quarta-feira, 27 de março de 2013

Trabalhar com noruegueses

Trabalhando com noruegueses, tive uma percepção completamente diferente deles. E muito mais positiva. Já tinha ouvido falar que trabalhar com eles é ótimo e que eu teria uma experiência boa, mas a gente só entende quando acontece conosco, não é mesmo?
Vou compartilhar com vocês sobre o quê me impressionou aqui até agora.

-O respeito
O respeito com que os noruegueses tratam os funcionários é impressionante. Ainda não presenciei nenhum chefe sendo autoritário nem humilhando ninguém. Muito pelo contrário. O chefe do departamento quando quer falar com alguém pergunta:-Fulano, você tem disponibilidade para vir aqui um momento? Ninguém olha de cima para baixo para os outros, nem para mim que sou estrangeira. As pessoas agradecem quando você faz algo para elas, mesmo esse sendo o seu trabalho.

-A discrição

Ninguém expõe sua vida pessoal. Até comentam coisas como: o que vão fazer no feriado, sobre viagens, se tem filho ou não, coisas assim. Mas de maneira geral, acho eles pessoas discretas, o que é bom, cria mais respeito e menos desgaste.

-A igualdade

Fiquei de boca aberta quando vi que todos, eu disse todos, sentam na mesma mesa e comem da mesma comida, nos meus talheres e pratinhos ( bem simples). Do gerente geral à faxineira, e passando por mim. Rsrs. Quando eu trabalhei numa multinacional no Brasil, eu NUNCA nem vi onde os gerentes comiam, imagine sentar lá. (Vai que eu pudesse transmitir alguma doença de pobre, né? Rsrs). O gerente geral já puxou assunto comigo algumas vezes, e eu no início ficava um pouco nervosa, porque nunca no meu ambiente de trabalho isso aconteceu antes, com sorte os diretores falavam bom dia. Meu chefe inclusive me ofereceu carona até o metrô, porque nessa época de páscoa tem menos ônibus rodando. 

-Costumes diferentes

Em uma ocasião, uma funcionária que tem um filho pequeno levou ele pro trabalho. Ele estava com febre e por isso não foi aceito na creche naquele dia. Então ela por algumas horas trabalhou com o neném ao lado, sentado na cadeirinha dele.

Um rapaz que trabalha na minha sala de vez em quando leva o cachorro, que fica deitado no seu lugar até que alguém o leve para dar um passeio pela empresa. O Valder não late nem faz suas necessidades lá dentro. Somente na rua. Até os cachorros são educados nesse país, imagine o que os cachorros noruegueses iam pensar dos brasileiros mijando nas árvores na rua? Kkkkkk.
Esse é o Valder, fazendo sua casinha com o lençol. Eu sou apaixonada por ele!





Atualizando:
Tinha esquecido de contar da cesta de frutas que chega toda segunda e quarta-feira para os funcionários de graça além das máquinas de café, chocolate quente, cestinha com chás etc. (isso também tem no Brasil, eu sei). E do pølsefredag que tem lá empresa. O pølsefredag é uma sexta-feira de cachorro-quente traduzindo literalmente. Toda última sexta-feira do mês ocorre esse esperado evento (mais por eles do que por mim rsrs) em que você pode comer o quanto quiser cachorro-quente. Patrocinado pela empresa, tem alguns que já bateram o record de 12 em um dia. Nei, takk!

-O salário

 Trabalhar e ser bem paga, sem aquele sentimento de: Trabalhei todas essas horas para ganhar essa miséria não tem preço!

5 comentários:

  1. Que legal! Os noruegueses são super educados mesmo!
    E eles têm um negocio de ser politicamente correstos, seguidos a risca! (Muitas vezes)
    Que lindinho o cachorro educadinho que fica quietinho enquanto o dono trabalha! Educação é outra coisa, não?!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cachorros daqui são muito fofos Danielle... Me dá até vontade de ter um, mas será que eu ia saber educar? Rsrs

      Excluir
  2. Marcela, a gente que vem de um país com a mentalidade "escravagista" acaba mesmo se impressionando com a forma de como uma sociedade igualitária funciona. Aqui na Suíça, pelo que ouço, deve ser bem parecido como na Noruega. A diferença social aqui é praticamente invisível e o respeito prevalece nas relaçoes sociais e de trabalho. Aqui colega de trabalho é colega mesmo, para a relação evoluir para uma amizade leva-se tempo. Por outro lado a sua vida pessoal é preservada e isso é muito bom. Adorei o post. Boa Páscoa e bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Páscoa Sandra! Embora seja ótimo trabalhar com eles, estou adorando ter uns dias de folga rsrs

      Excluir
  3. Marcela amei seu blog, vc é mto educada! Gostaria de saber mais de vc. Como conseguiu ir pra Noruega? É casada com norueguês? Ou mora sozinha? Pergunto isso pq como o Thiago tenho amor pela Noruega, Suécia, Dinamarca. Qual capital é maior e mais bonita? Desde adolescente sou curiosa pela Noruega. Sou Fisioterspeuta, como é minha profissão ai? É considerada nivel técnico ou superior? Meu sonho é me casar com um norueguês e morar em Oslo. Tenho colega casada na Dinamarca e uma amiga que mora na Espanha que vai casar com um norueguês. Se puder me ajudar com as perguntas, te agradeço desde já. Tenho 43 anos, sou evangélica. Ai tem igrejas Assembléias de Deus, Batistas...? Como é a vida espiritual dos noruegueses? Quero ser sua colega. Meu email: vandatatagiba@hotmail.com
    Abraços,
    Vanda

    ResponderExcluir

Comente aqui!