segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Iranianos são condenados à morte por serem cristãos, e a Noruega? O que faz?

Queridos leitores,


Domingo passado vivenciei algo que me marcou muito. Frequento uma igreja evangélica aqui a algum tempo, e desde que cheguei lá reparei em um rapaz muito educado que fica monitorando o sistema de som do louvor da igreja. Uma vez ele fez um slideshow com uma mensagem muito bonita, que inclusive tocou muito a mim e H-P. No domingo passado, o pastor fez um pedido de oracão pela família dele que pediu asilo à Noruega por serem cristãos e correrem risco de morte ao voltar para o Irã, país em que a maioria da populacão não concorda com o islã, porém são obrigados a se convertem à religião que está no poder do país para não serem condenados como criminosos.
 Lá não somente o cristianismo é proibido, assim como qualquer outra religião. E o pedido de refúgio à Noruega foi negado e segundo o pastor, o governo diz não acreditar que eles sejam realmente cristãos. Todos se emocionaram muito ao orar pela família, inclusive o pastor que é norueguês e disse que vivemos em um mundo injusto. A família recorreu e vão ter 3 audiências essa semana, em que o pastor será testemunha de que eles frequentam a igreja há 2 anos. Eles são 4, os pais e um casal de filhos jovens. Conversei com a menina e ela me contou um pouquinho da saga deles. Eles moram aqui há 4 anos, nos primeiros 2 anos receberam ajuda do governo, frequentaram curso de norueguês etc. Então veio a primeira resposta negativa, e toda a ajuda foi retirada. Eles não possuem documentacão aqui, nem personalnummer nem nada. Por isso não podem trabalharnão tem conta no banconão tem médico, nenhuma assistência. Os irmãos são alunos da escola bíblica, enquanto a mãe cozinha na igreja para os alunos da escola e o pai trabalha também, não perguntei o que ele faz. A menina me disse que conheceu um rapaz do Irã que mora aqui desde crianca e eles se amam e querem se casar, porém como ela  não tem documentos isso ainda não foi possível. Todos eles falam norueguês e ao que me parece, são pessoas interessadas em trabalhar. Eu perguntei à ela se conhecia outros iranianos aqui. Ela disse que muitos, alguns legais- que vieram como refugiados políticos- e outros que estão ilegais há muitos anos, inclusive uma família que está nessa situacão à 8 anos. Pois é, para quem achava que ser refugiado na Noruega era uma molezinha, essa é uma história que mostra como tem gente sofrendo aqui, com medo de ser deportado e morto, com medo de tudo e lutando e contando com a ajuda de terceiros para sobreviver. Isso tudo me fez pensar de como temos sorte de vir de um país onde temos liberdade para sermos quem quisermos, e que apesar de muitas vezes acharmos que a Noruega é um país de "bonzinhos" e "inocentes" tem muitas coisas acontecendo que muitas vezes nem tomamos conhecimento. Finalizo com a reportagem que vi no jornal nacional falando sobre esse mesmo assunto. 




10 comentários:

  1. A vida é tão injusta para algumas pessoas ... essa história chegou me deixar super triste!
    Só em pensar que eles matam qualquer mulçumano que se converte ao cristianismo, é muito muito triste! Vi esse link que voce publicou hoje, e fiquei indignada com o Irã! É complicado a situação deles, esterei orando por eles!

    ResponderExcluir
  2. Sim, realmente às vezes tem pessoas ao nosso redor com uma história de vida que nem imaginamos! Isso que fiquei pensando, normalmente as pessoas olham para or refugiados com preconceito e julgam, como aproveitadores do sistema, até eu mesma já senti/pensei isso olhando para alguns, mas na verdade a gente nao sabe o que aquela pessoa passou pra ter uma vida digna aqui... Bem, tudo que podemos fazer é orar por eles, e que o governo da Noruega tenha sabedoria para julgar quem tem o direito ou nao de ficar aqui.

    ResponderExcluir
  3. O mundo é injusto? Reclame com o Administrador...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente os administradores somos nós mesmos, e é muita gente para se reclamar com. Culpar a Deus ou ao diabo é uma solucao simplória demais, difícil é se olhar no espelho e ver onde errou e fazer melhor da próxima vez.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Marcela, isso realmente me chocou. Sou evangélica também, vivendo na Alemanha e assisti estarrecida esta notícia sobre o iraniano condenado à morte. Mas presenciar esta história, como vc presenciou, é realmente muito marcante e impactante. Um alerta para que nós possamos orar pelos nossos irmãos ao redor do mundo. Estarei orando esta família e acompanhando seu blog. Gostei muito (postei um comentário agora a pouco num outro texto seu feito em janeiro). Abraços e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que muitas pessoas dizem ser contra a intolerância religiosa, mas infelismente no que tange o Cristianismo, ele sempre será atacado.Talvez nem sempre com a morte de um fiel, mas os evangélicos são perseguidos sim: na faculdade, no trabalho, na mídia, até mesmo dentro da própria família.

    Eu acho que liberdade religiosa exista para as pessoas de outras fé,mas não para os evangélicos.Até a própria Globo pinta como ignorantes e idiotas em novelas e isso é triste.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com você Gisley, estou cansada de ver comentários intolerantes contra os evangélicos no facebook, por exemplo. E também já ouvi gracinhas de familiares e colegas que julgam um evangélico fanático por todos. Mas enfim só podemos continuar fazendo nossa parte e tentando explicar aos interessados em ouvir que nao é bem assim.

    Mateus 10:22 "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo".

    ResponderExcluir
  9. Bom, por falar em assuntos religiosos, aproveito a deixa (risos)... acompanho seu blog à 2 meses desde que ganhei uma bolsa de extensão da facu aí na Noruega, vou p'ra Tromso... meu alojamento tem muçulmanos que colocaram um monte de códigos de comportamento antes mesmo de eu chegar, alguns são assustadores (não posso levar a Bíblia)... meus mestres daqui estão preocupados e estão tentando me mudar de alojamento p'ra não me atrapalhar, na sua opinião, devo me preocupar? como eles são aí na sociedade Norueguesa? isso pode me atrapalhar no que tange ao aprendizado da língua e cultura? (é proibido ter vida noturna, segundo eles) Você poderia me ajudar?

    Gustavo Schultz, 22 anos, Floripa

    ResponderExcluir
  10. Oi Gustavo. Estou muito surpresa com o que você está passando. A Noruega é um país de maioria cristã, e além disso, as pessoas prezam muito a liberdade aqui. Nunca tive uma experiência parecida com o que você descreveu nesse comentário, e claro, achei um absurdo. E tenho certeza de que a maioria dos noruegueses também acharia. Dito isto, a primeira idéia que tive para te ajudar é que você torne essa situação conhecida por alguém que possa realmente te ajudar. Quem seria essa pessoa? Pergunta um pouco difícil para eu responder. Que tal começar mandando um e-mail para o consulado da Noruega no Brasil expondo a situação e pedindo uma orientação? E não se esqueça de colocar o LINK de onde você leu essas proibições no e-mail, porque senão é capaz de nem acreditarem em você. Também o campus da faculdade onde você vai estudar, tenho certeza de que se as coisas são assim por lá, você não é o primeiro a passar por uma situação dessas. E creio que há algum organizador dos estudantes internacionais, pois afinal de contas os próprios muçulmanos de lá são estrangeiros, não é mesmo? Então você poderia contactar também essa pessoa. E por último, se nada der certo, contacte a polícia e até mesmo algum jornal para tornar isso público, pois na Noruega existe a LIBERDADE RELIGIOSA.
    Você me perguntou como eles são na sociedade daqui. Eu não tive muitas experiências com eles ainda para te dizer ao certo, mas conheci alguns que estudavam ou trabalharam comigo. Para mim são pessoas normais como quaisquer outras, talvez mais reservados e fechados entre eles. Nunca tive nenhum problema com eles, mas também nunca tinha muito convívio. Sei que existem os mais religiosos e os menos, assim como em toda religião. Boa sorte Felipe, espero que você tenha uma ótima experiência, e se tiver mais alguma coisa em que eu possa ajudar é só escrever.

    -Marcela.

    ResponderExcluir

Comente aqui!