sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A fábula da águia e a galinha

"Voa alto passarinho"... Lembro de um amigo de Paraty me dizendo essas palavras. Lembro da minha mãe dizendo depois que me mudei para a Noruega em Outubro de 2010: " Eu sempre soube que você iria longe, mas nunca imaginei tão longe". Pois é minhas amigas e amigos, resolvi fazer uma homenagem a todos aqueles que saíram de suas pátrias, zona de conforto, língua materna e terreno conhecido para além mar, milhares de kilômetros de distância de onde abriram os olhos para o mundo pela primeira vez. Essa vida não é fácil, é cheia de desafios e dúvidas, mas principalmente muito aprendizado, creio que no fundo foi isso que eu vim buscar aqui.

Li esta fábula no website: http://www.ijui.com/arquivo/21376-leonardo-boff-e-a-fabula-da-aguia-e-da-galinha e depois fiz uma reflexao sobre ela.

"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.
Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha. Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.
- De fato, disse o homem. - É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.
- Não, retrucou o naturalista. - Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse: 
- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou: 
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha! 
- Não, tornou a insistir o naturalista. - Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã. 
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.
Sussurrou-lhe: 
- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe! 
Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.  O camponês sorriu e voltou à carga: 
- Eu havia lhe dito, ela virou galinha!
- Não, respondeu firmemente o naturalista. - Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: 
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.  Voou. E nunca mais retornou."  “Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.” – Leonardo Boff



Encontrei pessoas que moram há muito tempo no exterior, e percebi uma coisa estranha nelas. É como se tivessem tentado tanto se adaptar ao novo ambiente e se parecer com a outra "espécie" que acabaram não se parecendo nem com um nem com outro. 

 Quanto a mim, não quero nunca me esquecer de que sou e que sempre serei brasileira, carinhosa, espontânea, generosa, emocional e coração de manteiga. Não quero nunca me tornar uma pessoa que fecha os olhos para os necessitados, seja de dinheiro ou principalmente de amor. Não fui criada assim, venho de uma sociedade generosa, de pessoas que expõe o que sentem e se importam com os outros. Venho de um lugar onde os pobres dividem o pouco que têm. Onde se diz: "onde come um, comem dois" e bota mais água no feijão que tem mais um pra jantar aqui hoje. Venho de um lugar onde as pessoas cumprimentam os porteiros, e oferecem um copo de água ao trabalhor que está consertando a sua máquina de lavar. Do lugar onde eu vim ninguém joga comida fora, e a roupa que está apertada em um sempre vai servir para outro. Vim de lá mesmo, de onde as pessoas falam alto e se expõe, mas onde é comum o pai dizer para o filho e o filho dizer para o pai: Eu te amo! 
Venho de um lugar onde as pessoas podem sair com pouco dinheiro no bolso e ter a noite mais divertida de suas vidas. Vim do Brasil, e tenho MUITO ORGULHO disso. Marcela Orsini.

6 comentários:

  1. Filha gostei muito de saber que seu interior continua sendo o mesmo,seus princípios,sua humildade,e amor pelo próximo.É assim que devemos ser,pois o que se leva dessa vida?coisas materiais?inimizades?vaidade?nada disso.Somos o que somos,aquelas pessoas que tentam se esconder atrás de plumas e paetês,não conseguem fazer isso em todo tempo,e nem esconder de todos o que realmente somos!Deus sabe quem somos! é por isso que te amo filha!Você é o que é ,e não tem vergonha de suas origens e nem de seus erros,e quando erra pede desculpas e continua a luta pela perfeição!Você tem sido como águia,voado alto,mas nunca se esqueça do amor de Deus e de espalhar o amor Dele para as pessoas!bjs sua mãe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!!! O fato de eu morar na Noruega nao faz eu ser uma aguia que voa alto mas sim meus ideais! Esse eh o mais importante, do que me adianta so estar aqui, no que isso me torna especial? Tem muitas brasileiras aqui agora brasileiras que fazem a diferenca com certeza nao sao muitas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Marcela acredita q me emocionei com essa história? Faz realmente todo o sentido. Assino embaixo de tudo que vc falou sobre ser brasileira, é isso mesmo, eu costumo dizer que somos o melhor povo do mundo, pq temos coraçao aberto pra acolher, pra ajudar e confortar!!

    p.s- Publiquei no meu blog aquele post q te pedi, fiz apenas algumas alteracoes nas fotos, mas no mais esta td original, pq vamos combinar neh? É exatamente daquele jeito,rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que você tenha gostado! Vou lá dar uma olhada no seu blog. Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. A fabula é muito boa, nem saberia de sua existencia se minha professora não pedisse uma pesquisa sobre ela.

    ResponderExcluir

Comente aqui!