quarta-feira, 7 de março de 2012

Vilnius, Lituânia

  Eu li em algum lugar que "o que faz um lugar especial sao as pessoas, sem elas o lugar é apenas um espaço vazio" pois Vilnius, a capital do país báltico Lituânia, tem sido uma estadia muito especial. Eu tive a oportunidade de encontrar 4 lituanos ( será que tá certo chamá-los assim? Soa esquisito. rs) e foram pessoas muito simpáticas, inteligentes. O mais interessante é que 2 das meninas falam norueguês, e o rapaz que conheci fala português e toca pandeiro. Quando perguntei a ele onde aprendeu, ele disse que ouvindo Caetano Veloso, Gilberto Gil. Mas que grandes professores de português ele teve, e que delícia encontrar gente interessada de verdade na cultura brasileira por aqui. Existe um restaurante brasileiro aqui, com rodízio e tudo, chama-se Brazil Grill. Mas a carne de boi mesmo passou batida... Passou peru, frango, porco...rs. Mas eu já esperava por isso. No restaurante e casa de vinhos Mimosa comemos um bife com bacon e molho de vinho que estava de dar água na boca, mais uma cerveja ( deliciosa por sinal) saiu por uns 30 reais ou 100 coroas norueguesas. Foto abaixo:



 Em um curto resumo, Vilnius é: Limpa, histórica, com bons restaurantes e preço super acessível, pessoas simpáticas, muitas igrejas e arquitetura para serem admiradas.


 O centro histórico da cidade foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO, e andando por aquelas ruelas depois de ter visitado o museu de genocídio, KGB e ter lido um pouco sobre o quanto o povo daqui já sofreu com invasões nazistas e da união soviética por anos e mais anos, parte da sua população foi morta, presa, torturada e impedida de exercer liberdade de religião, política e pensamento, fico impressionada ao observar como tudo ainda está de pé, o povo se reergueu. Naturalmente, todas as desgraças que já aconteceram aqui deixaram marcas, e eu precisaria de muito mais tempo para compreender um pouco mais de tudo isso que aconteceu e como afetou o povo.
  Existe bastante desemprego aqui, por isso muitos lituanos se mudam para outros países para trabalhar. Já conheci alguns na Noruega, e descobri que norueguês é uma língua popular para se aprender nos cursos de idioma daqui.
  As pessoas são bonitas, de maneira geral altas e brancas, algumas com cabelos pretos e olhos azuis expressivos, e muito melhor arrumadas do que as norueguesas. Apesar da neve no chão que o torna super escorregadio, elas usam salto alto. Chapéu, luvas e cachecol combinando, maquiagem e unhas feitas. Parece que cuidar da aparência é importante aqui, talvez pela competitividade ser grande, talvez pela desigualdade entre os sexos.

  Fiquei curiosa para saber o porquê de ter tantas igrejas aqui, também o que move a economia daqui. Perguntei aos lituanos que encontrei, mas não souberam responder.

Dicas:
1- Sempre peça a alguém para chamar um táxi para você, inclusive quando chegar à cidade, é mais barato alguém te buscar no aeroporto mesmo que reservado por um hotel do que simplesmente chamar um táxi na rua. Eles se aproveitam dos turistas. Pagamos 90 litas por um táxi do aeroporto até o hotel e depois descobrimos que se tivesse alguém esperando por nós lá seria 60 litas.

2-Pegue um mapa da cidade e ande pelo centro histórico, é possível fazer tudo à pé.

3-A cerveja daqui é uma delícia, mesmo para aquelas que não amam cerveja, como eu, vale a pena provar.

4-Traga roupa de frio pois eu achei aqui mais frio que Oslo.

Venha conhecer, vale a pena!

4 comentários:

  1. Gostei demais de sua descrição da Lituânia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela, adorei sua publicação.
    Gostaria de uma ajudinha e não sei se consegue me ajudar....tenho uma amiga que esta indo para Vilnius, Klaipéda, Nida e Palanga, você conhece algum receptivo ou algum guia que fale português ou inglês para ajudá-los a explorar esses lugares?
    Ela vai fazer um documentário sobre Ambâr.
    Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir

Comente aqui!