quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Noruega x Brasil

Mais um ano se passou.... E eu fiquei mais véinha ontem! Sempre fico emocional nessas datas, ainda mais com minha mãe ligando e dizendo o quanto queria estar aqui, que todo ano ela me fazia bolo etc etc.
Nesses momentos sempre me pergunto se estou fazendo a escolha certa, de morar longe da família e amigos que me conhecem há anos, tudo isso por amor e aventura que estão no meu sangue de "cigana". Então, para lembrar o porquê estou aqui, e o porquê quis me mudar do Brasil, vou fazer minha listinha do que mais amo aqui e que odiava no Brasil ( por favor conterrâneos, não venham atacar de patriota nesse momento... Todo mundo tem coisas que amam e odeiam no Brasil, mas claro que eu nunca jamais falarei mal do nosso país para um gringo). Lembrei até de um comercial maneiríssimo das havaianas, link abaixo:
http://youtu.be/VVXitPPsdIQ

Aí vai o que eu mais amo aqui e que no Brasil era diferente:

1- Meu marido. Ninguém do sexo masculino nunca tinha feito tanto por mim como ele fez. Cansei de encontrar brasileiros que tiravam vantagem das mulheres ( não ajudam em casa, alguns nem trabalham), não sabiam ser cavalheiros, não queriam compromisso ou simplesmente eram uns "sem futuro". Além disso, sempre achei mais interessante alguém que fale outra língua, talvez por eu adorar idiomas. Eu tentei explicar essa minha preferência por estrangeiros a uma amiga da seguinte forma: se você botar um brasileiro burro e um gringo burro lado a lado, o brasileiro não poderá me ensinar nada, porém o gringo burro pelo menos poderá me ensinar sobre a língua dele, algo sobre o país e as piadas de lá, que eu nunca ouvi antes.

2- As estações do ano. No Rio eu só conheci o verão e o "inverno" de lá, que não é inverno de verdade. Aqui a cada estacão a natureza muda tanto que dá pra curtir muitas coisas diferentes como neve, folhas caindo, tulipas crescendo e verão ( sim, ele existe por aqui também!). Pode-se também mudar o guarda roupa inteiro. Além disso sou uma carioca diferente. Nunca gostei de sentir calor, suar, torrar na praia ou especialmente ir trabalhar vestida com roupa social ( usamos a moda européia em pleno calor dos trópicos!) quando fazia 35 graus. Gosto de praia sim, porém levava 1 hora para chegar até ela... Com sorte! Então nunca curti muito esse lado do Rio... Para mim calor é bom quando estou de férias e posso ficar na praia o dia todo!

3- Na Noruega são menos de 5 milhões de habitantes em um país inteiro, sendo 550 mil na capital Oslo, ou seja: pouco trânsito, pouco barulho, poucas filas, menos problemas em geral. Cansei de ficar 1 hora para ir de Vila Isabel ao centro da cidade. Mais uma hora e meia para chegar na faculdade no méier. O barulho das ruas me incomodava demais, as buzinadas, freiadas de ônibus que pareciam diminuir minha capacidade auditiva, tudo isso ia me estressando de tal maneira que eu às vezes fugia pra Ilha Grande por um final de semana que fosse, só para me refugiar do barulho dos carros. E as filas nos bancos? Aqui 95% das transacões bancárias são feitas pela internet. O transporte público é bem eficiente, tem metrô na maior parte da cidade e os ônibus e metrôs são pontuais e você pode planejar o metrô ou ônibus de que horas você vai pegar. Os horários estão na internet: http://trafikanten.no/ ou nos próprios pontos de ônibus.

4- O salário daqui, um dos mais altos do mundo. Aqui não existe salário mínimo fixo mas o mínimo que já ganhei ( como estrangeira que nem fala a língua deles direito) foi 125 coroas norueguesas por hora. Isso equivalhe a 39 reais por hora. Se a pessoa trabalhar 8 horas em um dia, ganhará 312 reais em um dia no mínimo ( bruto). Pelo que calculei, na Noruega se ganha 10x mais do que no Brasil. Claro que as coisas são mais caras também, porém no final das contas, financeiramente vive-se muito melhor.

5- Saber que embora haja crimes, quando a pessoa é pega vai ser punida. Há pouco tempo atrás um pintor famoso norueguês foi preso por sonegar imposto. Isso aumenta a sensação de segurança.
6-Estar na Europa. É fácil viajar para outros lugares estando aqui, e viajar é minha paixão. Existe a "maravilhosa" ryanair, companhia aérea que oferece vôos bem baratos para outros países por aqui. ( Na realidade, vai todo mundo expremido, um por cima do outro, mas muita gente usa essa companhia pois é realmente barato)-

7-O aprendizado. Sinceramente, em um ano de Noruega aprendi coisas que não aprenderia em 10 anos se não tivesse me mudado. A necessidade ensina. A vida ensina. A Noruega também ensina.

8-A oportunidade de conhecer pessoas de lugares do mundo que talvez nunca conhecesse no Brasil. Tenho amigos israelenses, nigerianos, noruegueses, etc. Com isso a cidade também ganha culturalmente. Aqui é normal comer em restaurantes indianos, tailandeses, árabes... Há muitas opções diferentes.

9- A discrição / educação das pessoas. Os homens aqui são discretíssimos ao olhar uma mulher. Não colocam a mão em você quando está dançando numa festa. Não falam baixarias quando você passa por eles na rua. Não tentam te beijar à forca. Vou te falar, isso é uma das coisas que eu mais odeio no Brasil. A capacidade de alguns homens de serem imundos, desrespeitosos. Essa espécie até existe por aqui, mas as leis para proteger as mulheres existem. Nunca presenciei nenhuma violência à mulher em festas. A educação no trânsito também é muito superior. Aqui ao atravessar a rua, os carros param para os pedestres passarem. Já cansei de passar situações no Brasil em que os motoristas jogavam o carro em cima de mim. Aqueles motoristas talvez não tenham consciência de que o carro é uma arma. E arma na mão de gente sem educação e em um país com tanta impunidade...

10- As possibilidades. Eu sinto que aqui vou conseguir ser bem sucedida, se eu me dedicar e estudar vou chegar lá. ( Claro que nada acontece da noite pro dia). Enquanto que no Brasil eu sentia que por mais que estudasse, acabaria como alguns amigos meus que falam vários idiomas, tem pós-graduação e o salário não paga todo o investimento em educação que eles fizeram.

11- O que eu chamo de fator mistério: Ao lidar com estrangeiros, sempre existem coisas que eu não compreendo completamente. Isso me deixa curiosa de compreender melhor o mundo deles, a cultura. Enquanto que quando falo com um brasileiro, facilmente vou detectar o nível de estudo dele e a tribo em que pertence. ( pagodeiro, funkeiro, fã de futebol, frequentador da Barra? Da Lapa? Já posso imaginar um perfil de cada um e isso para mim perde um pouco o mistério que é tão importante para fazer eu me interessar). Resumindo: muitas vezes eu achava os homens brasileiros previsíveis.

Enfim, essa é a minha história, claro que também existem pontos positivos em morar no Brasil e negativos em morar aqui, um dia escrevo sobre isso...

Aqui tem a lista da Carolina Krogedal, ela também é uma carioca que mora aqui na Noruega e tem um blog super informativo:
http://bacalhaucarioca.blogspot.com/search/label/Cotidiano

Quero ouvir opiniões gente... Vamos fazer barulho!!! Rs

2 comentários:

  1. Já morei na Noruega e discordo de algumas coisas.

    Ganha-se 10 vezes mais, mas gasta-se 10 vezes mais. Com certeza se não vivesse as custas do seu marido, iria ter que morar num cubículo no bairro de imigrantes africanos e indianos bem distante do centro, ou alugar um quarto em um apartamento grande próximo ao centro.

    Realmente o transporte publico é excelente com 6 linhas de metro para atender Oslo que é a maior cidade da Noruega e talvez do tamanho da zona sul do Rio de Janeiro, que só tem DUAS míseras linhas de metrô. Alem de bonde, trem e onibus que atendem a tudo. Mas vale lembrar que a passagem é cara, e vale mais a pena comprar o passe mensal.

    As estações são bem definidas, mas é frio de setembro até o meio de maio. O verão tem uma temperatura agradável, mas sempre chuvoso. É raro ter dias seguidos do sol. Tanto que esse ano foi o melhor verão nos ultimos 50 anos!

    Os homens são educados? Não sou mulher, mas acredito que elas prefiram que alguem pegue mais na mão ou no braço do que chegar rossando por tras. Coisa bem comum entre eles. A mulherada na Noruega não gosta que pegue nela, mas se chegar rossando por trás está "tranquilo". Vi muito noruga fazendo isso!

    Nos bares o pessoal, principalmente homem, sai atropelando/ trombando quem está na frente sem pedir licença ou desculpa. Isso é super normal para eles (que educação!!!).

    Os noruegueses preferem estrangeiras, principalmente não-europeias, por precisarem de "donas de casa". As nordicas (norueguesas, suecas e dinamarquesas) são muito independentes e ganham tão bem como os homems. Logo, eles tem que fazer as mesmas coisas que elas na casa, assim como cozinhar, limpar, lavar, passar, etc... Por essa razaão preferem esposas das américas (isso inclui EUA), africanas, asiaticas por serem mais submissas.

    Falar que brasileiro não é cavalheiro, sem educação e sem futuro é porque você devia viver no meio errado. O povo em geral é mau educado mesmo. Mas falar que só conhecia gente "sem futuro" é porque provavelmente você tambem era. Se voce tivesse algum futuro, uma pessoa com futuro e séria iria se interessar por voce. A impressão que passa é que seria mais uma "papa-gringo" com a expectativa de casar com um e ir morar fora as custas dele.

    ResponderExcluir
  2. Oi anônimo,

    Obrigada pela sua participação, foi um ótimo exemplo da falta de educação dos brasileiros que eu mencionei acima, a pessoa chega sem dizer oi e vai embora sem dizer tchau, não se identifica e diz meia dúzia de ofensas entre "papa-gringo" "sem futuro" junto com varias constatações sobre a minha vida que você nem conhece ( e mesmo se conhecesse, seria extremamente mal educado se dirigir a mim dessa maneira de qualquer forma).

    Achei interessante você ter sido eleito o escolhido para responder pelos norueguês o por quê de suas preferências... :-)

    Lamento muito em saber que você gastava 10x mais do que no Brasil e que morava em um cubículo em um bairro de africanos mas lembre-se que nem todos tiveram a mesma oportunidade que você teve de vivenciar tao de perto a cultura africana em plena Europa! Espero que essa experiência tenha de fato te engrandecido como ser humano pois os africanos que eu conheci viajando pelo mundo sempre foram pessoas ótimas!

    Mais uma vez obrigada pela sua participação, foi super didática.

    Volte sempre!

    Obs: Respostas com palavras de baixo calão não serão publicadas pois este é um blog direcionado à um público seleto. Obrigada pela compreensão, a gerência.

    ResponderExcluir

Comente aqui!