sábado, 18 de agosto de 2018

Helsinki

Não foi amor à primeira vista. Lembro da minha primeira vez aqui, quando foi? 2013? Pensei: caramba! Estou na Finlândia! Que maneiro! Que exótico!
E trabalhando, estão me pagando pra trazer gente aqui, que maneiro!
E nessas fui fazendo os pontos turísticos com os guias locais e comecei a achar chato, bem chato. Igrejas, um parque e sempre as guias contando a história que os finlandeses lavam os tapetes na água do mar e deixam ao ar livre pra secar durante o verao.
Meus colegas guias de turismo sempre falando mal de Helsinki, que era chato, que não tinha nada pra fazer. E confesso que isso me contagiou somado com os verões com chuva e frio que eu experienciei. Mas que bom que eu me permito mudar de opinião! Agora, já estive aqui vezes o suficiente para descobrir alguns encantos de Helsinki.
A cerveja, kahlo com um símbolo de urso, desce muito bem!
As mulheres que se vestem à moda Helsinki, um estilo cheio de personalidade, elegante e moderno. Os homens, que embora com a timidez nórdica, não deixam de olhar, encarar e se sentirem que a mulher deu uma deixa, conversam e são simpáticos, à moda Helsinki- uma simpatia diferente da do brasileiro que ri arreganhando os dentes, como dizia Lima Duarte no filme: “Eu, tu, eles”.
A comida- ainda estou descobrindo! O chocolate “Fazer”, peixe- especialmente herring, carne de rena direto da Lapônia, as frutas vermelhas, muito mirtilo (ou blueberry). Já tenho minha cafeteria preferida- Paulig Kulma em Aleksanterinkatu 9, uma rua acima do parque Esplanadi- uma rua bem bonita pra um passeio com lojas e o restaurante Kappeli, que é tradicional na cidade- completou 150 anos recentemente.
Voltando ao Paulig Kulma, me encantei por vender tudo orgânico, saudável e pelas cadeiras de balanço penduradas no teto no seu segundo andar.
Caminhando da Esplanadi em direção à prefeitura de coloração azul, vá até a marina nos deparamos com um mercado na rua vendendo frutas, peixe frito. Mas não deixe de entrar no food court que fica no edifício .... Lá dentro meu restaurante preferido é o Story, e a opção de prato do dia é barata e deliciosa. Aqui também é uma boa opção pros muitos dias frios e chuvosos da cidade, pois é coberto.
Continuando pela marina, nos deparamos com a sauna, piscina de água salgada, restaurante e cafeteria. E logo a roda gigante em que uma das cabines é... uma sauna! A propósito, você sabia que essa é a única palavra finlandesa que ficou conhecida internacionalmente?
Uma pena pois os moomis que são a “turma da Mônica” da Finlândia são uma fofura e estampam as canecas da casa de todo finlandês e a cada dia mais também dos outros países nórdicos.
Outra marca finlandesa que invadiu o mundo é a Marimeko com seu florido que está nos aventais, vestidos, toalhas de mesa e até guardanapos dos países nórdicos. Já os sapatos da Minna Parikka com suas orelhinhas de coelho são outro produto tipo exportação da Finlândia. Para mostrar tanto talento nacional, Helsinki organizou um bairro do design.
A Finlândia, país exótico pra muitos brasileiros tem aparecido nas reportagens internacionais como o país com a melhor educação do mundo.
É, esse país de 5.5 milhões de habitantes tem muitas coisas a surpreender àqueles que se permitem fazer o caminho do norte!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!