sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tabu da Noruega e tabus do mundo

Não sei de onde surgiu o assunto, talvez ao observar como meus avós estão velhinhos, como minha avó está reclamona, ultra sensível e até meio chata. Meu avô continua o mesmo tagarela de sempre, cheio de bom humor e zuando todo mundo. Cara, ele tem 70 anos. São 50 de casados. Isso é coisa pra caramba. Apesar dele ser essa pessoa light, ele disse outro dia e já disse várias vezes: envelhecer é uma doença. Eu tento rebater e dizer que ele ganhou experiência e sabedoria mas... Quem sou eu pra falar sobre isso? Eu ainda não cheguei lá. Mas isso me fez pensar que a velhice no Brasil é um grande tabú. É difícil ver velhos trabalhando por aqui, e os que vejo estão sempre tentando parecer mais novos. Inclusive, uma das mudanças que aconteceram por aqui, para não dizer que nada mudou, foi de apresentadora do jornal nacional. Sai a Fátima Bernardes e entra a mais nova e bonita Patrícia Poeta. Ser feio aqui também é péssimo, especialmente para as mulheres que vivem em um turbilhão de compromissos para melhorar a aparência. Faz unha, cabelo, depilação e a puta que o pariu mais. Estou tão feliz que me livrei dessa escravidão.

Eu imagino que ser gordo seja um tabu na França, porque lá eles amam comer bem e comem tudo em porções pequenas... Lembro que meu ex-namorado francês comia menos do que eu e, quando na França com ele comecei a devorar um saco de croissants- para comemorar a viagem até lá, claro!, fiquei sem graça quando ele me olhou sério e perguntou: você sabe quantas calorias tem em um croissant? É como um prato de sobremesa de macarronada! Depois disso eu continuei comendo, só que em ritmo mais lento e com peso na consciência.

Agora falando da Noruega... Perguntei ao H.P. qual era o maior tabú de lá. Ele pensou e disse: ser feio. Tá, vá lá, acho que ser feio é tabú em quase qualquer lugar. Pensa mais vai... E juntos, chegamos a uma conclusão: ser pobre. Wow, que loucura! Morar em um lugar em que ser pobre é um tabú. Quando sabem de alguém que "não sucedeu na vida" os noruegueses se perguntam o que deu de errado na vida daquela pessoa porque lá, o normal é se dar bem. H.P. me disse uma frase marcante: não tem pior lugar para se ser pobre do que um país rico.
De onde eu venho, não é vergonha nenhuma não ser rico, muito pelo contrário, o normal é batalhar. Aqui realmente é outro planeta.

8 comentários:

  1. Envelhecer é complicado, mas acredito que muito mais no Brasil do que aqui, complicado pros idosos e pra familia, tem todo o lance da culpa, das cobrancas, das carências. Na NOruega as pessoas vivem mais a própria vida, o catolicismo não demorou tempo suficiente pra implantar bem a culpa na cabeca das pessoas, e as pessoas também não sõa tão preconceituosas, se ver velhos namorando, morando juntos, saindo pra bailes dancar, vivendo a vida, coisa que no Brasil também acontece, mas lá com muito mais preconceito, principalmente se forem pobres, a vovó rica pode namorar, sair, viajar e se divertir, a vovó pobre vai ficar acabada em casa esperando visitas e cuidando ainda da família, na maioria das vezes.
    Eu acho que ser pobre na Noruega näo é bem no sentido pobreza total, mas no sentido de a pessoa chegar a idade adulta sem ter um emprego e um teto, porque oportunidades existem, antes existiam muito mais, mas é preciso esforco e economia também. Sei de muitos porões alugados, então a demanda é grande. Mas ricos mesmo aqui são poucos, e os da classe média vivem com muito menos luxo do que a classe média média do Brasil, pelo menos é o que eu vejo.
    Já gordo sofre em todo o mundo, acho.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana, pois é concordo com você, acho que gordo sofre preconceito em toda parte, fiquei surpresa em saber que até nos EUA isso acontece, apesar de lá ser o país do fast food e ter o maior número de obesos no mundo.

    Olha não acho que a classe média do Brasil tem mais luxo que a da Noruega não, as coisas são tão caras- pelo menos no Rio de Janeiro- e quem tem filhos tem que pagar tanto para dar uma boa educação a eles, acho que no Brasil se gasta muito mais para viver e ter um padrão de classe média do que na Noruega.

    Mas fico mesmo impressionada é de como as pessoas estão "mal acostumadas" ou seria bem acostumadas na Noruega? Me parece que a exceção é quem não está bem financeiramente ( sem contar imigrantes). Um amigo meu norueguês disse que na Noruega 70% dos adultos tem casa própria, é um número bem alto, será que é verdade?

    ResponderExcluir
  3. Marcela, acho que essa informacao de 70% dos noruegueses teram casa propria e meio balela, acho que todos eles tem um financiamento (que por sinal aqui e super facil pra eles). Bom, pelo menso aqui na minha vilinha sei que todo mundo ta financiando tudo e por um tempo longuissimo. As pessoas gastam dinheiro tirando ferias em ressorts cafonas nas ilhas canarias mas so comem kjotcake e salsicha. (ai desculpa, tou sendo meio mà mas è verdade)
    Mas sobre o post, me mijei de rir com voce "se livrando" das coisas de mulherzinha. Realmente aqui nao tem essa. Eu nunca me senti mal por nao fazer unhas aqui. Ja no brasil eu era quase sapatao por nao ter saco de fazer a unha :D
    E sobre ser pobre, deve ser meio sinistro mesmo voce ter tido escola, biblioteca, enfim, um mundo de possibilidades e mesmo assim voce nao ter sua casa. Mas... meio bobo ter vergonha ne?

    ResponderExcluir
  4. Oi Glenda, nem todos conseguem financiamento, é preciso ter 20% ou 10% do valor da casa que se quer comprar pra conseguir o financiamento. Mas a porcentagem de quem tem casa própria ( com financiamento, muitos deles é verdade) é alta comparada com o resto do mundo. Verdade concordo com você sobre ter tido muitas possibilidades e ainda assim nao se dar bem, mas algumas pessoas erraram, fizeram escolhas que nao foram muito inteligentes e depois acabam pagando por isso. Agora ter vergonha é um sentimento comum aqui, parece que quem nao tem a vida perfeita é visto estranho... E dinheiro para eles é muito importante, nao sei se você já reparou nisso.

    ResponderExcluir
  5. pois e, dinheiro pra eles emuito importante. mas que que eles fazem com o dito cujo?
    aqui na minha vila vejo as pessoas usarem as mesmas roupas, sem nada de mais, indo todos os anos pro mesmo resort cafona nas ilhas canarias, e comendo salsicha e kjotkake. onde eles gastam dinheiro? comprando casaco bergans?
    no comprendo *<*

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu e o meu namorado gostavamos imenso de ir para a Noruega uma vez que ele é psicólogo clinico e somos portugueses( a situação aqui está horrivel e nao dao emprego para medico nenhum mesmo havendo a necessidade) e nao me importava de ser uma "roommate", sim porque por cá pobreza está em crescimento e também temos o habito de poupar (que já nem dá =S ) . Temos algum receio de ir pois nao conhecemos ninguem que nos possa ajudar, mas com casa partilhada ja era uma boa ajuda =) obrigada por partilhar

    ResponderExcluir
  7. hahaha Glenda, já ri muito contigo... Vai ver dentro da casa deles tem muitos cofrinhos cheios de moedas de ouro!

    ResponderExcluir
  8. Oi Inês, que lamentável essa situacão em que Portugal está no momento. Espero que esse país que nos colonizou e já foi tão rico consiga se recuperar! Em relacão ao quarto aqui em casa, já está alugado. Mas te desejo boa sorte e te dou um conselho: Junte um dinheiro e se possível aprenda norueguês antes de vir para cá, pois emprego sem falar norueguês é difícil e a vida aqui é muito cara. Abracos e tudo de bom para vocês, Marcela.

    ResponderExcluir

Comente aqui!