domingo, 5 de fevereiro de 2012

Há algo para fazer em Oslo NO INVERNO?

Não se preocupem: Há diversão no inverno e há sempre algo novo para ser explorado. Hoje me diverti muito e ainda me exercitei ao ar livre, apesar dos -12 graus que fazia lá fora. A partir de hoje vou andar com um adesivo na blusa dizendo: Divirta-se em Oslo agora, pergunte-me como


Pegue o metrô linha 1 com destino à ultima estação: Frognerseteren. De lá alugue um trenó. Sim, um trenó, não é inacreditável? Pela penchincha de 100 coroas norueguesas por dia ( + ou - 30 reais), você terá uma experiência única e inesquecível.
E´ muito importante ir bem agasalhado. Eu vestia roupa esportiva de lã por baixo, e por cima roupas à prova dagua: calça , casaquinho, um casacão por cima, gorro e luvas. Um bom par de botas resistente à neve e o cachecol que eu esqueci em casa. Não sabíamos que óculos para esquiar eram importantes, e também algo para cobrir o rosto. O motivo é o seguinte: o bagulho não tem freio, ou seja: seus pés serão o freio. Agora diga isso à minha amiga neve que cismou em bater no meu rosto e olhos quando eu freiava, fazendo eu rezar para não ter ninguém na frente- por alguns segundos não aguentei e fechei os olhos para tentar protegê-los. Também tive que parar a descida algumas vezes para tentar secar o rosto que estava queimando por causa do frio da neve que voou nele, claro que reclamando muito ao mesmo tempo.


Tinha muita gente lá, prova que andar de trenó é uma atividade super popular na Noruega. Mas é claro, quem é o ignorante que nunca ouviu falar nesse esporte tão conhecido? rsrs


Meninas, não se preocupem em se maquiar para sair bem nas fotos andando de trenó. Os cílios congelados ficam lindos, rímel nenhum conseguiria produzir esse efeito, e quem não sabia disso ficou com a maquiagem toda borrada. O frio também produz o efeito blush natural não tem coisa mais sexy.


Se é perigoso? Eu diria que sim, se você for lerdo ou azarento. O que se passa é que vem uma galera descendo atrás de você, e se a pessoa não conseguir freiar a tempo, você pode levar uma pancada de bico de trenó nas costas. Infelizmente nem todo mundo tem carteira para dirigir trenó, então algumas pessoas simplesmente param no meio do caminho, e quem vem ladeira abaixo em alta velocidade que se dane para freiar a tempo. Quem tenta freiar às vezes acaba no meio da pista, enquanto vem outro descendo e aí já viu, né? Detalhe que tem famílias com crianças pequenas lá se divertindo no meio. Eu não vou contar aqui que bati com o trenó nas costas de um menino de uns 11 anos porque vai que o pai lê e vem atrás de mim. Apesar de eu ter prestado socorro e perguntado várias vezes se ele estava bem, e ele parecia estar consciente e disse que sim. Bem, como sou muito boa motorista de trenós aconselho: Se parar corra para o canto, o acostamento de neve mais próximo que ver e levante. Porquê levantar? Porque se vier alguém em alta velocidade atrás e te acertar, vai acertas as pernas, o que é melhor do que ser acertado nas costas.


Não poderia terminar o post de hoje sem dizer o quanto estou impressionada com o sistema de transporte e lazer de Oslo. O metrô vai literalmente dentro da floresta, as trilhas são iluminadas para que as pessoas facam esportes à noite, e o metrô nos deu uma boa carona de volta ao topo da ladeira. Subíamos 6 paradas de metrô e descíamos de trenó, depois continuava da mesma maneira. Em alguns momentos me emocionei, quando descendo via a vista da cidade, ou quando a neve ia flutuando ao meu redor. Foi lindo. Nunca teria vivido isso se não tivesse vindo até aqui.





13 comentários:

  1. Nossa, que legal!Eu estava mesmo reclamando que não há nada para se fazer nessa terra gelada e ai me aparece esse post!Com certeza quero testar um dia, parece muito divertido...mas a pergunta que não quer calar é:Há algo para fazer em Oslo no inverno, se você não gosta do inverno?Agravante:gávida e com uma filhinha de 2 anos a tira-colo.Hoje fui para o museu técnico pela quinta vez, rsrs!Tá difícil ter imaginação, nossssa!!!
    adorei seu blog, vou te add
    bjo
    Nara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nara! Olha tem sim... Pelo visto você é nova por aqui em Oslo? Tem uma revista com toda a programacao de Oslo que é distribuída mensalmente e o melhor: De graca. No trafikanten você encontra nas prateleiras de lá, é só pegar. E também na informacao turística perto do city hall.
    Já foi na casa do Ibsen perto do castelo? Gostei muito, também da national galery, museu de filmes no centro, uma rua que corta a Karl Johan. Esse deve ser legal pra pequena também porque tem filmes de animacao ( os dois últimos que mencionei sao de graca, a casa do Ibsen tem que pagar mas com direito a uma guia explicando). Bem, essas sao apenas algumas opcoes mas pode ter certeza de que quem procura acha :) E parabéns pela gravidez, espero que o neném já nasca com os esquis nos pés, como dizem sobre os noruegueses :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marcela!
      então, não sou nova por aqui, mas por morar fora de Oslo(moro perto do aeroporto), acabo não explorando muito, só sei andar pela Karl Johan, rsrs!!!O que pega é que esses programinhas que você citou tipo museu é que com criança muito pequena fica meio difícil, imagina ai ela querendo pegar/derrubar tudo que não pode, rsrs, forma-se o caos!!Vou procurar essa revistinha sim, porque ficar dentro de casa um fds inteiro é muiiito chatooo!
      um beijo em vc!

      Excluir
    2. Nara, eu imagino a sua preocupacao em um museu, posso até imaginar a cena de você falando: Nao pega isso, nao pode botar a maozinha ali e etc. Rs
      Mas olha, a national gallery pelo que me lembro nao tem nada espalhado pelo chao, só quadros mesmo e o seu neném nao vai alcancá-los ainda! rs
      Também a filmens hus na Dronningens gate 16 é bacana, acho que seria uma boa opcao para levar crianca. E você já foi no vigeland park?
      Outra opcao é em Bygdøy, o Norsk Folkemuseum. Esse é super recomendado para ir com criancas, inclusive eles fazem eventos para atrair a ida delas lá. Dá uma olhada no site abaixo:
      http://www.norskfolkemuseum.no/en/

      Bjos e depois volta aqui para contar como foi! ;)

      Excluir
  3. Ah parece bem emocionante! Quando eu for te visitar, vc tem q me levar ai! beijosss Mari

    ResponderExcluir
  4. que delícia de passeio! mas prefiro apenas ler aqui rsrsrss bj

    ResponderExcluir
  5. Mari: Com certeza te levarei lá, mas entao você terá que vir no inverno... ;)

    ResponderExcluir
  6. Anlene: Ler é bom mas melhor que isso só mesmo botar a måo na massa- nesse caso na neve ;)

    ResponderExcluir
  7. Oii... minha primeira visita aqui no seu cantinho ...
    Menina, eu amo brincar na neve com esses trens!! É muito divertido mesmo! hehe :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi Danielle, obrigada pela visita! Depois conta para nós quais suas brincadeiras preferidas na neve. Idéias nunca sao demais para sobreviver ao inverno norueguês ;)

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh esse negoco é bom demais. Fui com minha familia hospedeira no mês passado. Aparentemente sou uma boa motorista e das que dirigem muito rápido.Realmente, óculos e as golinhas pra esporte são indispensaveis. Adorei o post. é realmente isso tudo. Pena que só fui um dia. :S

    ResponderExcluir
  10. Inverno que vem estarei lá de novo Ana Abrantes. Vê se não bate no meu trenó, hein? Rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, estou pensando em ir para o norte da Europa em dezembro, sabe me dizer se já terá neve em Oslo? Estarei aí no dia 14/12.

    ResponderExcluir

Comente aqui!