domingo, 6 de janeiro de 2008

Historia de amor em Paramaribo



Aqui estou eu novamente, em Paramaribo, a quase desconhecida capital do Suriname. Dessa vez de passagem, era para eu dormir aqui apenas uma noite mas devido à uma greve no aeroporto meu vôo está atrasado e vou voar pra Belém só amanhã...

Estou hospedada no melhor hotel da cidade, aliás, no quase melhor, estou no Eco Resort que pertence ao Torarika, que é mais luxuoso e 2x mais caro. O bom é que posso usar a piscina, jaccuzi, academia de ginástica e tudo o mais do Torarika incluido na minha hospedagem do Eco Resort. ( para que estou escrevendo isso tudo? Ninguém que eu conheço vai visitar o Suriname mesmo... rs)

Pois então, passeando sozinha num deck com vista pro mar dentro do Torarika eu vejo um casal sentado conversando, pensei bem se ia até la ou não, pois não queria atrapalhar o romance, mas fico feliz que eu decidi ir. Esse casal é sem dúvida alguma especial. O rapaz é negro, natural do Suriname e a moça é loira, holandesa. Eles seriam um casal normal apaixonado se não fosse por um detalhe: ele é surdo. Eles olharam para mim simpaticamente e eu tentei gesticular o pouco de LIBRAS ( língua brasileira de sinais) que eu ainda lembro. Surpresos que eu faço os sinais especiais para surdos, a gente começa uma conversa. Eles me contaram que vão se casar em breve e ela vem morar aqui no Suriname com ele. Fiquei impressionada ao pensar sobre como pessoas que pertencem a mundos completamente diferentes conseguem superar todas as diferenças e se amar! Nossa, isso realmente é muito bonito, como eu queria ser assim, como essa moça, quem sabe o que ela já viveu mas ela abriu mão de sua terra natal e sabe lá quantas coisas para ficar com esse rapaz. E a paciência de traduzir toda a conversa para ele? Porque não me lembro mais muito bem dos sinais que aprendi anos atrás e além disso, os sinais mudam de lugar para lugar, então não é tão simples como poderia ser para os surdos.Ele me perguntou sobre o Brasil e eu descobri que eles se conheceram num grupo de Testemunho de Geová que se comunicam através de sinais para surdos aqui no Suriname e se apaixonaram e trocaram e-mails como qualquer outro casal... Eles me convidaram para ir à essa reunião mas infelizmente já estou partindo amanhã. Lição de vida.

Mudando de assunto, eu estava observando que quando viajando, é totalmente diferente a sua percepção do lugar dependendo do local onde a pessoa se hospeda. Na primeira vez que eu vim para cá, fiquei inicialmente em um hotel de quinta categoria e tive experiências como conversar com garimpeiros, ser atendida por um recepcionista chapado, levar cantada dos funcionários do hotel e ir dormir sozinha no quarto morrendo de medo. Também pela localização do hotel não ser na rua mais nobre, vi casas pobres e mais nativos do que no hotel onde estou agora. Em razão do hotel ser 5 estrelas eu encontro mais holandeses e pessoas que vem para cá para visitar parentes, ou como um simpático senhor holandês que é professor de história na faculdade da Holanda,veio para pesquisar sobre o Suriname. As duas experiências foram válidas mas com certeza eu pude ver a realidade do Suriname melhor no hotel mais simples!

6 comentários:

  1. momentos impagaveis

    "Fico feliz de ver uma pessoa surda "

    ResponderExcluir
  2. nice story Gypsy girl...

    agora ta faltando escrever um novo post neste blog =)

    ResponderExcluir
  3. Ele é surdo e ela é cega?

    ResponderExcluir
  4. Que ela é cega é por sua conta, só disse que ele surdo...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Comente aqui!