quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Guiando na Escandinávia e Europa



Olá pessoal,

Quanto tempo que eu não aparecia no meu cantinho aqui... Tava com saudades já!
O meu trabalho como guia de turismo internacional continua se desenvolvendo e dessa vez tive a oportunidade de além de fazer Escandinávia como de costume, ir também para Berlim, Praga, Bratislava, Vienna e Budapeste! Foi simplesmente fantástico! Mas também muuuuito trabalho! Outra novidade é que comecei a fazer itinerários para pessoas que querem viajar pela Escandinávia por conta própria mas não querem perder as melhores dicas sobre onde ir, quanto tempo ficar, o que é imperdível etc. E com tudo isto estou me tornando uma verdadeira expert em Escandinávia! Vejam também minha nova página no facebook: https://www.facebook.com/yourinternationalguide/
Pela primeira vez trabalhei com grupos de indianos e foi muito divertido! Aprendi mais sobre essa cultura milenar e não foi difícil nos tornarmos bons amigos. As diferenças culturais eram muitas, eles morreram de dar risada quando descobriram que não havia casamento arranjado na Noruega! Todos os casais ali estavam juntos há muitos anos e foram casamentos arranjados e as meninas novinhas me disseram que se casariam com quem os pais escolhessem. Comentaram comigo como as coisas mudaram e hoje em dia os casais se casam por "amor" e logo se separam. As meninas do grupo me olhavam com admiração pela minha independência e diziam que queriam ser iguais a mim. Fofas! As mulheres na India não costumam beber bebidas alcólicas e eu tinha que ouvir conselhos às vezes dos mais velhos me dizendo que aquilo não iria me fazer bem e mudar o meu corpo. (Eu tomava UMA cerveja no jantar quase todo dia, afinal o tour passou pela Alemanha, República Tcheca, Hungria...!)
Aprendi também que na India o guia dorme junto com o motorista no quarto ou dentro do ônibus! Ainda bem que eu trabalho na Escandinávia onde muitas vezes recebo o melhor quarto do hotel pois afinal de contas, eu irei recomendá-lo no futuro! :) Já tive quarto com sauna, com vista maravilhosa e até mesmo fiquei no mesmo hotel onde estava hospedada nada mais, nada menos do que a rainha da Noruega!

No caminho pras montanhas em uma parte do trajeto que fizemos de trem conversamos com um loiro simpático demais que estava indo esquiar. Então eu aproveitei para usar ele como exemplo e explicar um pouco mais da cultura dos noruegues na montanha. Além disso ele era um gatinho e eu percebi as meninas olhando pra ele com o cantinho do olho. Recomendei que tirassem foto com ele pois, norueguês mais simpático que esse não achariam. Depois de pedir autorização pra mãe (!) tiraram. E claro, me empurraram pra cima dele pra tirar foto também. Eu ganhei não só a foto mas também o número de telefone dele que me disse que já tinha trabalhado como instrutor de esqui e ofereceu pra me ajudar, e aí era todo o dia respondendo à perguntas do grupo sobre se tínhamos nos falado. Eu mandei uma mensagem pra ele salvar meu número mas nunca ouvi resposta... Mandei outra um tempo depois e nada. E aí tive que partir o coração dos meus clientes que estavam torcendo pra eu me dar bem! Haha. Passou um tempo e o Facebook me sugeriu ele como amigo. Eilev.
Adicionei e para minha surpresa, ele é famoso na Noruega!!! Ele participa de vários programas de TV tipo "Dança dos Famosos" e até ganhou a última edição! Eu jamais saberia pois nem televisão eu tenho kkkkk. Outra oportunidade de ser "esposa de sub-celebridade" foi desperdiçada.

 Muitos do grupo não tinham estado na Europa e nem visto a neve... Por isso o ponto alto da viagem para muitos foi quando paramos nas montanhas norueguesas e eles literalmente se esbaldaram! Esse senhor do grupo ficou completamente doido! Saiu correndo com a jaqueta aberta, estava um frrriiiiooo, eu fui até ele e fechei a jaqueta e perguntei se não tinha um casaco mais quente e ele só sorria... Ficou literalmente sem palavras! Foi realmente muito divertido, fizeram guerrinha de neve, nem o cameraman (eu) escapou! 

Como eles eram vegetarianos, foi também um grande aprendizado para mim... Tudo precisava ser pensado antes em detalhes, eles não comem nem ovo! E por isso não gostam de ter a comida não-vegetariana por perto... Como era um grupo eu organizava de maneira que não causasse confusão pois se um deles come por engano algo com carne, ia ser realmente terrível! Comi em tantos restaurantes indianos, acho que eu realmente me adapto à tudo! E isso com certeza é muito importante nesse trabalho, mostrar que sou igual à eles e podemos sentar juntos e dividir uma refeição típica. Eles comem com as mãos mesmo, então antes e depois das refeições eles fazem fila indiana para lavar as mãos!

No final os adolescentes do grupo descobriram em qual quarto eu estava e meu quarto virou balada... Caixa de som, eles fazendo suas danças típicas e tirando selfies comigo. As meninas cantavam muito bem, parece que fazer aula de canto é normal por lá. Eles me agradavam de diversas maneiras, sempre faziam questão que eu aparecesse em todas as fotos deles, davam presentes, me elogiavam e me obrigavam a provar todas as comidas que ofereciam. Realmente muito carinhosos e incrível como fizemos uma conexão tão próxima sendo de continentes diferentes! Senti e sinto até hoje saudades e ainda mantenho contato com eles :)


Sobre as cidades visitadas, realmente um trajeto muito bonito!

Praga no verão estava esplendorosa como sempre! Vienna mexeu com meu coração (foto ao lado no Palácio de Schönbrunn com o grupo), Bratislava é tipo uma cidade pequena bem fofa com seu centro histórico e Budapeste... Que lugar maravilhoso para se terminar o tour...
Na foto abaixo, vista do Parlamento húngaro, o terceiro maior do mundo e com certeza o mais bonito! E eu, terminando o tour num cruzeiro no rio Danúbio (segundo rio mais longo do mundo) e agradecendo por esse trabalho e por Deus sempre colocar no meu caminho pessoas fantásticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!