicativos no celular para isso. Imagine se fosse assim no Brasil...

15- Aqui se come salmão defumado com ovos mexidos no café da manhã. Também é comum comer caviar com ovo cozido e pão. E nem custa uma fortuna, custa menos que tomar uma cerveja 0.4l num bar (R$23,00).

16- Existe um queijo caramelizado que se chama brunost (queijo marrom).

17- Aqui na Noruega, eles catam cogumelo e frutas vermelhas nas florestas no outono. E nas florestas norueguesas não existem macacos.

18- Aqui na Noruega, as mulheres têm 1 ano de licença maternidade, e os pais têm 3 meses. É comum ver os pais puxando carrinho de bebê sozinhos por aí.

19- Aqui na Noruega, eles são muito politicamente corretos. Eles têm medo de ofender ou se intrometer na vida dos outros. Talvez por isso ninguém fale com ninguém que não conheça, vai que ofende...

20- Aqui na Noruega, as pessoas mudam de personalidade devido a alguns fatores. O primeiro é se ela tiver bebido. Depois de beber eles se tornam dóceis e extrovertidos. Puxam assunto, são carinhosos, um verdadeiro doce de pessoa. Antes de beber eles ficam lá, caladões, bebendo até criar coragem.
Outro fator que influencia na personalidade deles é o clima. Se estiver calor eles vão estar alegres, rindo à toa, abertos ao mundo. Se estiver frio eles nem olham pra sua cara. Então se você quiser fazer amigos na Noruega, se certifique de vir na metade do ano que é mais quente e ir aos bares.

21- Aqui na Noruega, a cada estação do ano muda tudo. A paisagem, as árvores, o clima, a moda, as cores e até a decoração das casas. E no final de cada período, as promoções chegam a 70% do valor original.

22- Estatísticas dizem que os noruegueses são o povo que mais viaja para o exterior. As Ilhas Canárias, a Espanha em geral e lugares mais quentes são os destinos mais populares. Também é comum irem à Tailândia, especialmente os velhos encalhados turistas sexuais.

23- Os noruegueses são discretos. É difícil você pegar um norueguês paquerando. Se eles olham é tão rápido e com o cantinho do olho. Passa despercebido para uma brasileira.

24- Os noruegueses idolatram o Deus Sol. Para eles, Sol é sinônimo de felicidade. Para eles, o bonito é estar bronzeado. Ser moreno é altamente valorizado. Assim como ter olhos castanhos.
Existem mais lugares para fazer bronzeamento artificial do que padarias. Existem também cremes bronzeadores que fazem a pessoa ficar parecendo uma cenoura ambulante.

25- Aqui na Noruega, ninguém fala sobre sua vida pessoal no trabalho. Você pode trabalhar com alguém por 10 anos sem saber o nome da esposa dele.

26- Aqui na Noruega, eles amam fazer churrascos no verão. Por causa disso inventaram uma mini churrasqueira descartável, que são vistas nos parques onde eles grelham as salsichas com sabor de queijo ou bacon.

27- Aqui na Noruega, os bares e discotecas fecham às 3 da manhã em ponto.

28- Aqui na Noruega, existe um lugar específico para comprar bebidas alcóolicas. É um monopólio controlado pelo governo que se chama Vinmonopolet. Esse lugar abre normalmente entre 8:00 às 18:00 de segunda a sexta, e sábado de 9:00 às 15:00. Cervejas são vendidas no supermercado mas só até as 20:00 horas ou a caixa do supermercado vai dizer: Não. Domingos e feriados é impossível comprar bebida alcóolica, a não ser que você vá a um bar. Mesmo se você ver a cerveja lá na prateleira do mercado, não vai poder comprar. Se quiser ficar mamadão no feriado, vai ter que se programar.

29- Aqui na Noruega, tempero na comida é sal e pimenta. Hoje em dia com a quantidade de paquistaneses morando aqui, o curry ficou popular.

30- Aqui na Noruega, almoço para eles é sanduíche. E a maioria traz seu próprio sanduíche de casa. Vai ver por isso que eles têm tanto dinheiro para viajar.

31- Aqui na Noruega, eles comem carne de alce, de veado e de rena. Todas são muito gostosas.

32- Aqui na Noruega, eles passam o inverno todo reclamando do tempo. Aí quando chega a Páscoa e a  temperatura está mais elevada e a neve está derretendo, eles correm para as suas casas na montanha para esquiar uma vez mais antes da primavera.

33- Aqui na Noruega, no início da primavera eles se organizam e fazem um mutirão com os vizinhos (dugnad) para limpar e arrumar os jardins, capinar, plantar e deixar tudo pronto e bonito para os meses quentes que se aproximam. Sempre tem um vizinho que é responsável por oferecer café e bolo para todos. Às vezes não é bolo mas é waffle.

34- Aqui na Noruega, nos meses quentes é muito popular andar de bicicleta. Inclusive, muitos usam ela como meio de transporte para ir e voltar do trabalho. Não bastasse isso, eles se vestem de acordo com todo o equipamento e roupas apropriadas. Capacete, calça colada, casaco e mochila à prova de água caso chova, roupa fluorescente para ser mais seguro no trânsito, refletores de luz, luva... A indústria esportiva deve ser bem lucrativa por aqui pois a lista não tem fim... E é muito exótico ver o seu colega ou chefe chegando no trabalho de calça coladinha no corpo, marcando tudo.

35- Aqui na Noruega, todo mundo tem smartphone e eles sempre querem trocar pelo mais moderno. Eles amam tecnologia. As crianças pequenas já sabem até jogar joguinhos no Ipad. Você pega o metrô e vê várias pessoas concentradas nas suas telinhas. Isso deve ser mais um pretexto para eles evitarem uma coisa que evitam ao máximo: Trocar olhares com desconhecidos. Se as pessoas são tão bonitas e esportivas por aqui, porque não gostam de se olhar? Não entendo...

36- Aqui na Noruega, os noruegueses não demonstram muito suas emoções em público. Não é tão comum ver um casal de mãos dadas, se beijando ou se agarrando na rua. Você pode vir com um casal no avião achando que eles são irmãos por toda a viagem.

37- Aqui na Noruega, não é bem visto demonstrar ciúmes. Eles também têm vergonha disso.

38- Aqui na Noruega, as pessoas nunca buzinam, somente se for pra evitar um acidente. Quando algum motorista faz algo errado no trânsito, o sinal de protesto deles é balançar a cabeça em sinal de reprovação. Que assustadores, né?

39- Na Noruega, tudo se paga com o cartão. Até mesmo um chiclete. As pessoas quase não andam com dinheiro. Mesmo assim está cheio de ciganos pedindo esmola na rua. Será que eles vão começar a  aceitar cartão ou transferência bancária?

40- Aqui na Noruega, as pessoas gostam de pensar que todos são iguais e lutam por isso. No trabalho, se um chefe fala para um funcionário que ele deve fazer algo de uma certa maneira, talvez o funcionário diga: Ok, obrigado pela opinião mas vou fazer da minha maneira mesmo pois acho que ela é melhor. Também é bem difícil demitir alguém depois de passado o período de experiência. Deve ser por isso que eles são tão tolerantes, porque as leis estritas os obrigam a conviver com os malas no trabalho.

41- Aqui na Noruega, as mulheres não tem problema nenhum em fazer coisas que são consideradas de homem, como carregar peso, dirigir caminhão ou tomar a iniciativa quando está interessada em alguém. E os homens, não tem nenhum problema em fazer coisas como costurar, cozinhar, limpar a casa, cuidar dos filhos e esperar a mulher tomar a iniciativa quando está interessada.

42- Aqui na Noruega, muitas mulheres podem se ofender se o cara quer abrir a porta do carro pra ela ou pagar a conta. Ela acha que ele não está a tratando como igual.

43- Aqui na Noruega, a renda é muito bem distribuída. Existem todas as profissões, algumas ganham mais ou menos, mas não existe aquela diferença absurda de salários. Uma faxineira pode muito bem ter seu próprio carro, por exemplo. E também comprar roupa nas mesmas lojas que a dona da casa onde ela trabalha.

44- Aqui na Noruega, existem grupos para tudo. Grupo para andar de bicicleta, grupo para tricotar juntas, grupos de artesanato, grupo de mães, grupo para vender velas, as pessoas sempre precisam de uma razão para encontrar as outras, não se encontram simplesmente pelo fato de encontrar.

45- Aqui na Noruega, os ônibus não tem cobrador. E a maioria das pessoas têm o seu cartão de passagem, e na maioria dos ônibus elas não precisam mostrar nada ao motorista. Funciona assim: Você tem que ter responsabilidade de ter crédito no seu cartão e ter ele validado. Isso é normalmente feito mensalmente. De vez em quando, entram fiscais no ônibus ou metrô etc pedindo para verificar os bilhetes. Aí se você for pego despreparado, vai pagar uma bela multa.

46- Na Noruega, eles têm muito orgulho de dizer que são o único país que nunca perdeu uma partida de futebol para o Brasil.

47- Na Noruega, existe a lei de Jante que é um traço cultural marcante por aqui. Basicamente significa que ninguém deve se achar melhor do que o outro. Dessa maneira, quem gosta de se mostrar e se sentir superior que os outros é muito mal visto.

48- Talvez por causa da lei de Jante, muitos noruegueses são pessoas simples, independente do quanto ganhem. É difícil perceber que eles são ricos pela maneira que eles se vestem ou pela maneira que eles te tratam.

49- Aqui na Noruega, todos os filmes estrangeiros são mantidos na língua original e com legendas em norueguês. E os noruegueses falam muito bem inglês, mas acham que não. Será que a lei de Jante não permite que eles se achem bons em alguma coisa?

50- Aqui na Noruega, o ensino é gratuito até o final do segundo grau, com 18/19 anos. Não existem uniformes, os livros são de graça e devem ser devolvidos quando termina o ano letivo. Além disso, os estudantes pagam metade do preço da passagem. Na escola, existem disciplinas como culinária e costura. E claro, essas disciplinas são para todos, pois todos são iguais.

105 comentários:

  1. Oi Marcela, muito legal a sua lista, só um item: o norueguês não vem do alemão, e sim do proto-nórdico, mas o norueguês é parte das línguas germânicas, como o inglês, o alemão e o holandês. E frisør na verdade vem de friseur, do francês! Engraçado, né?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, obrigada pelo toque! Já consertei lá. Na verdade o que eu tinha lido era que era uma língua germânica oriunda do alemão antigo. Aí eu pra simplificar falei que era do alemão. Mas pelo visto você é linguista? Que legal! Eu fiz Letras Português/Inglês/Literatura. Mas de línguas germânicas não entendo muita coisa como você pode perceber rsrsrs

      Excluir
    2. Nao condordo, eu achei e me ensenaharoon que as raices do Noruego , sao GERMANSK (alemanas) , vea en este link e vera que sim e uma lingua germanica.
      http://no.wikipedia.org/wiki/Germanske_spr%C3%A5k

      Este link tambien categorisa o Noruego como lingua Germana.

      http://snl.no/germanske_spr%C3%A5k


      Excluir
  2. Aqui farmácia também é Apotheke e frisour como citado acima vem do francês :-). Mas quando estive na Dinamarca achei a entonação do dinamarques bem parecido com o alemão, imagino que o Noruguês seja tb semelhante.
    Adorei saber mais sobre a Noruega. Algumas coisas batem de como é aqui na Suíça, como a questão dos imigrantes, das buzinas dos carros e do sanduiche na hora do almoço :-). Achei interessantíssima essa lei de Jante. A igualdade social é uma das coisas que eu mais admiro aqui na Suíça. Bjssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, então a Noruega já fez parte da Dinamarca por muitos anos... Inclusive durante anos era PROIBIDO publicar qualquer coisa em norueguês por aqui. Aí eles foram obrigados a usar o dinamarquês, por isso na escrita as duas línguas são muito parecidas. Mas como não tinha como controlar como alguém fala, a pronúncia é diferente... Eu acho dinamarquês muito engraçado, alguns sons que eles emitem me lembram grunhidos rsrs
      Eu mudei a citação de frisør, já que vem do francês não é relevante falar lá. Obrigada pelo toque! Bjs

      Excluir
    2. Marcio, não moro na Suíça e nem nunca estive lá. Mas se você quer se mudar recomendo que você leia muito, pesquise, aprenda o idioma local e procure fazer contatos com pessoas que moram lá. Se possível vá como turista primeiro para conhecer e ver se é isso mesmo que você quer. Botar a responsabilidade em uma pessoa estranha de te ajudar a conquistar seus objetivos não é um bom começo. Boa sorte!

      Excluir
  3. Eu já tinha a impressão de que a Noruega e a Suécia eram países muito parecidos e este post confirmou aquilo que eu pensava. Tanta coisa em comum! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora na Suécia Joana? Aqui tenho contato com muitos suecos e pelo que percebi a cultura é muito próxima mesmo. Mas eu acho os suecos mais trabalhadores e mais divertidos também :)

      Excluir
  4. Achei o texto muito interessante e me ajudou a conhecer umpoucomais da Noruega!!!

    ResponderExcluir
  5. Noruegueses dificilmente entendem dinamarques, preferen falar ingles com eles.
    Noruegues nao come bacalhau? Bem, se informe melhor. Na região de Ålesund eles comem pelo menosumas 3 receitas diferentes.
    Noruegues não é uma lingua germanica.
    29 - Vai muito alémdo sal e da pimenta. Cheque receitas tipicas!
    35- Iphone, Galaxy e outras marcas, ninguem é escravo do Iphone ou da Apple
    36 - Demonstram emocões em publico sim. Ja foi em um velorio, em umcasamento, em uma comunhão? Ou tem amigos noruegueses?
    50 - Universidades e faculdades tbem sao gratuitas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora anônima, essa é a minha visão e experiência da Noruega. Se você acha que pode escrever melhor vá em frente e escreva seu próprio texto. Depois volta aqui e manda o link, sempre gosto de ler visões diferentes sobre o mundo.

      Excluir
    2. Es sim uma lingua germanica, claro que sim, so basta saber falar o alemao e ja entende muito muito mesmo do noruegues.
      Eu vim falando alemao e ingles e pra min foi muito facil a lingua norueguesa, por o Alemao:
      http://snl.no/germanske_spr%C3%A5k se fala de el norgermanks que seria el alemao do norte.

      Excluir
    3. Para a sua informacão: http://www.noruega.org.br/Embassy/FAQ/Lingua-Norueguesa/
      No site oficial da Noruega no Brasil, podemos aprender sobre a origem da língua norueguesa e muito mais. Boa leitura! :)

      Excluir
    4. Bem, sou casada com noruegues 5 anos e ele não demonstra sentimento, não me da a mão e beijo em publico fica sem graça quando eu o beijo.

      Excluir
  6. Conheci a pouco o teu blog e adorei!! Te desejos felicidades de coração!!
    Meu sonho é ir morar na Noruega, não sei como é minha profissão ai, sou professora.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Meu nome é Janete e , se tudo der certo, estou indo passar uns dias na Noruega mês que vem. Gostaria muito de entrar em contato contigo para trocar algumas ideias. Gostei demais de suas dicas. Quero muito conhecer a terra do A-ha. rs

    ResponderExcluir
  8. Ah, por favor, se puder me mandar seu e-mail para contato, agradeço. Vc tem facebook?

    ResponderExcluir
  9. Achei muito boa a lista, discordo apensas em poucas coisas. O bacalhau, os colegas de trabalho e os temperos. Comi muito bacalhau, geralmente fresco, em diferentes receitas em restaurante e nas casas das pessoas. Comigo todos foram sempre muito disponiveis, uma semana no predio todos os vizinhos se apresentaram, muitas pessoas puxaram conversa na rua e nos cafes. Fui convidada pra festas na casa dos colegas, mas ai eh a experiencia de cada um. Amo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou :)
      Realmente cada um tem uma experiência aqui, mas acho que a lista deu pra dar uma idéia de como é aqui, especialmente para quem ainda não conhece, né?

      Excluir
  10. Meu todo mundo me pergunta se eu como bacalhau aqui todos os dias ehehheheh eu nunca nem vi nem no mercado. Pq em uma lição lá falava que era klippfisk. Eu nunca achei tipo igual no Brasil. Eu vi em um programa uma vez um povo colocando os peixes para secar lá no nortão da Noruega mas não sei se era para bacalhau. Eu nunca comi aqui eheheheh.
    Sabe q temos uns amigos suecos e as vezes eles pedem para falar em inglês ao invés de sueco, o namorado diz q é pq aqui na Noruega eles sempre tiveram canais suecos então eles conseguem entender melhor o sueco do que os suecos entenderem norueguês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, eu sei que em Lofoten eles fazem para exportar... Aí lá parece que dá pra você provar umas receitas, né, a ilha vive de pesca. Mas pô, quem mora em Lofoten, né?
      Claro que já vi em alguns restaurantes também, mas não é comum ou apreciado como no Brasil, né? E quando alguém me fala: Ah, você mora na Noruega. Poxa, amo bacalhau! Que sorte a sua... Aí eu faco aquela cara de paisagem... Kkkkkk
      Melhor nem comentar.

      Excluir
  11. Amiga pelo amor DEus estou louca querendo saber que tipo de bebida que eles gostam sem ser alcolicas, é um trbalho escolar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi bem a pergunta! Mas aqui tem sucos em caixa de macã, laranja, frutas vermelhas... Tem tambem sucos de garrafa que voce coloca agua para misturar como no Brasil. Espero que isso tenha ajudado! Rs

      Excluir
  12. Ola boa noite, li seu blog e achei muito bom mesmo, como você disse primeiro que é de acordo com seu ponto de vista , na minha
    opinião eu acho que não tem nada de errado e muito pelo contrario
    esta excelente, gostaria de saber se você tem algum email para eu poder tirar mais algumas duvidas.
    Parabéns pelo blog esta de muito bom mesmo, você esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada e que bom que você gostou! Qual é seu nome? As dúvidas sao sobre quê? De repente eu posso te ajudar, deixe um comentário com o seu e-mail aqui.

    ResponderExcluir
  14. Que legal, muito bom saber que é assim as coisas na Noruega, amei a igualdade social e a educação.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,
    Moro em São Luis, Maranhão. Em julho de 2012 estivemos na Dinamarca e Suécia durante nossa férias pela Europa. Pretendemos retornar e Dezembro e dessa vez pretendemos ir até Noruega e Filandia. Estaremos por aí entre 27 e 30 de dezembro, uma vez que passaremos o Natal com amigos na Dinamrca. Gostaria de obter informações sobre locais para visitar, bem como sobre o clima,
    Grato,
    Geovany gio_slz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geovany, dezembro é inverno aqui portanto as temperaturas são bem baixas. Para ser mais específica você precisa ver em quais lugares da Noruega você gostaria de viajar porque o clima varia muito de um lugar para o outro, assim como os locais para visitar. Boa viagem!

      Excluir
  16. Oi Marcela, meu nome é Luiza, eu tenho 11 anos, e preciso da cultura da Noruega até o dia 1 de setembro, para um trabalho da escola.
    Eu achei o seu site muito legal, então pensei pq ñ, ter mais coisas sobre a Noruega, por ex.:Cultura... outros assuntos.
    Um bj. E obg. pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia...parabens pelo blog! Ricas informacoes! Gostaria de saber se no mes de março as estacoes de esqui ainda estao abertas? Pq estou programando uma viagem para noruega no mes de março,...pq quero ver a aurora boreal tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, creio que sim mas também depende de onde na Noruega você vai... Nas montanhas há estacoes que ficam abertas até mesmo no verão. Já em Oslo varia de ano para ano, mas normalmente em Marco ainda está frio... Desculpe se não sei informar bem mas se for realmente importante posso perguntar a algum norueguês que vai saber te dizer melhor.

      Excluir
  18. Marcela, moro no Brasil Mato Grosso e estou a passeio visitando a Noruega, desde ontem em Oslo. Seu post está perfeito relatando como é aqui. E de fato o bacalhau consumido aqui é fresco e não tem nada a ver com o que comemos no Brasil. Mas em relação aos preços tudo é muito caro para o nosso realzinho. Brasileiros preparem o bolso! Em compensação o pais e suas paisagens são de tirar o folego.
    Isabel Straliotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, nosso do Mato Grosso! Nunca estive lá. Eu sou do Rio :)
      Se você quiser fazer um relato das suas impressões sobre a sua visita à Noruega, eu adoraria ler e quem sabe até colocar no blog. Bjao e boa viagem!

      Excluir
  19. Obrigada Marcela foram dias lindos , pegamos temperaturas muito amenas e um solzão atê bem tropical rsrsr
    Estamos nos despedindo e indo para a Dinamarca.
    É muito intetessante o contato com outra cultura. E o modo de vida, o comportamento, os valores deles são muitoooooo diferentes dos nossos. É um país surpreendente!
    Bj
    Isabel

    ResponderExcluir
  20. Arrasou! E exatamente assim aqui na Noruega!Nao foi acrescentado pouco e muito menos demais, e exatamente isto que acontece aqui.
    Eu moro aqui ha mais de 12 anos e demorou muitos anos para eu entender os noruegueses e me adaptar a Cultura deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ma Rodrigues, vai fazer 3 anos que moro aqui e continuo boiando... Alguém me afunda, por favor! Rsrs

      Excluir
  21. Marcela esqueci de comentar algo: Nas escolas que sao todas do governo, minha filha de 9 anos estuda portugues"como uma professora brasileira", ingles que e obrigatorio e noruegues que e o idioma do pais claro, e alem das aulas de culinaria e costura as criancas podem optar por mais um interesse tanto na area de instrumentos musicais, artes marciais e danca. Minha filha faz aulas de violino na escola enqnto a amiguinha dela que e do vietna faz arte marcial tai ken do. Todas criancas que sao filhos de estrangeiros tem o direito de classes no idioma do pai ou mae. No caso de minha filha menor ela tera aulas extras em portugues por causa de mim e espanhol por causa do pai dela e estas aulas sao gratis, ou seja, o governo paga. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, já tinha ouvido falar nisso mas como não tenho filhos é sempre bom ouvir da experiência de alguém aqui... E o ensino você acha tão bom quanto no Brasil, melhor ou pior?

      Excluir
  22. Olá Marcela.
    Meus parabéns pelo seu blog!
    Eu gostaria muito que você respondesse a minha pergunta.
    Ai tem muito Brasileiros trabalhando?
    Eu não tenho ninguém conhecido em Noruega,mas, gostaria muito de morar e trabalhar.
    Você tem alguma sugestão como posso conseguir um visto e trabalho?

    Desde já agradeço pela sua atenção.

    Wellington.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, eu já escrevi aqui sobre o visto de skilled worker. Tirando esse visto somente se você já vier contratado por uma empresa ou vir visitar e conseguir um emprego aqui. Um site para achar empregos famoso é o www.finn.no
      Boa sorte!

      Excluir
  23. Gostei muito do seu post Marcela, é verdade que aí na Noruega eles são apaixonados por handebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Olha eu sou um zero à esquerda em relação a conhecimento sobre esportes, mas sei que o time feminino de handball já foi campeão então acho que eles gostam sim. Mas parece que os esportes mais populares são futebol mesmo (e muitos torcem para times ingleses e espanhóis já que os da Noruega não são tão grandes) e também esqui! Acho que dependendo da época do ano eles assistem a esportes de inverno, né? Não sei muito bem pra falar a verdade rs

      Excluir
  24. Parabéns, vc conseguiu me convencer a visita Noruega...kkk Fiquei apaixonada pela forma que vc descreveu como eles se comportam para com os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosana, aqui é muito bonito e acho que você vai gostar :)

      Excluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Marcela, acreditava que poderia estar enganado na minha escolha de país para estudar futuramente. Fiquei muito feliz pelas informações que forneceu, por suas experiências. Me abriu muito a mente e espero que possa continuar complementando a página (principalmente no quesito Educação Superior). É sempre bom poder contar com leituras informativas e divertidas como esta. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruno... Sucesso nos seus estudos e experiência por aqui. Abraços! Marcela Orsini.

      Excluir
  27. É verdade que a maioria dos noruegueses são loiros?

    ResponderExcluir
  28. Quero morar na Noruega, é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, tudo é possível na vida! Você já leu a postagem daqui do blog sobre skilled worker?

      Excluir
  29. Cansei desse meu lindo país e tristes acontecimentos políticos...

    Poderia me ajudar com as possibilidades de morar aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode vir contratado por uma empresa norueguesa, você pode vir como estudante internacional (se conseguir ser transferido de uma universidade brasileira pra cá), você pode vir como skilled worker (para quem é formado e fala inglês fluentemente). Boa sorte!

      Excluir
  30. Me ajuda mesmo, me mostrando a direção. É só o que peço!!!

    ResponderExcluir
  31. Essas são minha únicas opções? Eu tenho 28 anos, moro sozinho. Solidão, tiro de letra. Cresci em orfanato. Trabalho numa empresa francesa como desenhista, ganho 2700,00 por mês... para algumas pessoas sou exemplo de vitoria, mas pra mim, ainda não. Queria muito conseguir o que é justo como o meu suor,mas acontece que esse meu Brasil só me faz chorar... Preciso construir minha vida...
    Qdo morava no orfanato um pessoal norueguês fez um ótimo trabalho lá.. acho q eram missionários coisa do tipo... desde então sempre tive a curiosidade a respeito da Noruega... Um lugar lindo pelo menos nas imagens que vi de Nordreisa... Queria construir minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago porque você não vem para visitar um dia? Não precisa de visto para turismo... Venha de férias e veja o que você acha... Mas te aviso: Interagir com os noruegueses aqui não é fácil, o custo de vida é altíssimo, mas é um país bonito, organizado... Agora a língua é um grande percalço! Com inglês dá pra se virar bem mas para conseguir emprego fica mais limitado a não ser que você trabalhe com algo que está faltando profissionais na Noruega. Outra sugestão é você procurar a instituição na qual esses noruegueses que você conheceu faziam parte ou entrar em contato com eles.
      Te desejo muito boa sorte e continue lutando! Abraços, Marcela.

      Excluir
    2. Marcela, fico muito agradecido pela atenção. Vou seguir seu conselho. Só contei um pouco sobre mim acima pra você ter um status real da minha situação. Meu inglês não é muito bom, mas 2014 vou fazer uma manutenção legal nele, e como gosto muito da língua sou uma esponja. (rs - nível intermediário). Sabe, às vezes ficamos muito perdidos nas decisões que temos que tomar pra nossa vida ter novas direções. Ah! Hoje tenho um carro, um corsinha sedan e uma motinha, pago meu aluguel e saio com os amigos embora seja bem caseiro e adoro o filme Into the Wild, que me faz lembrar muito dessa paisagem linda da Noruega e todo esse lance platônico que criei na minha cabeça desse lugar gelado. E detalhe, não foi bancando a vítima que cheguei onde estou, tenho técnico em mecatrônica e projetos de maquinas e patati patata.. . (rs) Quando a empresa recebe clientes de fora, me comunico “muito” bem com eles, embora não consiga filosofar. (rs) Sempre fui de muita leitura, e se escrevo e falo certo não foi porque tive uma boa educação, ela foi bem deficiente na verdade. Tive muita gente presente na minha vida, ajudando, apontando direções e etc.. Mas de alguma forma aprendi a gostar de solidão, não de estar sozinho entende? Sou diferente, acho que todos nós pensamos isso não é mesmo?!! Sou introspectivo, alguns amigos acham que sou gay, tenho amigos gays (amigos mesmos) e não teria nenhum problema em falar que seria se eu o fosse. Gosto de cachorros, gatos, pássaros soltos, adoro montanhas, pontes, janelas, fotografia e museus... Pensando bem, mais um pouco eu seria gay..(rs) Sou humanista! Acredito no ser-humano quando ele não está fazendo coisas bem desumanas... Adoro meus amigos, são poucos, mas eles sabem disso e é muito recíproco. Eles só queriam que eu saísse mais com eles, mas não. Gosto de canalizar minha busca, não posso perder o foco. Ano que vem pretendo começar minha faculdade, esse é meu medo. É muito suor pra pouco, engenharia mecânica. Meu medo é depositar tanta grana e não estar muito feliz com o retorno (questões politcas e etc.) Wish me luck!!! Quem sabe um dia, seu eu não cometer a loucura de ir de alguma forma, pegado tudo no peito, nesse quem sabem, eu venda tudo, peço pra ser mandado embora e vou pra Noruega, mas só não queria estar muito velhinho.. preciso de força e bons joelhos pra escalar essas montanhas geladas e ouvir pearl jam lá em cima.. That’s it! Exagerei um pouco no texto, desculpa.
      Gostaria de ter um email seu, para me ajudar a planejar essa viagem. Não vai ser uma coisa assim da noite para o dia, mas ficaria feliz se vc me desse dicas no processo... preços, lugares como albergues, ou debaixo de uma ponte segura..rsrsrs
      Até hoje só me preocupei em como me vestir, me alimentar.. mas a partir de hoje.. preciso viver alguns dos meus sonhos..
      Valeu..

      Excluir
    3. Então Thiago... Você falou tanta coisa que eu nem sei por onde começar a responder... Você sabe a questão do idioma aqui não é fácil! Mas como engenheiro tem grandes chances de conseguir um emprego falando apenas o inglês. Mas acho que você deveria vir e conhecer antes para ver se você gosta mesmo pois não é pra todo mundo! Tem muitos outros blogs com informações sobre a Noruega e grupos no facebook, dê uma olhada...

      Excluir
  32. Então, pode me ajudar a planejar essa viajem? Com a passagem acredito que uns
    R$ 4000,00 ida e volta. Mas não sei o quanto eu teria que ter para comer aí, queria ficar pelo menos duas semanas. Você acha que é pouco? Também não sei o custo pra eu passar a noite, hotel, albergue, sei lá... queria dicas nessa linha. Vou da mais uma olhada por aqui. Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Poxa q legal Blog, li tudo e muitos comentários, só fiquei triste de ver um anônimo corrigindo de maneira ríspida algumas coisas, o mundo precisa de paz, parabéns pelo blog e pelo ser humano q deve ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Klaus, realmente aparecem alguns mal educados mas a vida é assim, cada um dá o que tem! Abraços.

      Excluir
  34. Ola Marcela!

    amei seu post! estou indo pra Oslo como aupair em abril!

    me adiciona andressa_aupair

    abraço

    ResponderExcluir
  35. Olâ Marcela. GOSTEI muito das informações. Parabens! Uma duvida: Quantas horas por semana trabalha-se ai?

    ResponderExcluir
  36. Legal suas dicas. Apenas eu gostaria de informar que noruegues come bacalhau sim e eles gostam de varios temperos. Moro na noruega ha 10 anos e sou casada com um noruegues :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sei que eles até comem, mas o que quis dizer é que não é popular aqui como é no Brasil e em Portugal. Obrigada pelo comentário e ha en fin dag!

      Excluir
  37. Im proud to be a Norwegian! !! Miss Marcela, Norwegian people are very gentle and polite. We are also very emotional and express our feelings to people we love and care. Its sad to see the way some peolpe make jokes about the way we drive or behave. Maybe Jantes Law should be applied in your country too.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I´m sorry if I offended anyone, it was not my intention. You must understand that people have their own perception of the world and it can be different than yours. Besides, a lot of things I wrote were actually good so I don´t understand why you took it seriously. Ha en fin dag!

      Excluir
  38. Realmente eles são muito simples, conheci um no avião de Curitiba para São Paulo e conversamos bastante, achei o Inglês dele muito difícil mas deu pra entender. Ele perguntava muitas coisas sobre São Paulo, no que eu trabalhava e etc. Ah! Muito educado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe acredito em você, conversar com um norueguês normalmente significa responder a muitas perguntas e ouvir pouco sobre a vida deles...

      Excluir
  39. muito bom o post!como os noruegueses vêem os hábitos dos brasileiros?eles têm uma visão estereotipada ou nem tanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acir Gomes, obrigada pelo comentário. Olha, é difícil saber por que eles não são muito de falar o que pensam não! Mas normalmente eles gostam do Brasil e têm vontade de visitar.

      Excluir
  40. Olá Marcela Orsini, parabéns pelo texto interessante, foi bom saber de uma país de uma cultura bem diferente da nossa.

    Atenciosamente,
    Divaldo Caldas Machado

    ResponderExcluir
  41. Olá Marcela, parabéns pelo o conteúdo do texto, assunto, enfim tudo!
    Queria saber se é verdade que a faculdade na Noruega é de graça para imigrantes/estrangeiros?
    Vê no Facebook várias vezes, e não acreditei, para confirmar ou não, vim te perguntar.
    Obrigada pela Atenção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Então, a faculdade é gratuita sim, parece que só tem que pagar um pequeno valor por semestre. Caro são os livros e o custo de vida em geral aqui.

      Excluir
  42. Boa tarde!!! Gostei do seu blog e das informações sobre a Noruega!! Estou no último ano de faculdade e estamos fazendo uma Feira de Negócios. Precisamos descobrir um produto interessante que importaríamos pro Brasil. Será que vc consegue nós ajudar. Tinha que ser algo diferente do que a Noruega exporta. Algum produto interessante...ou inovador...que faria sucesso aqui no Brasil, mas não pode ser comida ou bebida. Algo que se usa no dia a dia. Vi no seu texto que usam churrasqueiras descartáveis e pensei que podia ser um produto interessante. Tem alguma idéia?? Ou informações fotos dessa churrasqueira?? Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Podia ter falado sobre o Black Metal ai na Noruega haha .. mt bom o post :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o black metal é famoso aqui, mas eu não estou muito por dentro do assunto... :s

      Excluir
  44. Parabéns, Marcela!
    Seu blog é muito informativo.
    A Noruega parece ser um excelente lugar para se viver. Um lugar, assim como a Suécia, onde o ser humano se respeita e cuida do país. Cuida do que é público.
    O Brasil está longe de atingir este patamar de educação (educação em todos os sentidos da palavra).
    Sucesso e tudo de bom para você.
    FELIZ NATAL e um 2015 MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e palavras. Tudo de bom para você também!

      Excluir
  45. Olá Marcela...
    Sou caminhoneiro no Brasil e gostaria de saber o piso salarial do caminhoneiro aí, como eu posso proceder para conseguir um emprego aí e se tem escola em português para aprender falar o norueguês. Desde já agradeço... Bastos

    ResponderExcluir
  46. Muito interessante suas dicas. Pra mim que estou começando a estudar o norueguês e pretendo conhecer a Noruega um dia foram muito úteis! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Vanessa, espero que você tenha mesmo a oportunidade de vir conhecer. Abraços.

      Excluir
  47. Nossa! Vc foi perfeita nesse blog,acabei de voltar da Noruega e já fui outras duas vezes pra lá ...e concordo em gênero e grau com vc .parabens

    ResponderExcluir
  48. Eu sei que o site é brasileiro, mas avisem os portugueses. É importante dizer ás pessoas que por exemplo, portugueses que quiserem ir para a Noruega, só se forem engenheiros, especialistas de informática ou chefs(cozinheiros) tirando isso é impossível. MESMO impossivel. Por exemplo, eu trabalhei num emprego sazonal na Noruega e tentei ficar mais tempo, não pelo nível de vida financeiro (para isso há outras opções e o dinheiro, apesar de Portugal estar em crise, não é a minha prioridade). O meu interesse pela Noruega vai pelo friluftsliv, a vida ao ar livre, o clima que adoro, a neve, a floresta, o montanhismo. Como as minhas habilitações não interessam á economia norueguesa, og jeg snakker ikke norsk, unnskyld meg...Por isso o sonho de dedicar o tempo livre (não laboral) ao ar livre no frio e na natureza é para esquecer. Em outros casos, é muito importante que se explique aos portugueses isto. Estudantes a mesma coisa. os brasileiros ainda têm sorte de haver um protocolo de estudos superiores. Os portugueses podem esquecer, não existe nenhum sistema de bolsas para mestrados como há para cidadãos bálticos, americanos, etc. Só mesmo quem puder concorrer a PhD, de resto, nada feito. Atenção, portugueses, a Noruega é mesmo para esquecer.

    ResponderExcluir
  49. Achei otima as informaçoes em Janeiro vou morar na Noruega, saber disso vai me ajudar muito vlw bjs

    ResponderExcluir
  50. Querida qual o site ou aplicativo para encontrar informações sobre uma pessoa que mora na Noruega? Tenho uma grande amiga que mudou para Noruega mas perdemos contato e gostaria de reencontrá-lá,!

    ResponderExcluir
  51. É muito difícil conseguir morar na Noruega? Tenho esse sonho desde os meus 14 anos. Sempre ouvi falar que as pessoas são frias e que Brasileiro não se dá bem por lá, mas em contrapartida encontrei outros relatos mais acolhedores. Espero um dia conseguir alcançar esse objetivo de viver lá. Ou ao menos viajar. <3

    ResponderExcluir
  52. ola adorei seu blog!
    muito util!
    gostaria de saber aquele site que vc acha a pessoa na noruega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar o 180.no, lá você rastreia por telefone ou pelo nome todo da pessoa.

      Excluir
  53. Adorei sua lista. Visitei a Noruega recentemente e fiquei encantada com a gentileza deles e também todos que eu conversei possuíam um ótimo Inglês. Apenas não gostei do clima em Oslo, achei o verão muito gelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Meire, o verão em Oslo é imprevisível, é tipo uma super star, às vezes aparece e às vezes, não! :D

      Excluir
  54. E por que boa parte das casas são vermelhas?

    ResponderExcluir

Comente aqui!