quinta-feira, 19 de junho de 2014

Visita ao polo norte- Tromsø


Tromsø é a maior cidade do norte da Noruega com 70mil habitantes. É uma cidade universitária onde moram mais de 100 nacionalidades. A universidade de Tromsø é a mais ao norte no mundo.

Historicamente a cidade é importante por ter sido o centro de expedições de navegadores noruegueses famosos como Roald Amundsen e Fridtjof Nansen.

Há um centro de estudos sobre a aurora boreal, museus, restaurantes, jardim botânico, cervejaria e ótimos lugares bares e lugares para dançar. A cervejaria local se chama Mack e é motivo de orgulho local. As cervejas têm nomes que homenageiam a natureza do polo norte como urso polar (isbjørn) e aurora boreal (nordlys). A nordlys eu provei e gostei bastante, é uma cerveja escura.

A cidade fica rodeada por montanhas que ficam cobertas de neve, é realmente lindo. A chegada foi emocionante. Pela janela do avião pude ver o espetáculo da natureza, muitas montanhas cobertas de neve e fiordes. As montanhas me lembraram os Alpes franceses, onde estive 6-7 anos atrás.
No verão a neve chega a derreter por completo, normalmente em julho/agosto. Agora em junho ela está com neve no topo e já tinham turistas fazendo hiking. O hiking pode ser perigoso, todo ano morrem turistas lá e por isso não é recomendável se aventurar nas montanhas sem ter alguém local junto.

No mercado encontramos carne de baleia, de foca, de rena. Eu provei as 3. Carne de rena eu já tinha experimentado em Oslo, gosto muito. A carne de foca(foto ao lado) era vendida defumada, para comer como se fosse um queijo, um biscoito. Achei o sabor forte, não era ruim mas também tava longe de ser bom. A de baleia comi com pão, fizemos sanduíche de baleia! O sabor não era tão forte como a foca mas a carne também era escura.

Encontrei com renas em diversos momentos. Pertinho de mim pastando ao lado do ponto de ônibus, parando o trânsito no meio da madrugada quando voltávamos de táxi, na culinária local e até mesmo como recheio de pizza da pizzaria do aeroporto.


Entre os dias 18 de maio e 26 de julho pode-se ver o sol da meia-noite ou seja, o sol não se põe, fica brilhando 24 horas. É ótimo no sentido que te dá energia para fazer coisas à noite, andar pela rua sem estar escuro, sair de uma festa e estar o dia claro... Mas o lado ruim é que na hora de dormir o corpo não entende que é noite rsrs.
A foto abaixo foi no dia em que eu cheguei, meia-noite e meia.
Os museus são ótimos e mais baratos que em Oslo. Fui à dois museus gratuitos com exposições de pinturas, fotografia e um documentários sobre marinheiros russos. Esse documentário mostrava um pouco do dia-a-dia deles e mostrava a visão que eles tinham sobre os noruegueses. Divertidíssimo. Eu fiz questão de tirar fotos das frases para guardar bem o choque cultural que eles tiveram. A Rússia e a Noruega estão bem próximas e chegam a fazer fronteira no norte da Noruega.

Mas de todos os meus museus, o meu preferido foi o artic museet. Lá eu aprendi sobre a vida no ártico, animais e sobre as expedições de caçadores no ártico e em Svalbard (ilha onde tem os ursos polares). Incrível! Desde 1600 já haviam caçadores indo a Svalbard. Eles buscavam aventura, desafiar a si mesmo e também vender as peles dos animais caçados (rapousas, ursos polares, focas por exemplo). Numa jornada dessas, ninguém poderia garantir que voltaria vivo. Havia inclusive algumas mulheres corajosas nesse meio! Os ingleses e holandeses estão entre os primeiros a explorar essas terras geladas. Iria morrer sem saber isso... Eu amei esse museu. Gostaria de voltar lá. (Abaixo foto do crânio de um musk, animal quase em extinção- demorei para entender que era de verdade e não uma brincadeira de mal gosto)

O polarium foi também super legal. Lá você encontra aquários onde vê focas, peixes, king crab, estrelas do mar etc.  Tive sorte de conhecer um rapaz que trabalhava lá dentro e fui escolhida para interagir com uma foca :) Elas fazem um espetáculo, obecem a comandos, e me deu um "hi five" (tocou na minha mão). Eu quase chorei rsrs. Elas são muito inteligentes, fofas!

As pessoas... Me surpreenderam. Da melhor maneira possível. Para falar a verdade, nunca tinha sido tão bem acolhida na Noruega antes. Elas são muito abertas a falar com desconhecidos. Em 4 dias em Tromsø, conheci vários noruegueses que foram muito legais comigo. Vi a abertura da Copa do Mundo na casa de uns noruegueses amigos de um amigo e comi pizza feita por eles (acho que ninguém em Oslo nunca me abriu a porta da casa tão facilmente). Num outro dia, conheci um casal e a moça foi extremamente simpática comigo. Eu realmente fiquei chocada e por um momento desconfiada quando ela me abraçava e dizia que gostava de mim, que eu poderia voltar e ficar na casa dela. Na loja, uma moça pediu licença para poder passar. Em Oslo as pessoas ficam coladas nas tuas costas até você se mover mas não pedem licença. Enfim, as pessoas em Tromsø são nota 10! Verdade também que bebem bastante... E todos, todos sem exceção que conheci usavam o tal do snus (um tabaco que grudam na gengiva).

O clima é instável. Na semana anterior à minha ida fez 28 graus. Quando cheguei estava sol e nem frio nem calor mas nos dias seguintes estava nublado, às vezes chuviscava e eu senti frio com os dois casacos leves que levei (usei um por cima do outro). Conclusão, comprei toca e luva na H&M pra segurar a onda e continuar batendo perna pela cidade e tomei café pra aquecer e esquecer que estava com frio. Então recomendo, mesmo no verão, quem for visitar levar uma roupa mais de outono e algo para dias mais quentes caso tenha sorte. Próximo a Tromsø, 40min de carro tem um lugar de praia lindíssimo chamado Sommerøya. Estava nos meus planos ir até lá mas como o tempo não colaborou eu deixei para ir na próxima vez.

Resumindo: natureza linda e pessoas acolhedoras me fazem querer voltar logo. Quem sabe eu crie coragem de ir no inverno para tentar ver a aurora boreal.

Atualizado em 6 de março de 2016. Retirado da minha agenda com anotações pessoais:

Ao se aproximar do pouso, contemplei a vista das montanhas semi-encobertas de neve. No meio, os fiordes. Uma paisagem lindíssima, a beleza em seu estado natural. Perfeita. Foi de tirar o fôlego. Junto a isso, a emoção de estar na cidade mais ao norte no mundo. Incrível eu, do hemisfério sul, estar aqui. Eram 23:35 da noite quando pousamos e em alguns minutos mais viria outra emoção: vivenciar o Sol da meia-noite. Tromsø é uma cidade universitária com mais de 100 nacionalidades diferentes vivendo aqui. Rodeada por montanhas, me lembrou os Alpes. Ouso dizer que não perde em nada. O povo é mais aberto pra falar com desconhecidos do que em Oslo. Isso porque necessitam de amigos p/ sobreviver mentalmente por 2 meses de escuridão total e 7 meses de inverno. Na primeira noite eu vi "glese". Foi lindo. O pescoço longo me lembrou uma cegonha. Na manhã seguinte, no ponto de ônibus vi uma rena pastando. No museu polar aprendi sobre as expediçõs à Svalbard onde os cacadores iam desde 1.600 motivados pela aventura e lucro com a venda das peles dos animais. Nem todos voltavam vivos. No museu tive um momento iluminado quando entendi melhor a cultura norueguesa de acordo com o relator a seguir: "Isbjønkogen" de Henry Rudiisb- Polarlitteratur (Literatura Polar)

"Nå er det vel slike krefter å vinne over andre steder enn i fangsthytta og, her nede i samfunnet for eksempel. Men der oppe trer de så klart i dagen, de står fram i sine enkle fakta: klemme på eller gi seg over.
Slik forenkles livet for fangstmannen, overvintreren.
Det må være dette som tiltaler oss til å snakke om frihet. Vi har ryggen fri, og det er blanke våpen som skal brukes i kampen.
For den som greier seg. På sitt vis blir naturen omkring en venn, den blir vakker, og en kjenner seg på en måtte ett med den.
Tåperen blir en fiende av den, vil spy når han tenker på den gnagende vinden, den tærende frosten, de snoue, iskalde vidder og fjell.
Vinneren til lengte tilbake. For ham var stillhet ikke redsel, men den kjærkomste bakgrunnen for tilværet og dette er min filosofi. Å brenne bruene bag seg er et godt prinsipp. I stort og smålt. Det er dette polaregnene tvinger en til. Jeg trur mennesket liker det. En går i denne skole og blir en tusenkunstner og pokker tik kar- i all beskjedenhet sagt.
Jo, vi lengter tilbake,- alle mann."


5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? :)

    Nossa, muito bom seu post! Super bem escrito, bem detalhado e repleto de conteúdo cultural! As fotos também estão ótimas! Adorei saber desse lugar, sobre o qual eu ainda não tinha ouvido falar. Deu vontade de ir para Tomsø agora mesmo, rsrs! É sempre muito bom estar num lugar onde somos tão bem recebidas!
    Beijos!
    M.
    CaseiComOMundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi M.M., que bom que você gostou. Lá é realmente fantástico, recomendo!
      Abraços, Marcela.

      Excluir
  2. Que legal. Eu deveria hoje estar correndo a maratona de Tromso, infelizmente nao deu e fica pro ano que vem, mas um amigo está lá reresentando o Brasil. Bem legal ler o post.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah você mora por lá? Imagino que devem ter brasileiros também, que legal! Amei a cidade. Bjs

      Excluir
  3. Marcela, eu amei seus posts sobre a Noruega e amei sobre Tromsø, meu noivo mora la e em Janeiro vou para lá tambem, estou ansiosa e seus posts me.ajudam muito obrigada!! bjs

    ResponderExcluir

Comente aqui!