segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Visto de skilled worker para a Noruega

Queridos amigos e amigas e demais pessoas interessadas em imigrar para a Noruega:

Neste blog vou dividir um pouco da minha experiência de imigração aqui. Estive em Oslo em 2009 visitando uma amiga e conheci meu namorado. Depois de um ano decidimos morar juntos e eu pesquisei maneiras de ficar aqui legalmente sem ser me casando. No website oficial da imigração para a Noruega, www.udi.no, você encontrará as informações oficiais. No entanto, como eu já passei por isso, posso dividir como foi na íntegra e comentar sobre as dificuldades que encontrei. Meu objetivo não é desanimar ninguém, porém existem muitas dificuldades.

A primeira delas é a dificuldade financeira. Oslo foi eleita ano passado a cidade mais cara do mundo. Se manter aqui sem ter um emprego é praticamente impossível, estou contando com a ajuda do meu namorado. Estou aqui há 4 meses e ainda não consegui emprego. Um dos pré-requisitos para conseguir um emprego aqui ( seja para trabalhar em uma empresa ou para ser garçonete) é falar o idioma norueguês. Para quem não sabe, o norueguês vem da família do alemão antigo. É bastante parecido com o sueco e o dinamarquês. Isso significa que se você aprender uma delas você se comunicará em qualquer um desses países. Também significa que aqui está cheio de suecos trabalhando como garçons etc pois na Noruega ganha-se melhor e nas ofertas de emprego muitas vezes você encontrará a seguinte informação: é necessário falar bem uma das línguas escandinavas para este emprego. Ou seja, eles passam na nossa frente.

Segunda dificuldade básica: a burocracia daqui é braba e tudo demora para sair. Cheguei em outubro e vivi sem nenhum documento ou comprovante de que tinha me mudado até a metade de janeiro. Tudo dependia do personalnumber ( tipo um cpf) e agora que tenho estou ainda aguardando para ter um cartão de banco ( já se passaram 4 meses e eu continuo contanto moedinhas para pagar o supermecado). Essas coisas cansam.

Terceira dificuldade: a solidão pesa. Não venha esperando que as norueguesas irão sorrir para você e quererem ser suas amigas. Elas não estão interessadas. O que se passa na cabeça delas eu não sei, pois não tive muitas oportunidades de conversar com alguma. Tenho sobrevivido de amigos estrangeiros e algumas brasileiras. Existem muitas brasileiras aqui vivendo uma vida "diferente". Por isso tenho medo de me misturar e não sou a única, as brasileiras "boas" normalmente também são bem reservadas até perceberem que você é confiável. Provavelmente devem estar traumatizadas com alguma louca BR.

Quarta dificuldade que para mim foi tranquilo: o frio. O frio em si não é um grande problema para mim. Se existe frio existem roupas especiais para você se proteger dele. Se os noruegueses sobrevivem você provavelmente também sobreviverá. Roupa de lã por baixo e casacão por cima e você passa bem. Gorro ajuda, sair com o cabelo molhado na rua nem pensar.

Quinta dificuldade: a saudade. Até o terceiro mês eu estava tranquila. Depois disso começou a bater a saudade de tudo. Uma dica boa é ir em um mercado asiático/ árabe e comprar ingredientes que temos no Brasil ( leite de coco, farinha, leite condensado) fazer uma comidinha brasileira e pôr música brazuca para tocar. Enfim, enquanto você não pode voltar ao Brasil, tem que dar um jeito de manter a cultura brasileira viva dentro de você.

Sexta dificuldade: o choque cultural. A maneira que você está acostumada a ser tratada é diferente do que eles foram acostumados a demonstrar a vida inteira deles. Certas coisas apenas com muito diálogo para que ele/ela entenda que as necessidades da brasileira(o) são diferentes das necessidades de uma norueguesa/norueguês.

Se depois de tudo isso você continuar com muita vontade de vir, então boa sorte! Vou dar o passo-a-passo de como consegui o visto, que é válido para estudar norueguês e trabalhar meio expediente por um período de pouco mais de um ano.

Pré-requisitos:

1- ter formação universitária ( o diploma e histórico deverão ser traduzidos para inglês ou norueguês por tradutor juramentado). Eu traduzi para o inglês, pois achei mais útil.
2- ter estudado inglês no colégio ( não lembro exatamente o tempo, talvez 2 anos no ensino médio, confira no site da udi. Como sou formada em Letras- Português/Inglês, me livrei desta parte)

3-Comprovar renda para se manter aqui. Não lembro quanto, mas essa parte é quente... Eles dizem que você deve comprovar que você possui dinheiro para sua estadia em um banco norueguês. Porém ao chegar aqui e tentar abrir a conta no banco, fui impedida pois nao tinha o tal do personalnumber. E para conseguir o personalnumber preciso do visto. Então, como fazer? Eu demonstrei que tinha fundos no paypal, uma conta online. Me dei mal. O paypal segurou meu dinheiro por um mês, simplesmente desapareceu com o meu dinheiro. Foi um desespero só. Finalmente consegui de volta e graças a Deus isso não foi um impecilho para eles me darem o visto. Junto com o estrato da conta com 20.000 reais que eu apresentei, meu namorado escreveu uma carta dizendo que me ajudaria com qualquer demais despesa se eu precisasse. Nao sei se isso ajudou, mas acho que por si só eles terem aceitado um comprovante de renda de um banco virtual foi um milagre. Porém isso é um erro no próprio sistema deles... Enfim, aconselho que você comprove que tem dinheiro em um banco no Brasil. Acho que será a maneira mais fácil enquanto eles não resolverem esta contradição.

4-Além de todos os documentos que eles pedem no site da udi, também tive que apresentar o contrato de locação ou compra do imóvel onde eu moro ( aqui na Noruega).

5-Eu dei entrada no visto quando cheguei aqui, e o primeiro passo foi ser aceita na universidade para estudar norueguês ( não é tão difícil ser aceito porque é pago, inclusive caríssimo: 12.000 coroas norueguesas por semestre). Descobri que não necessariamente precisa ser aceito na universidade para estudar norueguês, pode ser em um curso de idiomas mesmo. Levei o comprovante de que fui aceita na universidade junto com todos os outros documentos para dar entrada no pedido de visto. Para pedir um visto você tem que pagar um valor de 1.000 coroas norueguesas.( na época em que eu fiz foi esse valor).

Outro detalhe interessante: a imigração aqui é conectada com a polícia. Portanto, se você receber um telefonema da polícia não se assuste: pode ser que esteja faltando algum documento para você levar.
Meu visto demorou quase 3 meses para chegar. Nesse meio tempo você não tem autorização para fazer nada. E trabalhar ilegal aqui, já até ouvi falar que existe mas é muito difícil conseguir e a pessoa vai acabar caindo nas mãos de um explorador que vai pagar metade do mínimo aceito por alguém que está aqui legalmente.

Boa sorte a todos (as) e se alguém souber de uma vaga de emprego por aqui me avisem!!! :)

33 comentários:

  1. ola,
    Nossa então é realmente possivel fazer o pedido de visto já estando na noruega?
    Daqui a 1 mês estarei de volta a Noruega e tentarei o msm q vc. Espero ter sorte =D

    Abraço,
    Érica

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia, me chamo Mara e visintando umas páginas da net encontrei vocês e gostaria de deixar uma dica é um site de uma empresa que me ajudou bastante www.folium.pt. Fiz um curso de norueguês com eles recentemente e podem lhe dar várias orientações sobre moradia, como arrumar emprego, estudar e demais e assuntos nesse aspecto na Noruega. Podem fazer isso no próprio site deles. Bem no mais desejo boa sorte a todos e boa viagem! Abçs Mara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara, boa tarde.
      Obrigada pelas informações.
      Fiquei com uma duvida, o curso que vc fez foi online? Porque encontrei apenas os locais em Portugal para realizar o curso.
      Abçs Beca (myfantason@gmail.com)

      Excluir
  3. Oi Erica, boa sorte para você! Se precisar de alguma dica eh so pergunta.
    Oi Mara, obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, bem as dúvidas sobre como ir morar, trabalhar e estudar na Noruega eu encontrei em um lugar www.folium.pt.Lá também fiz o curso de norueguês já que para conseguir vagas de trabalho está é uma das exigências... Pude ter acesso aos dicionários deles que tem modelos inclusive de bolso que me ajudam muito...Enfim deixo aqui minha dica...Abraços Raquel.

    ResponderExcluir
  5. bom dia ,gostaria de saber se tem como localizar um pessoa que mora ai ,perdi o contado dessa minha amiga .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão mas não sei ajudar nesse caso... Eu tentaria no google ou facebook.

      Excluir
  6. ola eu vou pARA NORUEGA EM SETEMBRO GOSTARIA DE SABER SE LA TEM UNIVERSIDADE PARA IMIGRANTES,POIS IREI MORA LA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, as universidades aqui são para noruegueses e os imigrantes podem conseguir vagas lá se preencherem os critérios de admissão. Boa sorte ;)

      Excluir
  7. Oi.. Eu gostaria de tirar uma dúvida.. Você deu entrada para o visto para skilled worker mas sem ter nenhuma propósta de emprego?
    As opções para brasileiros irem morar na Noruega são extremamente escassas na minha opinião..
    Você pode me explicar melhor??

    Muito legal o seu site :)))
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maya, na época que eu tirei esse visto tinha a possibilidade de pegar esse visto enquanto procurava por emprego e estudava norueguês. Agora ouvi dizer que não existe mais essa opção, mas eu não averiguei isso então é melhor você ler o site da UDI todinho e procurar saber. Só sei que a cada dia eles estão apertando mais o cerco para imigrantes, mas espero que você encontre uma solução. Tem como entrar como universitário também, se você conseguir ser transferida de uma universidade do Brasil para cá. Boa sorte!

      Excluir
  8. Marcela, bom dia!

    Tenho muita vontade sair do Brasil para algum país sério, quero criar minha filha em algum lugar bom. Você sabe me dizer ou me indicar alguma fonte de informação sobre o mercado de TI aí da Noruega?
    Sou desenvolvedor de software, será que tem empregos nessa área?

    Obrigado por compartilhar suas experiências conosco...

    Danillo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danillo, dê uma olhada nessa reportagem:
      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130326_wanted_migrants_clickable.shtml
      Ou vá até o site da BBC Brasil e procure pela reportagem: " Os 20 profissionais estrangeiros mais procurados". Boa sorte pra você e sua filha!

      Abraços,

      Marcela.

      Excluir
  9. Oi Marcela,tudo bem? Marcela tenho 35 anos,estou pensando em ir para Oslo,no final desse ano.Gostaria de saber se você acha que o fato de eu ter essa idade,poderá ser um fator negativo para mim,pois você sendo brasileira sabe o quanto em nosso país a preconceito em relação a idade.estou cursando farmácia,mas gostaria de fazer faculdade de enfermagem em Oslo.você acha que isso poderá ser possível?tenho inglês básico,eu sei que tenho de frequentar em primeiro lugar um curso de noruegues,para depois ir para a faculdade.Se você poder por gentileza,responda-me,claro dentro de suas possibilidades.Também gostaria de manter contato com você por email...desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo...
      Olha eu não creio que a idade seria um problema, mas você precisa verificar se há uma idade máxima para visto de estudante se é esse o visto que você vai tentar. Eu sei que farmácia é uma boa área aqui, se você completar sua faculdade poderá ter seu diploma reconhecido aqui. Agora para conseguir emprego obviamente você terá que aprender a língua, algumas pessoas conseguem emprego falando bem inglês, mas isso depende da área.
      Outra coisa. Para frequentar faculdade aqui existem 2 maneiras. Ou você consegue uma transferência do Brasil para cá e faz as aulas em inglês como aluno internacional OU se você já estiver morando aqui e for fazer faculdade não quero te desanimar não mas eu mesma desanimei. Tem que provar que tem proficiência em inglês & em norueguês. Espero que minha resposta tenha ajudado.

      Excluir
  10. Ah sim.Suas respostas ajudaram e muito,mas diante de suas experiencias.quanto você pensa que uma pessoa levaria ai estando vivendo,ter um norueguês,suficiente para entrar na faculdade de enfermagem,por exemplo.Eu sei que isso depende de cada pessoa,mas no geral você tem uma noção?só falando o noruegues e não tendo um curso universitário você acha que é possivel ter um trabalho ai em algum área e quais seriam,se você puder me dar algumas sugestões eu agradeço.

    ResponderExcluir
  11. oi Marcela,
    primeiramente seu blog e' nota10.

    Meu nome e' Alexandre.
    Tenho uma proposta d emprego na Universidade de Bergen.Mas antes de aceitar gostaria de tirar algumas duvidas c/ qm tem + experiencia do q eu.
    Tenho algumas perguntas e nao sei se devo usar esse espaco p/ posta-las.
    Se vc preferir eu posso fazer isso. Se nao, vc poderia entrar em contato comigo? alexjcq@gmail.com
    Obrigadissimo desde ja.

    ResponderExcluir
  12. Marcela,

    Antes de qualquer observação,parabéns pela iniciativa! O blog é sutil e muito útil!Estive fora do país por 10 anos e vi muto do que você aqui relata;nunca esquecerei as palavras de um amigo português radicado em Londres há mais de 6 anos que diz ser bastante difícil estar bem fora do nosso meio e não se perder a originalidade.Ele sempre me dizia isso porque nunca perdi as boas oportunidades de trabalho/amizades e muito menos o meu sotaque nordestino!
    No mais,agora no Brasil,em São Paulo,há um ano,sinto-me bem mais perdida e deslocada que na Europa,pelo que pretendo voltar em 2015,com o diploma na mão ,cheia de força de vontade! A graça é que o país de destino é a Noruega,mais precisamente Oslo e assim você agora entende o porquê de ter-te encontrado aqui. Irei seguir a sua saga e torcer pelo teu sucesso! Quem tem coragem merece tudo!!!! Tudo de bom! Abraços,Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma, se partir é difícil, voltar é mais ainda... É o que dizem... Nunca voltei de vez mas posso imaginar... Que bom saber que você escolheu a Noruega, aqui o maior obstáculo é realmente a língua então o que te aconselho é que comece a se preparar estudando norueguês desde já. Obrigada pela torcida e te desejo também muito sucesso na sua jornada...

      Excluir
  13. Boa noite, tenho 18 anos e gostaria de saber o que seria necessário para fazer curso superior na noruega, desde já obrigado, seu blog me tirou muitas dúvidas, é muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, creio que a melhor maneira seria você vir transferido (a) através de uma universidade brasileira. Existem algumas que têm convênio, e parece que hoje em dia o Brasil está fazendo parte do programa Erasmus de intercâmbio europeu. Desculpe não ter informações mais detalhadas mas espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
  14. Ola Marcela, parabéns pelo blog, gostaria de saber se a Noruega aceita profissionais brasileiros como medico e fonoaudiólogo, que falam inglês..grata

    ResponderExcluir
  15. Ola Marcela, gostei do teu blog e dos conselhos que das! Eu ja vivi na Noruega tive a aprender o noruegues e ja nao estou la a muito tempo, e qnd voltei para portugal deixei de praticar o que tinha aprendido. Ando um pouco triste pq tenho uma conta la em meu nome so que me roubaram o portamoedas onde estava guardado o cartao da minha conta de la. Ja se passaram alguns anos e tava pensando em voltar la para ir buscar o meu dinheiro, so que nao sei se no banco eles vao aceitar so o meu bilhete de identidade como comprovativo. Será que vale a pena arriscar? Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha sugestão é você mandar um e-mail pro banco explicando a situação. Boa sorte!

      Excluir
  16. Olá Marcela, minha namorada e eu, temos o sonho de ir viver na Noruega, mas não sabemos como faremos para trabalharmos em nossas respectivas áreas. Sou formado em Letras/Inglês (licenciatura) e ela em direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não sei te dizer ao certo, sou formada em Letras também, já trabalhei bastante como professora de português aqui mas o mercado é pequeno e os professores, muitos. Direito talvez se ela já viesse empregada de uma multinacional, ou se se especializasse em direito internacional? Não sei... Uma opção seria vir pra fazer mestrado/doutorado de repente.

      Excluir
  17. Olá marcela me chamo Paulo e atualmente estou pesquizando possibilidades de ir trabalhar e quem sabe viver de vêz na noruega. estou estudando UDI trabalhador sazonal. confesso que nâo tenho dinheiro nenhum. só merreca que nem sei como darei seguimento no processo ( fato brasileiro ). mas queria saber de vc se estou no caminho certo

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela, como está a vida por aí? Meu nome é Paola e acho super legal dividir sua história! Fiquei com uma dúvida,na época que você deu entrada no visto, foi como Skilled worker mesmo? Não era obrigatório uma oferta de emprego pra isso na época? Porque atualmente tava pesquisando e pra se candidatar pra esse tipo de visto é necessário ter oferta de emprego ou um negócio próprio!
    Se eu tivesse a oportunidade de ir, acho que seria como job seeker.

    ResponderExcluir
  19. Olá, achei interessante o assunto. estou em Oslo, um empresa responsabilizou-se por mim para dar-me trabalho e tratar de todos os documentos, vim diretamente de portugal, pois já vivo lá a alguns anos. tenho alojamento inclusive. Acha que posso conseguir o visto desta forma? lucianoc.mendonca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, achei interessante o assunto. estou em Oslo, um empresa responsabilizou-se por mim para dar-me trabalho e tratar de todos os documentos, vim diretamente de portugal, pois já vivo lá a alguns anos. tenho alojamento inclusive. Acha que posso conseguir o visto desta forma? lucianoc.mendonca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Marcela, meus parabéns pelo blog. Sou formado em medicina no Brasil e gostaria de saber alguma informação de como se reconhece o diploma médico na Noruega, como também a possibilidade de fazer residência lá.

    ResponderExcluir
  22. Oi!!!

    Fiz o pedido de visto no final de agosto. A senhora no consulado disse que sairia por volta da quinta semana.
    Você disse que o seu demorou 3 meses. Quando vc aplicou, a data que te deram tbm foi bem mais curta que o tempo de resposta real?

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem, gostaria de saber um dúvida, eu tenho uma namorada Norueguesa, mas como já a conheço sei q ela é muito independente e sempre resolve tudo sozinha, eu vou todo mês pra Noruega, mas gostaria de ficar lá e não precisar da “Ajuda” dela, eu moro em Madrid e sinceramente achei super barato o curso na faculdade de 12000 coroas, é em média 1200 euros, eu queria entrar num curso de norueguês tirar um visto de estudante, eu já falo inglês fluente, o que devo fazer? Obg pela ajuda e atenção, bjos...

    ResponderExcluir

Comente aqui!