quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Barcelona. Outubro 2009

Barcelona, 15 de Outubro de 2009.

Esta cidade é maravilhosa! Me faz lembrar o Rio em muitos aspectos, há muitos turistas, muita festa, clima gostoso. Tenho a impressão de que está sempre em obras pois em toda parte você vê algo em manutencão... Bom sinal, estão sempre cuidando para que tudo se mantenha bonito e funcionando bem.

Os cabelos das pessoas são muito divertidos e diferentes, muitas mulheres fazem o estilo alternativo e raspam a cabeca ou apenas de um lado e do outro lado cabelo grande, algumas raspam na testa, no início do cabelo, uns penteados super divertidos e originais, dreadlooks...Tudo isso combina com o estilo do lugar que é super alternativo, descolado.

A arquitetura é um caso à parte. Eu que sou leiga fico babando e admirando a criatividade e genialidade dos arquitetos que passaram por aqui. O Gaudì é o mais conhecido de todos e não è por menos... O cara é demais ! Me apaixonei e até estou com vontade estudar arquitetura depois de ver seu trabalho. Ele contribuiu muito para a cidade ser linda como é.

Há bastante espaco para as pessoas praticarem esportes, vi muita gente circulando de patins, skate, muito legal. ouvi dizer que a cidade melhorou muito depois de ter sediado as Olimpíadas, espero que assim seja com o Rio também.

E os velhinhos? Falam gracinhas para mim na rua, e já fui inclusive seguida por um. Toda avoada, atravessei a rua sem olhar direito e quase fui atropelada por um ônibus, o velho me seguindo quase que foi junto também... kkkk

Desfilo com meu shortinho e escuto: guapíssima. Melhor do que o famoso: bucetão que alguns cariocas de baixa renda usam para se referir a mim e demais mulheres sofredoras que habitam na cidade maravilhosa ( para os homens).

O metrô é maravilhoso, super moderno e é o transporte que tenho usado para me locomover aqui, além de andar muuuuito. Estou impressionada, os europeus andam muito, minhas pernas estão pedindo arrego mas eu estou aguentando !

E as boates? São de graca e não comecam antes das 2 da manhã... Festa todo dia, viva Barcelona para sempre , por favor !

Falei com muita gente diferente, tomei muita sangria, vi lugares lindos, treinei meu espanhol capengo que foi super elogiado e as pessoas ficavam super surpresas quando eu dizia que nunca estudei essa língua !

Me encantei com o Gaudí, passeei no bairro gótico, parque Guell, dancei salsa, joguei sinuca, visitei o Tibidabo, sagrada família... Fui em vários barzinhos, beijei, comi tapas, ri muito... Fui feliz e estou enamorada da cultura catalã, e da cultura espanhola... Mas estar enamorada não é difícil para uma enamoradiza como eu!

Só tive experiências boas e até a famosa polícia espanhola foi simpática comigo.

Barcelona fica na Cataluña então as pessoas que nasceram lá falam catalão, língua que tive a impressão se parecer mais com o francês.
A palavra que mais escutei foi: Balê! Acho que se escreve: valle, e significa: ok, tudo bem. Me fez lembrar os cearenses que dizem: Valha! E significa uma abreviacão da expressão: Valha -me Deus, Nossa Senhora!

Voy volver un dia, Barcelona!

2 comentários:

  1. Olá Marcela,

    Não resisti à curiosidade e embora o convite fosse para a Gui, vim também espreitar o teu blog. Deu para entender que a Marcela fez o maior sucesso em Barcelona, pois "guapa" é um elogio simpático que os homens não fazem a qualquer mulher. Às vezes, é preferível ser um pouco mais discreta e evitar dar muitas ideias a quem se cruza connosco, sobretudo quando não temos pleno controlo sobre a situação, como é o caso quando viajamos no estrangeiro.
    Gostei de ver a tua referência ao Suriname e confesso que fiquei com imensa curiosidade de saber mais. Porque você foi lá? Eu passei perto há sete anos, quando fiz uma longa viagem de jipe em que atravessei a Venezuela até ao Brasil, entrando pelo Estado de Roraima. Na estrada a caminho da fronteira para o Brasil, passei o desvio para a Guiana inglesa, para o Suriname e para a Guyana francesa. Mas, infelizmente, naquela altura não pude tomar rumo à costa. Que tal são estes países?

    Beijo,

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex... Obrigada pela visita e você é muito bem-vindo ao meu blog. Suriname é um lugar louquíssimo e super diferente. Como você pode ler, eu não tive muito boas experiências lá pois os homens são machistas e as brasileiras vistas como prostitutas então eu passei por maus bocados. No entando valheu a pena conhecer o lugar pois é uma realidade diferente e a arquitetura muito interessante com diferentes estilos em uma mesma rua. Não voltaria lá, não gosto de muito calor e de ser mau tratada, mas talvez para um homem seja diferente. Eu fui na Guiana Francesa numa pequena cidade chamada Apatou próxima à fronteira com o Suriname. Não tive paciência para tirar o visto para a Guiana Francesa então fui de barco para Apatou e não tive nenhum problema. Fui lá porque meu ex-namorado trabalhava lá como professor. A cidade é bem pequena e cercada pela floresta, na época que fui só tinha acesso por barco então dificultava a vida dos moradores de lá... Os moradores são descendentes de escravos franceses, são negros e falam um dialeto chamado TAKI TAKI. As casas são feitas de madeira e outras são de cimento, mas simples... Se tiver alguma outra curiosidade me fale...
    Agora eu estou curiosa também. Você mora em Luanda? O que faz?

    Beijos,

    Marcela.

    ResponderExcluir

Comente aqui!