quinta-feira, 13 de junho de 2013

"Brasileiros no exterior ainda sao invisíveis"

Pessoal atencão à matéria do site BBC Brasil que entrevistou a antropóloga americana Maxine Margolis que pesquisa a imigracão brasileira.Para ler o artigo completo clique aqui.

Parte da entrevista:

"A senhora afirma que a sociedade formada por brasileiros no exterior é caracterizada pela falta de instituições de base comunitária bem desenvolvidas. Por que isso ocorre?
Margolis - Os brasileiros são muito menos organizados do que outros grupos de imigrantes, como coreanos, por exemplo. Mas acho que um dos principais motivos é porque já chegam ao país de destino achando que vão voltar ao Brasil. E pensam: "Por que perder tempo?" (formando associações e se organizando). Seu objetivo é ganhar dinheiro e sair.
Mas mesmo no Brasil, há muito menos associações do que nos EUA, por exemplo. Tenho um amigo americano que sempre diz que no Brasil não há clubes de jardinagem, clubes de culinária, clubes de leitura, não como nos EUA. Então, quando chegam aqui é a mesma coisa."

"BBC Brasil - A senhora se dedica há mais de 20 anos a estudar os imigrantes brasileiros. Como o perfil desses imigrantes evoluiu?
Maxine Margolis - Na década de 90 a grande maioria era das classes média e média baixa. Tinham estudado mais que a média da população brasileira. Encontrei muitos que tinham educação universitária. De 2000 para cá, baixou o nível educacional.
Nos EUA, na década de 90 a grande maioria chegava de avião, com visto de turismo. Depois de 2001, ficou mais e mais difícil conseguir um visto de turismo, por causa do 11 de Setembro. Então, a classe mais baixa que queria "fazer a América" chegou via México, com a ajuda de "coiotes", atravessadores.Maxine Margolis é autora de vários livros sobre imigrantes brasileiros
Antes, a maioria dos imigrantes brasileiros nos EUA vinha de grandes cidades. A partir de 2000, chegaram brasileiros vindos da zona rural. Hoje em dia, há muitos de Rondônia, Acre, Goiás.
Maxine Margolis

(Seu perfil) é mais ou menos o mesmo. poucos estão chegando, há mais brasileiros saindo, por causa da recessão nos EUA e na Europa e porque talvez tenham mais oportunidades no Brasil, devido ao crescimento da economia."

Outra matéria interessante onde você pode pesquisar por profissão onde há demanda daquele profissional no mundo:
Os 20 profissionais estrangeiros mais procurados no mundo.

Gostaria de compartilhar o website http://www.bbc.co.uk/portuguese/ que ate agora foi o de melhor conteúdo informativo online que encontrei. Nele vocês encontrarão tambem varias outras materias sobre imigracão. Boa leitura!

Obs: Se souberem de outras materias sobre imigracao, Noruega etc. por favor compartilhem comigo.

2 comentários:

  1. Adoro matérias envolvendo imigração! Obrigada por compartilhar. Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Sandra, ainda bem que pelo menos alguém gostou rsrs
      Esse jornal sempre tem matérias sobre imigração. Bom findi pra vc também! Bjs

      Excluir

Comente aqui!