quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dicas de viagem

Bom dia gente,

Quem acompanha meu blog sabe o quanto eu gosto de viajar. Da última vez que contei tinha visitado uns 13 países. Hoje acredito que talvez uns 15? Antigamente gostava sempre de ir a lugares que não conhecia e ainda gosto, porém já fui mais de uma vez para alguns países como Holanda e Reino Unido (os noruegueses amam ir pra lá, especialmente o meu marido rsrs).

Bem, tenho algumas dicas para compartilhar que servem também para quem quer visitar a Noruega.

Em primeiro lugar, para quem procura pagar menos com as passagens, se cadastre em todas as companhias aéreas que fazem trajetos que possam interessar. Cadastrando o seu e-mail você vai receber as promoções que podem ser tremendas! Rs.
Mesmo morando na Europa eu recebo e-mails da TAM, Azul e Gol porque quando estamos no Brasil normalmente vamos conhecer algum lugar. E assim já fui pra Foz do Iguaçú por um precinho maravilhoso etc. Recebo também e-mails da Air France, Klm e Lufthansa. Engraçado observar que eles mandam promoções sempre na mesma época. Normalmente o vôo pra cidade sede da companhia é baratinho nessas promoções, por exemplo tem passagem baratinha pra Amsterdam com a KLM e para Berlim com a Lufthansa.

Milhas. Não sou expert nesse assunto mas coleciono sempre. É importante fazer o cadastro ANTES da viagem pois sendo depois não tem como creditar aquele vôo. A maneira mais simples de acumular milhas é quando comprar a passagem online já colocar seu número de membro, número fidelidade ou seja lá o que a companhia chamar pras milhas. Também no aeroporto no guichê do check in isso pode ser feito (mas muitas vezes acabamos esquecendo!) e também depois do vôo mas aí você vai ter que escanear a passagem, o cartão de embarque, aprender a mexer direito no site da empresa e etc... Então para evitar essa dor de cabeça é bom fazer isso online mesmo. Para trocar as milhas é quase impossível você conseguir trocar por uma passagem internacional (porque eles pedem muitos pontos para conseguir efetuar essa troca) mas é mais tranquilo para vôos nacionais. Nessas minhas idas e vindas Oslo-Rio eu acumulei milhas o suficiente para ir do Rio à São Luís de graça com as milhas (eu e meu marido!). Foi ótimo! Também já acumulei através da Gol, mas o serviço deles não é tão bom quanto o da TAM. Aí comecei a acumular na flying blue mas agora me arrependi e quero voltar pra Gol. Isso porque algumas companhias são parceiras de outras e como eu sempre compro o vôo mais barato aí tenho que ter cartão fidelidade de várias. A flying blue pede muitos pontos para trocar por vôos então apesar do serviço de bosta que eles oferecem eu tava melhor por lá :s

Existem as companhias baratinhas e que não dão direito a acumular milhas e que vendem de tudo dentro do avião, perfume, comida, bijuteria e você tem que pagar até mesmo pra beber água! Bem, na Europa tem a ryanair nesse esquema. Já voei com eles diversas vezes. É uma bosta. Com eles você tem que estar atento aos mínimos detalhes, fazer o check in, imprimir e fazer tudo bem cautelosamente pois quando você comete qualquer erro.... Eles sabem cobrar por eles! Sem contar que é uma favela o vôo rsrs. Ainda assim, adoro pagar pouco enquanto outros pagam muito! :D

Sites de busca. Existem sites que comparam os preços das passagens para você. Aqui em casa sempre usamos o ebookers. Para hospedagem sempre usamos o booking.com.

Meu site de viagens favorito.... Amo você! O Tripadvisor. Esse site é o seguinte... Para qualquer lugar do mundo que você for, você pode procurar por restaurantes, atividades, hotéis e lá você encontra o ranking e críticas de quem esteve lá. E quem são essas pessoas julgando os locais? Você e eu! Yes! Lá é onde eu me rasgo de elogios quando sou bem tratada e como bem em um restaurante, lá é onde eu digo para as pessoas não perderem aquele passeio porque é incrível, lá é onde muito raramente eu solto o verbo e digo que o lugar é sujo e o atendimento é de arruinar a noite de qualquer um. Porque muito raramente eu tenho uma experiência ruim? Porque 90% das vezes que eu vou comer em algum lugar, eu dou uma passadinha lá antes pra ver o que andam falando... E cara, funciona! Uso inclusive na minha própria cidade porque não tenho tempo nem dinheiro para jogar fora. Bjo essa foi minha dica de ouro. (Tem aplicativo para celular deles). Aí você imagina que agora, para meu delírio, os seus comentários sobre lugares ainda estão acumulando milhas para a TAM. Estou no paraíso!

Cartão de crédito + milhas= uma combinação esperta!
Algumas companhias têm esse sistema de usando o cartão de crédito deles você acumula milhas. Isso é para quem tem disciplina de pagar as contas na hora senão o juros meu bem... Vai te comer! Mas como aqui pagamos tudo direitinho, usamos o cartão de crédito da norwegian. E de vez em quando trocamos por uma passagem pra conhecer outras cidades da Noruega... De graça! Quem não gosta? No Brasil também tem esse esquema, já ouvi falar mas não sei qual é a companhia... Se alguém souber me avise que eu atualizo aqui. Takk!

Em relação a fazer a mala... Eu sou uma pessoa desorganizada. Mas algumas malas são maneiras e vem com fecho de segurança (as minhas tem código pra abrir) e com 2 compartimentos dentro dela separados por um forro com zíper. Gosto muito. Quem viaja sempre tem que ter uma bolsinha com shampoos, sabonete líquido etc em tamanho miniatura porque ninguém merece carregar peso e usar espaço à toa para carregar um vidro de 1 litro de shampoo.

Outra coisa legal que eu faço é sempre pegar um livro lonely planet sobre o lugar que vou na biblioteca antes de viajar. Vou dando uma lida e organizando minha viagem com o que quero fazer etc. e levo o livro comigo. Leio no avião também. Os livros da lonely planet são ótimos. Quando eu volto eu devolvo o livro na biblioteca e tchãram! Tudo de graça de novo... :DDD

Sites em off. Para quem viaja sozinho ou que tem espírito de aventura e quer interagir com as pessoas locais... Aqui vai meu queridinho couchsurfing. Nesse site é possível se hospedar no sofá da casa de alguém (de graça), hospedar alguém no seu sofá ou/e encontrar alguém que mora naquela cidade para um passeio ou/e ir em um dos "meetings" deles e conversar com várias pessoas. Já tive muitas boas experiências nesse site, já fiquei na casa de pessoas em: Angra, Bariloche, Barcelona e Madrid. Encontrei 2 pessoas da Lituânia quando visitei Vilnius. Peguei diversas dicas de viagem para lugares onde fui incluindo agora na minha última viagem com destino à Israel. Já hospedei uma brasileira aqui em casa, uma filipina e uma grega. Quase hospedei um italiano mas o cara acabou se revelando um excroto (acontece) fora que já saí pra dar uma volta e mostrar Oslo para uma menina da Lituânia (que depois encontrei novamente quando fui lá). Sempre foram experiências interessantes e eu aprendi bastante sobre outros países. Adoro. Além disso, quando cheguei em Oslo e não conhecia ninguém, fui nesses encontros do couchsurfing que acontecem em muitas cidades. Em Oslo é bem popular. E foi lá que eu conheci 3 amigos que são meus amigos até hoje (uma americana, um israelense e um norueguês). Bem, está declarado o meu amor à esse site!
O segundo site que é mais novo e que eu nunca tive nenhuma experiência mas tenho ouvido falar bem é o airbnb.

É isso, espero que vocês tenham algo a aproveitar das minhas dicas... E compartilhem também as suas! Bjs


Um comentário:

  1. Olá Marcela Orsini! Estou gostando bastante dos seu comentários são bem instrutivos e interessantes! gostaria de manter contacto com você? Vivo aqui em Portugal a 8 anos, E estou interessada em aprender a língua norueguês, E outras coisas da Noruega! Fica bem beijinhos, Obrigada!

    ResponderExcluir

Comente aqui!