quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Casamento na Noruega- o processo


Neste post estou dando o passo-a-passo que tive que fazer para me casar na Noruega. Isso foi escrito em 2011 portanto não me responsabilizo se as regras tiverem mudado. Vejam nos websites oficiais.

Bem, vamos a papelada...
Tudo começa no Brasil, você precisa ir ao cartório em que foi registrado seu nascimento e pegar uma certidão de nascimento atualizada por marromenos 50 reáus. Lá mesmo você pode tirar a certidão de estado civil, que é feita da seguinte maneira: duas testemunhas que te conhecem vão lá contigo e declaram que você é  solteira, todos com identidade e cpf em mãos. (Affs). Para isso você pagará o valor de: R$$$170,00.

Com esses dois documentos em mãos, hora de passar pela tradutora juramentada. Eu fiz com a Ana Campbell ( http://www.anacampbell.com.br/) que é  indicada pelo consulado norueguês e estava cobrando um valor competitivo ( claro que pesquisei em outras antes) paguei R$ 282,00 fiz 2 cópias da certidão de nascimento, o que depois descobri que não era necessário, pois aqui na Noruega eles não ficam com seu documento original, eles querem verificar e tirar uma cópia apenas, depois disso assinam e guardam a cópia com eles e te devolvem a original.  Assim que você pegar os documentos, passe em um cartório para reconhecer a firma da tradutora ( ONFS) paguei R$5,27 por documento total: R$ 15,81.


Aí sim corri para o Palácio do Itamaraty (ministério das relações exteriores) que só fica aberto até 12:30, na rua Marechal Floriano, 196. Isso pelo menos foi de graça e indolor ( só entra apresentando documento com foto, hein?). Próximo passo, torre do Rio Sul no momento consulado norueguês e suas antas. Porque ôôô lugar pra dar informação errada, eu mereço!!! Mas foi isso que motivou a escrever aqui tudim, pra ajudar aqueles que ainda vão passar por isso. A antinha que autentica os documentos e cobra R$40,00 por carimbo e assinatura de ouro em cada página em inglês e R$60,00 nas em português, não sabia informar quantas cópias de documentos eu precisava trazer. Ou seja, trouxe 2 vezes a certidão de nascimento com todas as autenticações, saí do consulado R$$$240,00 mais pobre e não era necessário... Faço o quê agora, vou lá e a obrigo a comer a cópia extra?
Antes de ir ao consulado norueguês eu liguei e marquei horário. Note que eles não recebem ninguém depois de 12:00. Os documentos ficaram prontos em 20 minutos.

Total de gastos com burocracia brasileira: R$757,81- preços de 2011.
Mas tá valendo, se o meu baby não desistiu de casar comigo depois disso tudo, é amor verdadeiro por mim e não ao dinheiro!

Tudo resolvido no Brasil, hora de encarar a burocracia norueguesa! Pois é, resolveu casar com gringo, agora encara a burocracia de dois países!

De volta à Noruega fui na Skatt Øst, levei os documentos e nossos passaportes ( fui sozinha mesmo) quando cheguei lá peguei uma senha e aguardei minha vez ( os atendentes falam inglês) e entreguei os documentos, porém estava faltando duas testemunhas assinarem, então a atendente me deu os dois documentos e eu voltei outro dia, com as assinaturas das testemunhas- isso parece que é basicamente para afirmar que não estamos casando a força...
Depois de 2 semanas e meia chegou por correio uma carta que é a licença para casarmos. De posse disso, temos que ir no Borgerlig vigsel para marcar a data do casamento. Dessa vez temos que ir os dois e com os passaportes em mãos. Lá foi super tranquilo e em 10 minutos tínhamos marcado a data. O nome do lugar é Tinghus sendo ting=coisa e hus=casa então é na casa da coisa que todo mundo se casa na Noruega?  Muito estranho... Porém gratuito e indolor, acho que em menos de 10 minutos estávamos casados na manhã do dia 24 de setembro de 2011 :)

FIM ( por enquanto)

Depois de casada tem que dar entrada no visto de reunificação familiar. É nessa parte do processo em que estou, com suas devidas dores de cabeça. No site https://selfservice.udi.no/ você preenche um formulário online e marca um horário de atendimento na UDI. Para dar entrada no visto de esposa tem que primeiro pagar a taxa, preencher o formulário online e levar todos os documentos pedidos por eles, que são: 
  1. 2 fotos de passaporte (sua),
  2. fotos do nosso relacionamento ( tem que tirar xerox das fotos pois tem que estar em folha branca e não em papel de foto)
  3. documento comprovando que somos casados
  4. minha certidão de nascimento ( a em português e a tradução juramentada com mil carimbos)
  5. comprovante de que ele ganha mais do que 245.000 coroas norueguesas por ano- ou seja, que ele tem o suficiente para me sustentar enquanto eu não estiver trabalhando. Essa parte não está bem explicada no website deles, mas vou dar o passo a passo: tem que ligar pro NAV e pegar 1 comprovante de que não recebeu ajuda social do governo pelo último ano. Mandaram 2 cartas aqui pra casa, chegou em uma semana. Também precisa do contrato de trabalho dele e do último pagamento de impostos.
  6. Comprovante de residência ( contrato de aluguel ou compra do imóvel onde moram)
  7. pagar a taxa de 3.000 coroas ou R$857 para o processamento do visto
  8. formulário dizendo como nos conhecemos com perguntinhas bobas, peguei no site da udi
  9. outro formulário no estilo do acima, peguei esse formulário na UDI
  10. cópias de todas as páginas dos passaportes ( seu e dele) inclusive as em branco. Quando fui a funcionária disse que trazendo o passaporte não é necessário cópia das páginas em branco dos passaportes, mas como essa informação não está no website, nunca se sabe se a criatura que te atender vai falar outra coisa
Total gasto com burocracia norueguesa: R$857- preços de 2011.
conclusão: casar não é pra pobre.

Websites onde está a lista de documentos pedidos: http://www.udi.no/ e http://www.norway.info/
em português clique aqui.

BOA SORTE!!

Marcela.

OBS: A udi ( órgão responsável pela imigração aqui) vive mudando as regras. Não me responsabilizo por atualizar as informações aqui, procure ler e saber se está tudo certinho mesmo.

74 comentários:

  1. adorei seu blog!! vc é autêntica, espirituosa sem contar que tem um coração de ouro!! Estou chegando em Oslo no dia 26 de dezembro..mas não (ainda..rrsrsrs)pra casar! Vamos manter contato!! TEm facebook!? Hope so!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, muito obrigada pela visita e elogios. Você está vindo no inverno, espero que goste.
    Eu tenho facebook sim, me manda seu e-mail que eu te adiciono. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem?
      casei tem 4 dias. queria muito tirar umas duvidas com voce.
      pode mim mandar seu email por favor?
      um abração

      Excluir
    2. ops, esqueci meu nome e Chris Nascimento no facebook.
      é mais facil .
      obrigada

      Excluir
  3. Filha,estou com uma amiga aqui em casa,lemos juntas sua nova postagem.Gostamos muito!ela vai passar a acompanhar sua história de vida!muito interessante por sinal!Te amo!O nome dela é Carla Goia.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, que história legal haha, deve dar um trabalhão... eu vou começar esse processo... mas não sei por onde... será que voce poderia me ajudar? meu nome é Willian Brandão... meu msn é willian@hotmail.no

    obrigado desde já =)

    ResponderExcluir
  5. nem me fale eu me apaixonei por um Norueguense ,ele vem dia 19/0 1para o Brasil ,mais tenho meus pés nos chão,não me iludo,já disse a ele que não tenho a menor pretenção de morar .ate por que acabei de me formar ,sou tecnóloga em cosmetologia e estética ,instrumentadora cirúrgica e Massoterapeuta ,quando tenho tempo ainda dou palestras quando convidada. tenho projetos para 2012 ,então posso deixar que os meus sentimentos atrapalhem meus objetivos.vamos ver o que acontece . nem quis tirar o passaporte ,pra eu ter mais tempo pra pensar ,mais foi ótima sua experiência ,confesso a vocês que eu estou com medo ,nunca senti isso por ninguém e sinto da parte dele também ...fico imaginando depois que ele for embora como vai ser ...prometo que irei postar meninas beijos beijos adorei ...

    ResponderExcluir
  6. Então Willian, espero ter ajudado por e-mail, boa sorte pra você. Caren, é normal ter medo do desconhecido mas visitar a Noruega é um ótimo passeio, morar já tem todas as complicações de imigrar para um novo lugar... Mas se apaixonar é muito bom, boa sorte para você.

    ResponderExcluir
  7. Oi Caren, boa sorte para você, espero que seja um rapaz legal e que dê tudo certo. Bjs e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. poxa Marcela ele e muito mais que eu esperava um presente de DEUS !!!BEIJOS

    ResponderExcluir
  9. Ola Marcela, gostei do seu blog, e vai me ajudar muito!:D
    Porem, tenho uma duvida...poderia eu traduzir os papeis aqui na Noruega?
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, obrigada pela visita. Pode traduzir com tradutor juramentado na Noruega porém é mais caro do que fazê-lo no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber como uma pessoa se casar na Noruegua sendo que nao sabe falar Ingles nen Noruegues.Gostaria de saber se tem que ter um tradutor como funciona obrigada

    ResponderExcluir
  12. A cerimônia pode ser em inglês. Mas como você não fala inglês então eu não sei, desculpa mas essa eu não sei te informar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Oiii..to nesse mesmo caminho..:)))))
    Valeram as dicas....
    Bom, perguntinhas bobas....
    queremos casar na Noruega no Civil (imagino que la seja isso..rs) e no Brasil....na igreja
    Mas no civil...que roupa se usa...normal??? ou tem alguma tradição???? pretendemos nos casar no fim do ano....ai estara gelado e escuro

    outra coisa...a minha certidao de Estado Civil ( solteira) ....nao vem constando meu endereço, cpf...essas coisas....
    só vem dizendo que sou solteira..algumas informações...e mais embaixo...espaço para 2 testemunhas assinarem....
    será que terá problema????

    obrigada
    Rana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rana,

      Em relação à roupa, no casamento no civil aqui tem de tudo... Tem gente que casa de noiva, tem gente que casa com roupa comum... Eu casei com um vestido amarelinho claro, não era de noiva não mas tinha um buquê na mão. Enfim, você quem escolhe, não tem regras! Em relação ao frio você pode usar meia calça e vestido e um casacão por cima se for chegar no local de carro ( pois dentro da Tinghus tem aquecedor). Agora uma dica: Se for usar um vestido/sapatos que não sejam bota de inverno compre no Brasil mesmo porque aqui é super difícil de achar coisas de verão/primavera fora da estação. Eu acabei casando com uma sandália melissa por conta disso kkkk.

      Se você fez a certidão de estado civil no cartório no Brasil eu creio que elas seguem um padrão, então imagino que não tenha problema... Eu não me lembro exatamente o que tinha na minha, mas tinha o nome e cpf e profissão das testemunhas.

      Boa sorte pra vocês! Se for casar em Oslo a Tinghus é linda.

      Beijos,

      Marcela.

      Excluir
  14. Olá Marcela! Passei por todo o processo citado por vc, casamos no Brasil apenas no religioso, viemos pra cá e casamos no civil. Após isso, demos entrada solicitando a minha permanencia, mas ainda n obtemos resposta, disseram apenas para esperar. Gostaria de saber o q houve com vc a partir dai, depois q deu entrada solicitando permanencia. Essa semana recebemos um papel pelo correiro, ele me disse q era a certidao de casamento, parece um papel comum. Agora to aqui tentando aprender o idoma, sou formada em Inglês pela Universidade Estadual da Bahia, no Brasil, o q facilita a comunicacao, mas sei q tenho q aprender o noruegues o mais rapido possivel. É muito bom sabermos as esperiencias alheias, principalmente quando estamos passando pelo processo no qual já passaram. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Então, leva até 6 meses para você receber uma carta dizendo que seu visto foi aprovado. Às vezes eles simplesmente esquecem de mandar a carta, por isso depois de uns 4 meses você pode ligar para perguntar como está o andamento. Bem, não tem regra mas foi assim que eu fiz :)
      Com o visto em mãos, você pode ir na Voksenopplæring, que significa ensino de adultos, e de lá eles vão fazer um testezinho bobo para ver seu nível e em seguida te encaminhar para uma escola para aprender norueguês gratuitamente. Aí a escola te liga ou manda uma carta avisando quando será a próxima turma começando no seu nível.

      A certidão de casamento, o persoalnummer ( tipo o cpf daqui) são todos uns papéis comuns mesmo, também tomei um choque quando recebi! Kkkk. Parece até um papel de enrolar pão, né? Mas é assim que é, tem nada de errado com a sua não. Olha, um erro que eu cometi e cometo é falar sempre em inglês, isso retarda muito o processo de aprender norueguês. Boa sorte pra você, lykke til!

      Excluir
  15. Verdade voce tem mesmo bom coracaõ menina, Explicar tudo isso somente para ajuda quem você nao comhece e poucos que fazen isso quando cheguei aqui não encontrei ninguen com esse coracaõ. Tudo de bom para você...

    ResponderExcluir
  16. Adorei as informação voce tem um coração de ouro DEus te.anjos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcela,
    Já tem bastante tempo desde o post inicial, mas como estou morando na Noruega e me preparando para enfrentar a burocra de casamento, acabei encontrando o seu blog. No meu caso, eu já moro em Oslo e vou me casar com um mexicano, que também mora aqui. Ou seja, nós dois temos que passar pela burocracia dos nossos países antes de passar pela daqui. Bom, o que eu queria te perguntar mesmo é a coisa da certidão de nascimento. Vê se eu entendi direito: eu preciso emitir uma certidão de nascimento no cartório em que fui registrada (não pode ser outro?), depois mandar traduzir por tradutor juramentado (para inglês ou norueguês, fiquei sabendo), reconhecer a firma do tradutor e trazer essa tradução para a Noruega. Ou seja, não é necessário fazer cópia autenticada da tradução e legalizar no Itamaraty / consulado da Noruega no Brasil?

    Obrigada pelas informações que você postou - espero estar no caminho certo!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, é sempre bom você confirmar as informações com os órgãos oficiais pois as coisas mudam. A certidão de nascimento tem que ser atualizada e acredito que só no cartório onde você foi registrada. Aí traduz com o tradutor juramento, passa no cartório novamente para reconhecer a firma do tradutor, passa no Itamaraty e por último na embaixada norueguesa. Não precisa fazer cópia dos documentos pois aqui eles mesmo tiram a cópia e autenticam na hora, só basta os documentos originais. Boa sorte! Bjs, Marcela.

      Excluir
  18. nossa! obrigada por postar isso, me ajudou muito! só uma pergunta, meu noivo é brasileiro, eu queria saber se tem que ser ele que passa la no palácio do Itamaraty? ou eu posso ir la com os documentos dele e pegar o carimbo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, creio que você pode ir por ele no Itamaraty sim...

      Excluir
  19. Oi Marcela posso tirar outra dúvida com você?
    Antes de casar Você foi pra noruega como turista mesmo e depois de casada que pediu o visto de reunião familiar?
    Obrigada e que Deus lhe abençoe.
    Giselle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vim como turista (sem visto nenhum) e depois pedi o visto de skilled worker, depois é que me casei e então pedi o visto de reunião familiar.

      Excluir
    2. eu tambem vim como turista,cheguei aqui dia 7 de marco e me casei dia 22,e ja dei entrada no meu visto.

      Excluir
    3. ola como funciona esse visto sklled worker? estou em oslo.. grata

      Excluir
    4. Oi Meninas! Vocês que foram como turista e depois se casaram, o que vocês disseram na entrada do país (imigração)? disseram que estavam indo para casar ou que estavam visitando um amigo? Estou confusa sobre o que devo fazer?

      Excluir
  20. oi!! esta postagem eh otima e me ajudou mt, vou para a noruega em maio, e por enquanto estou passando pelo processo de tirar e traduzir tds estes documentos...mas ai uma enorme duvida me ocorreu: a declaracao de estado civil que tirei nao tem testemunhas, apenas minha assinatura e a da escrivente do cartorio, pois a tabelia disse que nao era necessario ter testemunhas...mandei e-mail para o consulado perguntando se vou ter que tirar outra ou se posso usar a que ja tirei, sem testemunhas. vc sabe alguma coisa sobre isso?
    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu creio que não será problema pois isso deve ser uma regra do cartório onde você fez... Ou talvez as regras tenham mudado desde que eu me casei, difícil saber... Mas como você perguntou no consulado, eles devem ser as pessoas mais apropriadas para te responder. Boa sorte!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcela! Pelo que entendi, esta certidao de estado civil soh eh utilizada quando se pede autorizacao para o casamento, neh? Se for, isso facilita bastante, ja q o bendito documento soh vale por 3 meses...rsrsrs
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra isso mesmo, até porque depois que você casa você muda de estado civil :)

      Excluir
  23. Oi Marcela, adorei seu blog e vou acompanhar desde ja, pois sou marinheira de primeira viagem na Noruega. Eu casei com um noruegues, mas meu marido esqueceu de entregar na policia um declaraçao de que ele nunca precisou da ajuda financeira do governo e por falta deste documento, meu visto foi negado. Atualmente, como ja sou casada, vivo com ele. Voce saberia me informar se eu posso dar entrada de novo? Beijao pra voce :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, obrigada!
      Então, pode pedir novamente o visto sim. Conheço várias pessoas que já tiveram o visto negado e depois pediram novamente e conseguiram.
      Normalmente quando está faltando algum documento como você relatou, eles não negam o visto e sim avisam que está faltando o documento tal, por isso achei um pouco estranho o que você contou.

      Excluir
  24. duvida cruel q me bateu:
    num outro blog vi um post sobre o procedimento de casamento na italia. la' se a pessoa passou por outro pais antes (voo com escala), tem q ir a um determinado local em ate' 8 dias para comunicar sua entrada na italia, se nåo o casamento nåo pode ser feito. ai' veio a duvida: sera' q na Noruega tbm e' assim? fiz escala em frankfurt, e qnd cheguei ao aeroporto de bergen nåo tive q passar por nenhum tipo de "carimbamento" de passaporte de novo. e tbm me pergunto se ainda ha' necessidade de levar os passaportes, pois isso nåo e' mencionado no site oficial da noruega no brasil: http://www.noruega.org.br/Embassy/Assuntos-Consulares/Casamento/Casamento-na-Noruega/

    espero q alguem possa esclarecer esta duvida :) obrigada pelo espaco, e parabens pelo seu blog ;)

    ResponderExcluir
  25. qual o tamanho de foto tipo passaporte? O.o

    ResponderExcluir
  26. Marcela, boa noite.
    Eu literalmente amei tudo, você me salvou!
    Estou providenciando ainda a tradução dos meus documentos para casarmos. Não sei se é por conta da diferença do local aqui no Brasil, mas estou tomando rumos um pouco diferentes, mais caros inclusive, mas o valor acrescentado é só de passagem de onde moro até o consulado, e hospedagem, pois nao vou viajar 2x até o consulado (meu bolso não cheira a dinheiro). Burocrático sim, impossivel não . É isso aí, rumo á felicidade!
    Se possivel me add no facebook também, meu nome é hebecka beck.
    Felicidades á vcs.
    Bjs
    Becka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi rebeca, qual seu email? agora estou nesta situação. e acho que agora você já deve ter resolvido tudo.... queria conversar com você.
      rebekalisboa@yahoo.com.br

      bjs

      Excluir
  27. eh Marcela, as regras mudaram bastante, e em tao pouco tempo! Eu tenho um namorado em Bergen, e pretendemos nos casar jah q, aparentemente, pra eu poder ficar aqui com ele nao ha outra opcao (pois nao sou uma cidada de pais q faz parte da uniao europeia). Mas apesar de mt coisa ter mudado, esta sua postagem me ajudou muito no quesito DOCUMENTOS. Vc foi mt mais clara do q os sites q nos "guiam" neste processo.
    Antes de tudo, temos q ir no site da UDI e apply online para o q queremos (no meu caso, permissao para casar). Nao eh simplesmente ir lah com os papeis, tem q fazer um requerimento online primeiro e marcar data e horario(e pagar quase 4mil nok soh pra registrar seu requerimento).
    Tentamos solicitar permissao para casarmos daqui, mas no dia de entregar os documentos descobri q eu nao posso requerer daqui, de novo pq nao sou cidada de pais EEA. Neste caso, precisaria documentar q minha educacao eh de skilled worker (diploma de faculdade) - oq eu tbm nao tenho. Larguei a faculdade pra vir, tava no 2o periodo de direito.
    Entao, tenho q voltar ao Brasil (volto este sabado inclusive) e entregar os papeis no consulado no rio, de lah nosso requerimento sera analizado pela UDI e nosso risco de rejeicao sera menor, pois desta vez os documentos terao sido entregues no local certo. Ainda assim, tenho q torcer pra estar td certo com os papeis, pra nao levarmos outro nao (e jogarmos mais 3.700 nok fora).
    Acho q o site da UDI precisa ser reformulado, pois sao tantas regras, excessoes, tanta coisa ao mesmo tempo, q eh extremamente facil de se perder e ficar sem saber o q fazer, ou se estamos fazendo o certo, de acordo com as regras. Nem sei se depois q conseguirmos nos casar (espero q sim, mt em breve) vamos poder requerer a reunificacao familiar daqui. Nao me surpreenderei se tiver q voltar ao brasil pra fazer isso de lah. Mas eh como a Rebeca disse: eh excessivamente burocratico (E CARO), mas nao eh impossivel.
    Boa sorte pra tds nos q estamos neste caminho!
    bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enohar, obrigada por atualizar as informaçoes, eu acredito que tenha que dar entrada virtualmente no pedido porque na época que eu estava fazendo isso eles estavam modernizando o sistema e começaram a informatizar mais o processo. Com certeza está bem melhor agora com hora marcada para ir lá, assim você nao perde tempo em fila :)
      E bem vinda à Noruega, a UDI é sim um pesadelo, e também a NAV. Você nao é a primeira a reclamar rs.
      Creio que você nao vai precisar voltar ao Brasil pra reunificaçao familiar nao! Mas se puder depois me conta.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. rsrs pode deixar! vou relatar minha experiencia aqui tbm, pois tbm pode ser de ajuda a outras pessoas!
      Eu estou amando Bergen, o verao aqui eh delicioso! :) as pessoas ficam tao felizes! eh mt bom! Sem contar as montanhas q sao lindas, e o mar !
      e realmente, com hora marcada vai mais rapido e a gente nao tem q perder tempo! e SIM, a UDI eh um pesadelo! rsrsrs e meu noivo me fala mt do NAV tbm, mas este soh vou conhecer depois eu acho!

      Abracos e obrigada! :)

      Excluir
  28. Olá, adorei seu poste, super direto! Bom, estou grávida de um norueguês e estou viajando novamente agora em dezembro. estou na duvida sobre o casamento, já li tantas coisas... que fiquei pensativa... e no site que você colocou no final da postagem http://www.udi.no/Global/UPLOAD/Publikasjoner/FaktaArk/Faktaark_Familie-Imigra%C3%A7%C3%A3o_familiar-PORT.pdf
    tem algo falando sobre ''Conviventes que esperam um filho comum.'' sera que me encaixo nesta cláusula? quero ter meu filho em Oslo, e queria mas tento de convivência com meu namorado até então, toma a decisão do casamento. sera que posso ficar? ou só casando mesmo? quero muito que meu filho tenha o pai presente.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeka, não sei muito sobre esse assunto porque nunca vivi essa situação mas até onde eu sei ter filho aqui dá direito ao visto de reunificação familiar através do filho. A Noruega reconhece relacionamento estável assim como o Brasil. Você poderia também tentar o visto de noiva. Te aconselho a escrever diretamente para os órgãos responsáveis pelas suas perguntas, pois lá eles te darão a informação oficial e eles respondem e-mails... Boa sorte!

      Excluir
  29. ola,
    estou indo agora para oslo para casar.. so que meu noivo esta na italia e meu voo vou cancelado.. e não tenho como avisar a ele, o meu dia que vou chega antes do previsto, estou desesperada pois nao tenho ninguem para me ajudar no aeroporto. alguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, como posso te ajudar? E porque você não tem como avisar a ele? Qual o vôo que foi cancelado?

      Excluir
  30. Oi Marcela, como vai! Vou casar com um Norueguês no próximo ano e estamos vendo toda a papelada necessária para casamento no Brasil , parece-me que é muito mais barato casar primeiramente na Noruega e só após registrar o casamento no Brasil, correto? Por enquanto estamos estimando uns 4 mil, sem contar com o valor que teremos que pagar na Noruega para o visto. Uma pergunta: você diz que não é necessário 2 cópias, mas seria necessário alguma cópia ou apenas o documento original com todos os carimbos já basta??? Você sabe se é possível casar-se em Bergen? Há Embaixada ou Consulado lá? Eu só encontrei em Oslo. Abraço.

    ResponderExcluir
  31. ola estou na noruega para casar... mas estou com uma duvida... meu noivo ja foi casado com uma norueguesa no qual tem uma filha. e com o divorcio ele adquiriu algumas dividas por conta da casa e etc,,, coisas eu que nao entendo como funciona aqui na noruega apos o fim do casamento. a questao e: sera que nao poderei casar por conta das dividas? ele ganha muito bem, mas que o solicitado pelo governo. mas penso sera que o governo ao avaliar ira olhar tudo?? tudo mesmo o que ele ganha as despesas dividas tudo e fazer um balanco geral e ver que ele deve muito e nao poderar me sustentar... (embora ele possa)... alguem sabe como e essas avaliacao? ou eu estou viajando na maioneze??? estou desesperada por favor preciso de ajudar.... outra coisa ele quer pagar um curso de noruegues para mim... porque o dialogo aqui e meio google tradutor.. rsrsrs alguem sabe de alguam escola onde eu possa estudar que nao seja o olho da cara??? estou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que eu saiba o governo apenas olha o quanto a pessoa ganhar. Nunca ouvi falar que olhem se a pessoa tem dívida porque senão muitos casamentos seriam cancelados! Hahaha. Escolas tem várias mas em Lillestrøm eu não conheço. E você vai casar com uma pessoa que você não se comunica bem? Boa sorte!

      Excluir
  32. completando.. estou em lillestrøm....

    ResponderExcluir
  33. Amei seu post...como é dificil achar alguém dividindo essas informações...vou dar entrada no meu visto dia 14/04...e confesso que seu blog me ajudou muito. Eles não falam nada sobre as fotos, meu marido acha q não precisa, mas vou levar mesmo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Thaiza, eles estão sempre mudando a legislação e quando você chega lá eles sempre dizem que falta um papel. Mas no final todo mundo consegue. Boa sorte!

      Excluir
  34. Oi, Marcela! Meu noivo e eu pretendemos nos casar no Brasil e depois vamos morar na Noruega. Ele é divorciado, o que complica ainda mais a papelada. O meu cartório de Belo Horizonte foi bem simples, me explicou tudo direitinho e tudo vai ficar mais barato do que na Noruega. O problema é, pasmem: NÃO HÁ TRADUTOR JURAMENTADO DE NORUEGUÊS NO BRASIL! Entrei em pânico!!! O cartório diz que não pode passar pro inglês, só norueguês. Estou revirando a internet e não encontrei até agora nenhum caso de norueguês(a) que tenha se casado no Brasil. Me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila, os papéis podem ser traduzidos por um tradutor juramentado em inglês sim. Essa informação você pode confirmar com a embaixada da Noruega no Brasil. E existem outros casos de noruegueses que se casaram no Brasil com certeza mas não necessariamente eles escreveram em um blog. Risos. Boa sorte e sempre procure se certificar das informações nos órgãos certos porque tem muita gente escrevendo besteira por aí.

      Excluir
    2. OI , uma informação quero me casar no Brasil com um norueguês, e depois morar na Noruega. Eu tenho os mesmos direitos?

      Excluir
  35. Oi, seu irmão ainda trabalha como despachante? Poderia entrar em contato: teresahgallo1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Oi,estou indo com os docs nas maos ..mas sem traduzir..vc sabe se posso traduzir na Noruega?

    ResponderExcluir
  37. Olá Marcela, obrigada por esclarecer nossas dúvidas. Gostaria de falar em particular. Pode me adicionar no facebook por favor? Meu endereço é : marcia.menezes.7773@facebook.com

    ResponderExcluir
  38. OI MARCELA,BOA TARDE,ESTOU NA NORUEGA E INDO PARA O BRASIL PARA TRATAR DE PAPEIS DE CASAMENTO,,,,PARABENS PELA AJUDA E INSENTIVO ,,,POR QUE O CANSASO COM ESSAS PAPELADAS E DESESPERADOR,,,,POR FAVOR ME AJUDA,,,O QUE MUDOU DEPOIS DAS SUAS POSTAGENS,,,,FUI HOJE VERIFICAR PAPEIS DE CASAMENTO,ELES QUEREM PRIMEIRO PAPEIS DE PERMANENCIA,,,MAS SOU TURISTA COMO POSSO TER PAPEIS DE PERMANENCIA? O SITE DA UDI E MUITO CONFUSO,,,,EU E MEU NOIVO NAO ESTAMOS ENTENDENDO NADA,,,NAMORO A 3 ANOS E SO VENHO A TURISMO AQUI,,,FALARAM QUE PAPEIS DE CERTIDAO DE NASCIMENTO NAO E PRECISO,,,SO O DE ESTADO CIVIL,,,,ESTOU PERDIDA ME AJUDA POR FAVOR,,,,,RSRSR GRAU DE DESESPERO MILL,,,,,RSRSR ESTOU INDO PARA O RIO EM 4 DIAS,,,QUERIA PELO MENOS DEIXAR ESSES PAPEIS DA UDI ENCAMINHADOS MEU WHATSAPP 21 964089183 E MEU EMAIL CARLAKETU@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  39. Olá Marcela, seu post me ajudou muito! Eu tenho algumas dúvidas ainda, pode me adicionar no facebook? É só procurar como Thammaryne Rodak Loenert, muito obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
  40. Oie Marcela, preciso muito tirar uma dúvida e acho que você pode me ajudar. Meu email é natyrise@gmail.com

    Obrigada desde já

    Natália Campos

    ResponderExcluir
  41. Olá, gostaria de ter o contato do seu irmão. Por favor, me passe pelo clicia1.2009@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. olá Marcela! Sei que o post é antigo mas espero que vc me responda a minha dúvida rsrsrs...
    Então, eu e meu noivo queremos nos casar aqui no Rio, porém o cartório responsável da minha circunscrição pede que ele apresente a certidão de divórcio, pq ele é divorciado, só que esse documento não existe na Noruega. E para o cartório não é suficiente a declaração de estado civil, e a gente tá sem saber o que fazer...
    Vc sabe de alguma que a gente poderia fazer?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim pois o meu marido era casado e apresentou o desquite, igual aqui no brasil. eu peguei isso e traduzi para o português aqui no brasil e autentiquei no itamarati e na embaixada da noruega e depois apresentei com os documentos para casar

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Ola!

    Tenho um namorado na Noruega e queremos viver juntos em Oslo porem nao queremos casar, vc sabe se exite algum documento para que eu possa viver com ele com direito a trabalhar e estudar no país?

    Mt obrigada

    ResponderExcluir
  45. Ola Marcela. Queria tirar uma duvida, se o norueguês receber uma pensão por nao poder trabalhar, ele tem condicoes de casar com uma brasileira? Digo isso pq tenho uma amiga que esta conhecendo um norueguês mas ele e aposentado e recebe da NAV, Existe possibilidades deles casarem?

    ResponderExcluir
  46. oi só uma informação, se casar no Brasil . Eu tenho os mesmos direitos de cidadania norueguêsa ? obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me casei no Brasil com um norueguês. Foi bem simples e rápido.
      EU, precisei só traduzir (tradutor juramentado e com carimbo do Itamarati) o divórcio dele. Apresentar os documentos pedidos aqui no Brasil e pronto. Tem uma espera de um mês, depois que da entra com os documentos, mas isso é regra geral.
      Depois de casada e com a certidão na mão, eu traduzi para o inglês (os documentos pode ser traduzidos para o inglês para apresentar na embaixada da noruega RJ.) e peguei o carimbo do Itamarati, e fui com ele ate a embaixada da noruega e apresentamos a certidão de casamento para ser reconhecida na noruega e na Europa toda.
      Eu me casei em 2014 e no ano de 2016 a partir de agosto você precisa de um selo de nome apostille nos papéis pois a embaixada não autêntica mais. E tem que ter o selo do Itamarati
      obs. é bom a tradução ter o selo da apostille.

      Excluir
    2. os documentos originais e as copias e as traduções tem que ter o selo apostille.

      Excluir

Comente aqui!