terça-feira, 29 de novembro de 2011

Edimburgo!!!

Oi gente... Acabei de voltar de um final de semana em Edimburgo, uma cidade lindíssima e super histórica. A capital da Escócia foi um dos lugares em que eu já tinha sonhado em visitar, quando ainda morava no Brasil e não tinha nem idéia de quantas reviravoltas minha vida ainda ia dar... Na minha cabeça era um destino de contos de fadas, em um lugar beeeem longe de onde eu morava. E era isso mesmo.

Ryanair

Aproveitamos uma promoção da ryanair, na qual fomos devidamente empacotados e entulhados um por cima do outro. Para vocês terem uma idéia, eles expremem tanto as pessoas no avião que mal dá para uma pessoa caminhar pelo corredor. Se for uma daquelas senhoras gordonas que engordam para os lados, vai ter que caminhar de ladinho até chegar ao banheiro. Sinto pena de quem tem pernas compridas... Tem que fazer posicões de yoga para caber ali... Mas enfim, 1 hora e 40 minutos de vôo e o sacrifício recompensa! Antes de sairmos meu marido viu a previsão do tempo para lá e claro, previa chuva! Dizem que chove muito por lá. Então levamos um guarda-chuva, daqueles grandões que não cabem na mala, sabe? E claro, a atendente da ryanair disse que só poderíamos levar se fosse dentro da mala. Na hora o marido se estressou e disse: vou largar ele aqui então. E largou o guarda-chuva no pé da mulher. Eu peguei e fingi que não ouvi que, segundo ela, não conseguiríamos passar pela segurança do aeroporto com ele. Pois passamos, na ida e na volta, e o melhor: nem precisamos usá-lo! Essa experiência foi a prova de que muitas vezes não devemos aceitar um não como resposta, seja nas coisas pequenas ou grandes na vida. Eu estou ficando boa nisso...

Edimburgo I- O que fizemos por lá:

1- Visitamos o parlamento com arquitetura ultra moderna ( tour grátis).
2-Tour de Mary King's Close, que é uma das atracões mais populares para turistas por lá. Eu sinceramente achei meio boba essa história de fantasmas que eles contam... Dizem que a cidade é um dos lugares mais assombrados do mundo. Aham... Conta outra vai. Parte do tour foi contar historinhas bobas pra neném dormir ( quero dizer, tentaram assustar os turistas e uma menina de fato ficou assustada). O guia falava rápido e com sotaque escocês forte. Recomendo que ordenem um tradutor em espanhol ( fone de ouvido) para quem não tem inglês fluentíssimo não ficar boiando. A parte interessante foi ver como as pessoas viviam. Muito mal! Em espaços pequenos dividos por muitos e sem higiene nenhuma. Não é à toa que os ratos se proliferaram e mataram mais de 25 milhões de pessoas com a peste negra na idade média. O tour foi 12 libras por pessoa ( estudante 10.25 libras- eu).
3- Comemos em um restaurante indiano, em um tailandês, em um fast food de peixe com batata frita ( fish and chips) e por último no delicioso restaurante escocês Stac Polly onde provamos as tripas de carneiro ou Haggis, prato nacional escocês. Eu gostei, mas ainda prefiro minha feijoadinha, obrigada! ( foto de Haggis pastry ao lado)


4- Tomei o Café mocca mais gostoso da minha vida no café: Chocolate Soup. Assim como a tal sopa de chocolate, claro... Tudo delicioso nesse lugar. Para engordar e ser feliz! ( foto da sopa ao lado)
5- Vimos um espetáculo de danca contemporânea em que os bailarinos faziam coisas inusitadas como entre outras ficarem nús. Mas o mais impressionante foi ver uma bailarina marginha e bem definida colocar sapatilhas nas mãos e nos pés e andar, de quatro. A impressão que se tinha era que ela não era humana. Parecia uma aranha. Sem brincadeira, impressionante o que certas pessoas conseguem fazer com o corpo. O espetáculo se chama: La nuite intime. O nome falou tudo.
6- Fomos ao bar: The chanter e pagamos 1,99 libras por um prato com batatas fritas com chili. Delicioso. A bebida era baratíssima comparado aos padroes de Noruega. Pagamos 5 libras por 2 cervejas grandes. Estudantes tinham 15% de desconto no bar.
7- Fizemos um tour de Whiskey. Foi bem legal aprender mais sobre o processo de fazer a bebida. E lá tambem tem a maior colecão de whiskeys do mundo feita por... Nada mais nada menos do que um brasileiro! Seu nome é Claive Vidiz.
8- Andamos sem rumo ao redor do castelo. Vimos um pôr do sol tão lindo que me emocionou. Essa cidade me encantou, e eu vou voltar um dia. Quem sabe em breve, mas o mundo é tão grande... ( foto abaixo)
9-Subimos até Calton Hill para uma vista da cidade. Valhe muito a pena o passeio até lá.

Já disse que amei Edimburgo? E que as pessoas são super simpáticas? E que o aeroporto fica perto da cidade então nem tem aquele desgaste de ficar horas em um ônibus até chegar lá? E que a cidade é pequena e você pode andar à pé e prestar atencão em detalhes que não veria se estivesse de carro? E que a Royal Mile, rua principal que vai do castelo ao Palácio é linda e cheia de artistas tocando música e dando uma atmosfera especial ao lugar? Pois é... Estou apaixonada :)

Edimburgo II- escocesas no bar

No bar entraram duas meninas, novinhas e bem maquiadas, em cima de um salto em que não sabiam andar direito. Pediram uma garrafa de vinho e comecaram a tentar a chamar a atencão dos meninos que estavam em frente. "Torciam" para os jogadores ( o jogo rolando ali no telão): Vai, chuta essa bola forte, vai, vai,vai... E não paravam... A escocesa de meia idade da mesa ao lado comecou a se irritar e mandar calar a boca. Eu tava vendo a hora de comecar os puxões de cabelo mas aí elas resolveram mudar de técnica de combate. Foram ate a mesa dos meninos, puxaram assunto... Quando finalmente veio um seguranca pedir que elas se retirassem, a que estava de vestido levantou-o ( o vestido) e mostrou o que estava embaixo para o menininho que tinha cara de ter 17 anos. O menino fez uma cara de não estar impressionado, talvez nao tivesse sido a primeira vez que passou por uma dessas "saia justas" ou "saia levantada" como foi o caso.

2 comentários:

  1. Ri muito do acontecimento no aeroporto,eles não conhecem a Marcelinha!!!e nem imaginam o que você Marcela é capaz de conseguir com seu jeito brasileiro!Me lembrei de outro fato ocorrido no aeroporto da Inglaterra,quando você conseguiu passar com muitos livros pesados sem pagar nada.Apenas "trocando uma ideia" e sorrindo.Fatos que só acontecem com você Marcela!!!!rs

    ResponderExcluir
  2. Alem de trocar uma ideia e sorrir, fui num cantinho antes fazer uma oracão... rsrs
    Mas eh verdade mesmo, ja dei nó em pingo d'agua por aí...

    ResponderExcluir

Comente aqui!