quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cinema retratando diferenças culturais- Atualizado

Queridos leitores,


Para quem quer se mudar para fora do país ou para quem já mora fora, acho interessante ver a leitura de outras pessoas sobre diferenças culturais e imigração. Já assisti alguns bons filmes que abordam esse tema, e outros acabei descobrindo quando pesquisava para escrever esse post. Vou adorar receber comentários de vocês sobre os filmes, e recomendações sobre outros que não estão na lista. Aí vai a minha lista:

1- Crash, no limite- Filmaço. Mostra como o preconceito em relação à outras culturas pode acabar mal. É um filme forte e bem realista, além de tudo muito bem feito e inteligente.Li uma crítica interessante sobre esse filme aqui.

2- The namesake ( acho que foi traduzido como a saga do nome). Filme lindo, sobre uma família indiana que se muda para os Estados Unidos e tem filhos lá. Esse filme fala também sobre literatura. Amo!

3- Gran Torino- Outro filmaço! Do preconceito à amizade. O artigo da wikipedia falando sobre o filme está aqui.


4- Lost in Translation traduzido para o português como Encontros e Desencontros - Com a linda Scarlett Johannsson novinha, o filme é rodado em Tókio e mostra a solidão e incompreensão que sentimos ao estar em uma cultura totalmente diferente da nossa. Mostra também as surpresas maravilhosas de ver como o mundo pode ser diferente e interessante. Me lembro até hoje do sorriso da Scarlett quando saiu às ruas de Tókio para explorar a cidade e viu cenas que nunca teria visto se não tivesse ali.

5- Vicky Cristina Barcelona- Filme bom demais! A minha parte preferida é quando mostra toda a paixão dos latinos através do comportamento da Penélope Cruz. 

6- Babel- Com o Brad Pitt que nesse filme nem faz papel de lindão, é rodado em diferentes países. É um filme interessante, porém dramático.

7- Tempos de paz- Esse filme não fala muito sobre diferenças culturais mas sobre a imigracão no Brasil. Como não tinha outro filme brasileiro na lista, resolvi colocar esse pois é um filme lindo. Aqui está o trailer.


8- A igualdade é branca- Esse filme, que faz parte da trilogia das cores ( são três filmes maravilhosamente feitos pelo diretor Krzysztof Kieslowski) foge um pouco do tema sobre diferenças culturais mas fala sobre um casal internacional- ela francesa e ele polonês. O casamento não dá certo, a vida dele é virada de cabeça para baixo mas ele consegue se reerguer e virar o jogo.

9- Diretor Ang Lee, filme: Pushing Hands. Achei o filme que estava tentando lembrar! Filme sobre um chinês casado com uma americana que leva seu pai para os Estados Unidos. O casal tem um filho e o pai, que mora com eles, se torna um peso na família por conta das diferenças culturais. Artigo sobre o filme e o diretor aqui. ( em inglês)

Filmes que ainda não vi mas que tratam desse tema:

SyrianaOutsorced, O visitante e Olhos Azuis ( filme brasileiro!!!) Trailer aqui.




12 comentários:

  1. Oi Marcela. Eu vim aqui, li o post e só tinha visto tipo 2 dos filmes eu acho. Ai ontem a noite procurando algo no Netflix eu dei de cara com o Crash. Adorei, muito bom mesmo. É um tapa na cara, mas retrata muito bem o preconceito.
    Adorei o post. Vou procurar mais desses filmes ai pra ver...

    BJSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom... O Crash é um filmaço, acho que o cara que fez é brilhante... Em pensar que muitas daquelas histórias são verdadeiras, né?

      Não conheço o Netflix, é para ver filme online?

      Bjos!

      Excluir
    2. Marcela meuuuuuuuu, vc precisa disso já. Eh tipo um site que tem milhares de filmes para assistir online, tipo vc paga uma quantiazinha por mes e vê MILHARES DE FILMES. A gente já tinha e via com ip de outros paises (ABAFA ahhahah) mas agora chegou na Noruega e tem muitos filmes otimos, e agora eu posso ver com legenda em noruegues para melhorar meu norsk capenga aahahhahah.

      BJS (Adorei as atualizações no post, ficou bem mais facil para saber o filme, ehehhehe)

      Excluir
    3. Amei as dicas!! ^^
      Vou assitir todos!! ;)

      Excluir
    4. Que bom! Depois volta aqui para nos contar o que achou dos flmes. Bjs

      Excluir
  2. Marcela já vi vários desses filmes porém os 2 que mais gostei foram: Vicky Cristina Barcelona e Babel. Os que ainda nao vi vou ver esses dias, esse Crash dizem que é muito bom, entao vou comecar por ele.

    Olha tem um meme pra vc lá no meu blog viu?

    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká, eu também amo Vicky, Cristina, Barcelona! Menina me explica esse negócio de meme... Tô por fora... Já olhei lá no seu blog mas mesmo assim não entendi direito o que tenho que fazer kkkk -.-

      Excluir
  3. Marcelaaaaa eu deixei presentinhos virtual pra vc lá no blog. Passa lá depois.

    BJS

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas ,vou começar a vê-los,amo filmes assim,que falam do preconceito,das diferenças culturais!depois que assistir comento aqui nos eu blog!bjs

    ResponderExcluir
  5. que ridiculo a maioria dos filmes nao fala de diferença cultural então pra q colocou no titulo da pagina " cinema diferenças culturais.. aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bruxa, volta lá e assim todos já que você está com tempo de sobra :)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Comente aqui!