segunda-feira, 8 de julho de 2013

Das coisas que eu amo na Noruega...Pedalar no verão.

Oi gente,

Estamos tendo um dia lindo em Oslo, os termômetros marcam 21 graus, o Sol está lindo e forte. Dá pra sentí-lo queimando a pele e dá aquela vontade de botar um bikini... E sentar na varanda! É assim que eles fazem por aqui! Rsrs. Ou então na grama do parque com os amigos, enquanto grelham umas salsichas...

Bem, mas o que eu queria mesmo dividir é sobre meu novo meio de locomoção para ir e voltar do trabalho: de bike! Nunca me imaginei fazendo isso, e essa é mais uma das surpresas da vida na Noruega. O esporte é popular por aqui e tem muita gente que leva à sério. Mas o que mais me fascina é que o governo investe em uma infra-estrutura bacaníssima, inclusive com mapas online mostrando todas as ciclovias. Há muitas ciclovias em toda a cidade, e para a minha alegria, onde eu moro também! Ela é bem longa e bem sinalizada, dá para atravessar vários bairros sem a preocupação e perigo de ter que dividir a pista com carros. A pista foi construída paralelamente à linha do metrô porém um pouco mais acima dela. No caminho é possível ver o outro lado do vale, condomínios, escolas, e muitas flores e árvores. Estou amando essa nova fase e me encantando com a estrutura que a Noruega dá para que as pessoas se exercitem ao ar livre. Infelizmente não dá pra pedalar o ano todo, durante o inverno a bike fica guardada no porão ( é comum as casas e condomínios terem um porão subterrâneo para guardar bagulhos). Mas talvez por não poder aproveitar o ano todo é que as pessoas dêem ainda mais valor.
Ruas bem sinalizadas e com segurança para o ciclista.

 À esquerda: flores, o metrô passando e a vista do outro lado do vale.

Apesar de Oslo ser a cidade mais povoada da Noruega, há muita floresta e árvores por toda a cidade.










Para alegrar o meu caminho do trabalho para casa :)

Adoro admirar as flores daqui!
Atrás, prédios, escritórios. Na frente, flores e mais flores!

Há trilhas bem marcadas por quase toda a floresta (que é imensa). No sábado fizemos uma trilha na floresta aqui próximo a minha casa até um café (sim, uma cafeteria no meio da floresta!). Andamos por 7km até chegar lá, quando me deparei com esta vista:


E aí, o que acharam?

14 comentários:

  1. Achei o máximo do máximo ... Vc usando bike

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me inspirei em você! :)
      Só faltou a foto da minha bicicleta, né? Vou ter que pedir a alguém pra tirar pra mim.

      Excluir
  2. A natureza o clima e as flores lindas contribuindo pra que seus dias de verão sejam mesmo o máximo bj

    ResponderExcluir
  3. É de cair o queixo!fico impressionada e feliz como a Noruega investe na saúde preventiva! deve ser poe isso que quando estive aí,só vi pessoas fortes e saudáveis!fico muito feliz com tudo isso,ficaria mais feliz se copiassem esse estilo de vida para o Brasil!Amei essas flores,as ciclovias arborizadas,e o lago maravilhoso!
    Apesar da saudade que sinto de você Marcela ; jamais pediria para você trocar de vida!Parabéns!você mora no melhor país do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa mãe, que comentário mais lindo de uma pessoa mais linda ainda. Você é muito generosa e compreensiva, e tudo que Deus tem feito em nossas vidas é maravilhoso! Só tenho a te agradecer por todos os bons exemplos que você me deu e por todo o investimento que você fez em mim. Espero poder recompensá-lo! Beijos, te amo.

      Excluir
  4. Má eu tb adoro pedalar. E é total meu meio de transporte aqui até a neve chegar e me roubar esse prazer ehehhehehe. No começo eu era mais medrosa mais agora já estou mais treinada, apesar de ainda pedalar na calçada quando não tem ciclovia eehheheh. Aproveita muitoo mesmo pois dá maior saudade da magrela no inverno (ainda mais pra mim q tenho q andar pois onibus aqui na roça é uma meleca) ehehheehhe.

    BJS
    (amei as fotos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vem pra cá cheia de medo, né Dri? Rsrs eu sei bem como é!

      Excluir
  5. É uma delícia né, andar de bike por aí, especialmente com a boa estrutura que os países por aqui nos oferecem!!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, por aí também é assim?

      Excluir
    2. Sim, aqui temos uma boa estrutura de ciclovias e tal. Isso que Hamburg é considerada a pior na Alemanha para ciclistas, mas pra nós brasileiros é de dar inveja mesmo assim!

      Excluir
  6. Sou fã desse teu blog!! Acho que já li todas (ou quase) tuas postagens... E digo, cada vez mais admiro esse lugar, clima, cultura, oportunidades... Eu tinha um sonho antigo de um dia ir morar na Noruega....Sabe aqueles sonhos que por comodismo ou achar que jamais irá se realizar, acabei deixando-o de lado. Posso dizer que, estou resgatando esse sonho, lá do fundo do baú e agora meu marido também deseja isso. Isso me deixa feliz, afinal sonho que se sonha junto é realidade. Seja feliz, aproveite! Não te conheço mais torço por você! Beijos e tudo de bom.

    Josiane Jacques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Josiane.
      Eu creio sim que tudo é possível. Antes de vir para cá, também me parecia um sonho bem distante rsrs
      Vocês tem nível superior? Existem oportunidades na Noruega para quem é skilled worker. Acabei de postar sobre isso.

      Muito obrigada pela torcida, de coracão. Espero também que seus sonhos se realizem.

      Abracos,

      Marcela.

      Excluir
  7. Se tudo ocorrer como planejado me formo em 3 anos. Curso História em uma boa faculdade no rio grande do sul.

    Beijos e boa semana

    Josiane Jacques

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc no verão dai é bem florido,Marcela eu gostaria de tirar algumas duvidas contigo por email como faco? meu email e camila.beneik@hotmail.com
    obrigada otimo fds pra vc bjos;)

    ResponderExcluir

Comente aqui!