terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um dia em Riga fazendo conexão.

Hoje vou contar da minha última viagem, decidi conhecer Israel por vários motivos, cresci na igreja evangélica e fiz anos de estudo bíblico e por isso é um must conhecer os lugares por onde os personagens da bíblia passaram. Além disso tenho um grande amigo israelense que morou em Oslo e através dele e da sua família fiquei com uma ótima impressão do povo e da comida israelense. Compramos a passagem com a air baltic que infelizmente nos pregou uma peça! Não há vôo direto da Noruega para Tel Aviv então fizemos escala em Riga (capital da Letônia- Latvia em inglês- e sede da companhia). Primeiro recebemos um e-mail informando que o vôo Oslo-Riga tinha sido cancelado e deram outras opções de vôo que não dariam tempo de pegar nosso segundo vôo. Lá fui eu mandar e-mail, ligar pra Latvia até conseguir uma boa solução que não nos prejudicasse. No final recebemos a proposta de ir pra Riga uma noite antes e dormir em um hotel pago por eles. Fizemos isso, fomos no dia anterior e aproveitamos para conhecer um pouco da cidade. Quando chegamos no aeroporto em Riga procuramos pela air baltic para saber para qual hotel iríamos (não tinha como obter essa informação com antecedência). Foi uma ótima surpresa saber que o transfer para o hotel estava incluído (ida e volta) e o hotel em que nos colocaram era simplesmente ótimo e perto da parte antiga da cidade, se chama Tallink Hotel. Aguardamos por uma van verde da air baltic, e ficamos um pouco confusas pois os taxis são verdes e neles está escrito baltic.

 Bar do Tallink hotel.

Recebemos a recomendação de um restaurante que se chama Lido e foi um ótimo começo de dia... Provamos várias comidas típicas nesse sistema de buffet e adoramos a culinária local. Depois fomos até a catedral ortodoxa pois eu tinha visto fotos e me interesso por esse estilo arquitetônico e era perto do restaurante. A catedral é bem bonita, especialmente por fora, e valeu a pena ter ido até lá.


Passeamos por um parque no centro, bem bonito, vimos o monumento à liberdade, e fomos pra parte antiga da cidade. Lá vimos muitas lojas e barraquinhas em uma feirinha vendendo bijuterias com a pedra âmbar que é encontrada no Mar Báltico. Não era caro mas eu resolvi não comprar.

 Fomos também a uma chocolateria/cafeteria maravilhosa que encontramos por acaso mas eu já tinha visto recomendações desse lugar. Vimos (e ouvimos) muitos noruegueses por lá, não sei se a negócios ou por lazer. Reparamos que as roupas de lá são lindíssimas, nem se compara com o que encontramos aqui na Noruega... Mas não era baratinho não, e o meu foco nessa viagem não era compras então passei batida e só olhei umas vitrines.


Dos países bálticos para mim agora só falta visitar a Estônia. Gostei tanto da Latvia quanto da Lithuania. Os países são limpos, organizados e com bons restaurantes. Acho legal também a decoração que eles fazem nos restaurantes, são criativos e criam uma atmosfera legal. Nos dois países havia um centro histórico bem legal de visitar e museus sobre o passado nebuloso. A maioria fala um inglês que dá para se comunicar, embora os mais velhos normalmente falem russo como segunda língua. Riga é a maior capital dessa região báltica. No centro histórico encontram-se edificações medievais e art nouveau que foi declarado patrimônio da humanidade.
Tivemos um novo problema com a Air Baltic quando eles cancelaram também o vôo de volta para Oslo. As opções que eles ofereceram iriam mudar nosso itinerário na viagem, eu não conseguiria passar meu aniversário lá e já tínhamos feito reservas de onde ficar etc. Eles ofereceram o reembolso da passagem mas depois de planejar as férias, reservar onde ficar etc. não é interessante cancelar tudo, obviamente... Li sobre os direitos do consumidor nesse caso e pelo que entendi eles só têm obrigação de pagar uma compensação se cancelarem o vôo com menos de 1 semana de aviso. Depois de algumas ligações para Riga e bastante estresse, compramos um vôo de volta com a ryanair. Na volta, mais problema. De Tel Aviv mandaram nossa mala diretamente para Oslo já que só tínhamos 1 hora e pouco para fazer a conexão. Eu desconfiei que a ryanair não faria esse serviço e estava certa. Só descobrimos na hora que também descobrimos que teríamos que pagar uma taxa pro aeroporto pois não estava incluída no ticket. Meu marido estava bem nervoso porque teríamos que jogar fora 2 potes de mel comprados no free shop em Tel Aviv e discutiu com o cara do controle de bagagem. Pagamos a taxa a contragosto, fomos buscar as malas no andar inferior e todos já tinham buscado suas malas. Fomos ao achados e perdidos e a funcionária não queria nos entregar nossa mala, apesar de estarmos com o ticket das bagagem em mãos. Ela dizia que não poderia nos entregar antes de 24 horas e não sabia dizer o por quê. Aí foi a minha vez de entrar em cena. Peguei a câmera fotográfica e comecei a filmar tudo que estava acontecendo, falando o nome dela no vídeo e mostrando toda a situação. Rapidinho as malas apareceram e eu me despedi dela dizendo: Te vejo no youtube. (Risos). Assim terminou a saga do aeroporto em Riga, colocamos nossos 2 potes da "terra que emana leite e mel" na mala grande e despachamos e entre mortos e feridos salvaram-se todos.




2 comentários:

  1. AHAHHAHAHAH Te vejo no Youtube foi a coisa mais linda do mundo. Já vou guardar a idéia para usar tb ehehheheh. Meu aeroporto pode dar muita dor de cabeça mesmo viu, mas q bom q tudo deu certo no final. AHHH eu ouço muita coisa legal sobre Riga. A sogritcha foi lá ano passado em tipo uma viagem "compras de natal" e me trouxe vários chocolates deliciosos. Ela comprou umas paradinhas de decoração de natal lindas, mas eu achei q ela pagou super caro.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, tudo bem? Pois é, ainda bem que hoje em dia temos a internet para nos defender! Rsrs
      Comece a filmar e rapidamente as coisas se consertam ;)

      Excluir

Comente aqui!