domingo, 29 de julho de 2018

Russia Fabulosa

Ola, hoje escrevo de Moscou ou Moskova como eles falam aqui.
Acabou mais um trabalho, mais um grupo se foi e eu aqui, em um restaurante bem bonito, onde me sentei por horas, sem o menor constragimento. Comi o pilmeni que é tipo um ravioli, esse com recheio de 4 carnes da Sibéria. Troquei um "oi" com um cara de lá... E fiquei super feliz por isso... Pra mim é mesmo o exótico do exòtico, nunca tinha encontrado ninguem de lá antes.
Pra esse ano eu tinha sonhado fazer 2 destinos à trabalho: Norte da Noruega e Russia. Agora, os dois estäo completos. Fui 3x ao norte e agora já conheco bem! Alguns lugares como Cabo do Norte por exemplo, bem interessante ir uma vez, mas nao é um lugar que você precise voltar... Já o arquipélago de Lofoten é mesmo um dos lugares mais lindos e lá sim eu voltaria uma vez por ano. Lá comi um carpaccio de baleia que estava simplesmente maravilhoso! Me encantei com as paisagens de montanhas e água cristalina e visitei o campo de futebol mais bonito do mundo! Admito, a vista dele é bem melhor aérea, mas como eu ja visto várias fotos, fiquei bem feliz em estar ali! Henningsvær se chama essa ilha, Lofoten é feito de 4 ilhas principais, todas interconectadas por ponte, com a excecao de uma delas. Muitas vezes o nosso ônibus tinha que parar pois só havia passagem pra um carro por vez! Ali nao é pra motoristas inexperientes.
Mas voltando à Russia... Comecamos o tour em Helsinki, a cidade onde eu já tenho amigos, lugares preferidos, e que gosto a cada dia mais... Pegamos o trem bala chamado Allegro, e em 3.5h estávamos em Sao Peterburgo. O trem é confortvel, tem cafeteria, primeiro passa o controle imigratório finlandês checando os passportes e vistos- brasileiros nao precisam de visto pra Russia- e entregam um formulário com 2 vias idênticas- as duas a serem preenchidas de maneira igual, pois uma ficará com o agente imigratório russo que entra depois no trem e a outra, carimbada por ele, ficará com você e é muito importante nao perdê-la, ela será entregue na saída da Russia.
Säo Peterburgo é linda! Que cidade linda, majéstica!!! Visitamos o Hermitage, que fica no Palácio de Inverno, e é um dos mais importantes museus do mundo, do patamar do Louvre. Infelizmente nao tinha ar-condicionado e pegamos bastante calor, super cheio de turistas (normal, ne) mas as salas nao eram numeradas o que causa um estresse no caso de alguem do grupo se perder. O meu grupo tinha simplesmente 45 pessoas e somente eu como guia, entre portugueses e brasileiros, um mais mal educado que o outro. Curti como podia os momentos com os guias locais, a história da Russia é complexa e só aprendi mesmo uma pincelada, junto com os documentários que comecei a assistir pra me preparar para a vinda.
 Visitamos também o palácio de Peterhoff, residência de verao dos imperadores como Pedro, o Grande e seu jardim.
Fizemos um passeio de barco pelos canais, e city tour na cidade. Visitamos as principais igrejas, realmente a cidade é linda!!! Majéstica. Fiquei no hotel Sokos Palace Bridge e lá tem um dos melhores spas da cidade. Eu sempre levo bikini, mas dessa vez tinha me esquecido de botar na mala! Nas poucas horas livre que tive, consegui comprar um bikini brasileiro e claro, aproveitei aquele spa maravilhoso com vários tipos de sauna que se intercalavam com uma caverna com -15 de temperatura, piscinas e jaccuzzi frequentadas pela alta sociedade de Sao Petersburgo. Troquei ideia com um ou dois russos e me dei por satisfeita por ter um momento só meu no meio de tanta gente e tanto trabalho.
De lá pegamos o trem novamente e depois de 4 horas chegamos à Moscou. Nesse aspecto a Rússia dá de 10 a 0 no Brasil, sendo o maior país do mundo mas com uma linha ferroviária dessas! Excelente.
Na estacao de trem de Sao Peterburgo, um detalhe me chamou a atencao: 2 vezes tivemos que passar por controle de seguranca de malas- como no aeroporto. Eles nao se importam se voce tem liquidos, mas pelo visto têm medo de terrorismo.
Moscou nao fica por baixo. A praca vermelha, o centro comercial GUM (o mais lindo que ja fui na vida, nunca mais vou querer ir a um shopping depois disso), as igrejas, a arquitetura estonteante... Tanta história, tanta gente, tantas culturas... Eu simplesmente adorei esse país. Dizem que a Rússia ou se ama ou se odeia e eu já escolhi o lado em que vou ficar.
Achei os russos simpáticos sim, porém nao dominam o ingles. Mais ou menos como no Brasil, sendo que eles nao tentam se comunicar de toda forma. Mas de qualquer maneira consegui pedir informacao na rua algumas vezes e até no metro um russo que só respondia (da, da,da ou seja sim, sim, sim) conseguiu me orientar por onde ir pra chegar na linha azul. As estacoes de metro sao mesmo "isso tudo", la tivemos um tour e aprendi por exemplo que na estacao em homenagem à Bielo-Russia tem camponeses e cevada ilustrados por que a Russia compra de lá todos os laticínios.
Nessa viagem tomei também uma decisao: o trabalho dos sonhos, viajando, conhecendo o mundo e pessoas, cansou. Ja sao 6 anos fazendo isso, ja viajei muito, ja conheci muitos lugares, e agora sinto a necessidade de um emprego estável, cuidar mais da minha saúde, estou pagando um preco por esse trabalho, sem contar que estou bastante desprotegida como autônoma. Ganhei dinheiro, especialmente esse ano, a empresa americana paga muito bem e as gorjetas... wow, inacreditável. Cheguei a ganhar mais de 10 mil reais de gorjeta. Essa viagem, porém, com portugueses e brasileiros me deixou muito pra baixo- nao tive muita paciência com a falta de educacao deles, sempre falando junto quando dou instrucoes, falando alto entre si enquanto o guia local explica a historia dos lugares, a obsessao com fotos, a atitude de me tratar como se eu fosse a empregadinha deles. Péssimo... Detestei trabalhar com portugueses e essa foi a segunda vez e com certeza, a ultima.
De tudo, nesse tour, o que mais me chocou foi um senhor cadeirante. Ele no inicio, extremamente educado e culto, com seus 73 anos e esposa (linda) de 31, que cuidava dele com bastante dedicacão. Eu tentei fazer de tudo para incluí-lo em tudo, mas a Russia nao é bem um país conhecido pelos direitos humanos ou acessibilidade, assim como o Brasil. Muitos lugares não tinham elevador e ele comecou a ficar bem frustado. Primeiro deu um barraco na frente do grupo e eu disse que ele estava certo e ele depois de alguns minutos se acalmou. Então falou muito mal do guia local Sergey. Em outra ocasião deu um barraco por não estar sentando no primeiro assento do onibus, apesar de que ele estava sentado no primeiro assento acima da porta dos fundos do ônibus. De qualquer maneira eu pedi desculpas na frente de todo o ônibus no microfone por não ter me atentado à esse detalhe, e disse que aprendemos todos os dias. Ele poderia ter perfeitamente ter me dado um toque no início do tour, mas enfim.... E então a gota dagua foi o ultimo barraco, onde ele tentou colocar o grupo contra mim, me chamou de "mal-amada". Foi aí que cheguei à conclusão de que toda aquela educacão eram na verdade uma máscara para esconder a pessoa horrorosa e manipuladora por trás.
O grupo já foi embora, nunca mais verei tal pessoa, mas uma coisa fica: o gosto amargo de ver garotas jovens, bonitas, com plena capacidade intelectual como essa moca, se sujeitar aos mandos e desmandos de um velho horroroso com a cara esticada de plásticas e cabelo pintado de preto para garantir uma vida confortável e viagens. Me dá uma tristeza pelo meu país nessas horas, pelas mulheres que nao têm nenhuma auto-estima e pensam que estão se dando bem em pegar um desses, se anulando de ter uma vida normal com um cara da sua idade, trabalhar e se desenvolver profissionalmente. Que ilusão achar que essa vida é fácil e que são espertas! Pois eu achei péssimo ter esse sujeito no meu grupo por 9 dias, imagino como seria ter ele por 12 anos como ela teve. Ouvi dizer que casaram quando ela tinha 18 anos. QUE NOJO desse pedófilo!!! Que nojo dos pais que criam as garotas desse jeito, um velho desse nao teria nenhuma chance de pegar garotinha na Noruega, país onde as mulheres sabem o seu potencial!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!