sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Brasileiros (as) com a saúde mental prejudicada

Queridos leitores...


Assim como sabemos que devemos cuidar do corpo, devemos também cuidar da mente. A saúde do corpo é tão importante quanto a saúde mental. E como fazê-lo?


Lendo, estudando, fazendo atividades intelectuais como refletir sobre a vida e si mesmo, assim como atividades físicas como malhar, andar de bicicleta, correr, esquiar etc. Tendo fé, orando, buscando conhecer a Deus e se desenvolver espiritualmente. Indo a um psicólogo e porquê não, se necessário, um psiquiatra? As pessoas têm tanta vergonha de procurar esse tipo de ajuda mas não têm vergonha de sair por aí fazendo intrigas, fofocas, invejando os outros e espalhando a infelicidade? Disso sim deveriam se envergonhar.


Tenho notado que há vários brasileiros com sérios problemas por essas bandas de cá. Pessoas frustradas, pessoas que nunca se adaptaram, pessoas solitárias e infelizes, gente que vive de aparência. A bíblia diz que se conhece a árvore pelos frutos, por isso devemos sempre pensar: O que estamos produzindo? Será que nossos frutos são amargos, mortíferos ou doces e saudáveis? Queridos, me incluo nessa lista, ok? Eu mesma quando cheguei muitas vezes não tive a força de vontade de sair sozinha para ir à academia, biblioteca etc. O resultado disso não foi dos melhores. O que acontece é que quando não estamos próximos a nossa família e amigos, em período de adaptação é fácil desanimar e acabar ficando em casa sem fazer nada. Passar o dia olhando o facebook e vendo a "felicidade" dos outros não é nem um pouco saudável. Há uma frase que diz:" mente vazia é a oficina do diabo". Eu estou 100% de acordo.


Assim que cheguei um brasileiro foi simpático comigo, ele estava aqui a trabalho. Acabei percebendo que o rapaz era bem negativo, não estava satisfeito com a vida aqui, reclamava do país, do frio, das pessoas. Eu decidi me afastar porque era nova aqui, estava animada e não queria ninguém cortando minha alegria de principiante.
Depois disso sempre tive medo de conhecer brasileiros por aqui, pois ouvia histórias horripilantes. Enfim, um amigo meu me contou uma história que acho que valhe a pena compartilhar: um homem para se proteger do perigo do mundo começou a construir uma fortaleza ao seu redor. Olhava para trás e via que o muro ainda estava baixo e subia mais a parede. Construiu o muro tão bem que quando tentou sair, notou que estava preso ali dentro e acabou morrendo ali mesmo, sozinho.


Esse equilíbrio de não se isolar e desenvolver medo de pessoas -como acaba acontecendo com muitos brasileiros aqui- e ao mesmo tempo não "arreganhar" as portas pro primeiro que aparece por estar sozinho em terras do alheio é que estou tentando buscar. Mas não é fácil, e agora essa semana acompanhei uma amiga ser vítima de uma brasileira completamente louca e má que conhecemos. Devo admitir que dá medo. Medo da maldade das falsas amigas, que podem até frequentar a casa umas das outras mas não hesitam em destruir a vida dos outros  quando se sentem rejeitadas ou contrariadas. Pessoas estas que deveriam ter procurado ajuda psicológica há muito tempo mas que a falta de humildade ou bom senso as impedem de ver como estão feias por dentro, apesar de se acharem lindas por fora. 


O importante é não desanimar, aos poucos ir construindo a sua verdadeira fortaleza: se cercando de pessoas boas e sinceras. Não é assim que as norueguesas fazem, têm seu grupinho de amigas de infância ou do trabalho? Vivendo e aprendendo- dessa vez com elas ;)

10 comentários:

  1. Ola,muito bom este seu post,eh realmente assustador o que acontece com os brasileiros que moram no exterior,parece que sao dominados por forcas malignas,de destruicao,luxuria,avareza,arrogancia,prepotencia.Estao sempre na guerra para ver quem eh mais feliz,quem tem a casa mais bonita,o marido mais gato,o filho mais inteligente,quem aprendeu o idioma mais rapido.....um saco.Ate na propria familia acontece este tipo de loucura,de brasileiras que surtam quando estao morando na Zoropa.Eh uma roda de fogo,de fofocas,traicoes,falsidades.Eu mesma ja fui vitima de 3 brasileiras falsas,peconhentas,como cobras prontas a dar o bote.Agora,estou traumatizada,com medo de contato com qualquer um que seja tupiniquim,e acabo me isolando,pois com as brasileiras nao eh possivel ter um contato normal,ja que a grande maioria surta na Zoropa,com os nativos tb nao tem condicoes pq rola o preconceito contra o estrangeiro,ai que no fim se fica solitario e deprimido.Triste.

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, obrigada pela visita.
    Você já tentou amigos internacionais? Talvez encontre pessoas que estao na mesma situacao que você. Também normalmente amigos homens dao menos trabalho do que amigas ( da onca kkk).
    Agora estou curiosa para entender porquê as pessoas ficam loucas? Alguém tem alguma pista? Eu estou aqui há pouco tempo e o que eu posso imaginar é que deve ser difícil demais levar a vida fingindo que ela é perfeita. Ou sozinho. Ou mal acompanhado. Mas em todos os casos, uma ajuda psicológica nunca é demais, né?

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela,

    entendo muito bem esse post. Passei por uma experiencia similar, conheci umas brasileiras que tive que me afastar, pois eram super falsas e negativas. E hoje admito que tenho um certo receio em conhecer outros brasileiros aqui na Noruega. Voce mora aqui ha quanto tempo? Eu tambem moro em Oslo. Ja venho acompanhando seu blog e acho bacana que voce compartilha suas experiencias.
    Se possivel, gostaria de te deixar o meu email para que possamos entrar em contato e conversar sobre nossas experiencias aqui!

    annaluizandrade@gmail.com

    Aguardo resposta, obrigada!

    Anna Luiza

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna Luiza, obrigada pelo comentário. Eu moro há pouco mais de um ano, e você?


    Bjs,

    Marcela.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem? descobri seu blog há poucos dias....kkk...moro ha 2 meses na Bulgaria...e adorei o seu post...aki infelizmente so existem 50 brasileiros em toda a Bulgaria....em minha cidade ..só tem 1: EU! Tambem fico receosa...já ouvi cada história.....mas graças a Deus tenho uma amiga brasileira ..mas que mora ha 4 horas de distancia.....mas...amigos búlgaros nenhum...tento fazer amizades com os ingleses...que sao muitos por aki...e marido é ingles...mas eu nunca confio....se no nosso pais....falando a nossa lingua a gente se depara com cobras ..imagina..gente...que nao fala sua lingua.....mas ao mesmo tempo naoquero me isolar....viver numa ilha....bom sei que tenho muito o que aprender ainda.....Ah! adorei o post dos tipos de amigos....posso copiar? passei por algumas situaçoes com certos tipos de amigos e parentes...ri muito...principalmente na parte dos parentes....kkk...meu marido é chamado até de primo! kkkkkk...bjao

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcy, obrigada pela visita! Uma das coisas que eu descobri morando fora é que é MUITO importante socializar, senao pode bater uma deprê horrível... Vou te dar uma dica: Entre no website couchsurfing. Eh um website para quem gosta de viajar e podem ficar hospedados na casa um do outro de graca. Mas nao necessariamente, se você nao tiver sofá para oferecer você pode simplesmente tomar um café com os turistas que estao visitando onde você mora, ou mostrar a cidade... Além disso procure no website o grupo com o nome da cidade onde você mora. E entao você vai ficar sabendo dos encontros, cheios de gente internacional e mente aberta pra você trocar idéia. Foi através do couchsurfing que eu fiz amigos aqui quando cheguei. Boa sorte!
    E que bom que você gostou do blog. Se quiser copiar alguma coisa pode sim mas por favor mencione que você tirou do blog, ok? Beijao e qualquer coisa estou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oieee....obrigada pelas dicas! E nao se preocupe....toda vez que coloco algo que não fui eu quem escrevi eu peço permissão e coloco os créditos! Vou pesquizar na minha cidade..bjao....

      Excluir
  7. Olá Marcela, sou psicologa e sempre pensei nesse assunto, pois morar em outro país gera novos determinantes sobre a saúde mental das pessoas, e se não houver um apoio (familiar ou profissional) a pessoa pode apresentar comportamentos cada vez mais inadequados e nocivos.

    Gostei muito do seu post e peço licença para publica-lo na minha pagina no facebook (na verdade publico o link, que já vem direto pro blog). https://www.facebook.com/consultoriodaaline

    Estou com um consultorio virtual certificado pelo Conselho Federal de Psicologia, onde posso fazer orientações psicológicas online, e um dos meus interesses são justamente brasileiros no exterior, por todos esses motivos que você citou e muitos outros.

    Abraços e boa viagem sempre! =D

    Aline Esashika - Psicóloga CRP 09/007410
    http://www.consultoriodaaline.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline, parabéns pelo seu trabalho! Pode publicar sim, e obrigada pela visitar. Inclusive se você quiser publicar aqui também algum texto sobre o assunto, será muito bem-vindo no meu blog.

    Abracos e boas pesquisas! ;)

    Marcela.

    ResponderExcluir
  9. Descobri a pouco tempo esse lance dos brasileiros, pois tive a sorte de encontrar duas pessoas que moram por aqui que me alertaram. Sou daquelas pessoas que confia demais nas pessoas...e achei ótimo encontrar pessoas a príncipio do bem.

    Confesso que fiquei chocada, mas como vc já é a terceira pessoa morando na Noruega que fala a mesma coisa, já estou convencida que devo tomar cuidado.

    Obrigada por ajudar...adoro seu blog!

    Bjus

    ResponderExcluir

Comente aqui!