quinta-feira, 17 de maio de 2012

Feliz aniversário Noruega!

Hoje, dia 17 de maio, é o dia da maior celebração norueguesa. Celebramos o dia da constituição, pois no dia 17 de maio de 1814 foi criada a primeira  constituição norueguesa, por 112 noruegueses, em Eidsvoll. Hoje é dia de tomar champagne no café da manhã, de se arrumar e sair nas ruas dando parabéns pelo dia uns aos outros, de hastar as bandeiras, dos noruegueses usaram sua roupa típica, o bunad. É dia das crianças fazerem o desfile em que vinham sido treinadas e preparadas. De aguardar sua vez para marchar até o castelo e acenar para o rei, que acena de volta. É dia das bandas da realeza, ou não, tocarem.
É dia de celebrar com o povo norueguês, de fazer churrasco, de beber. É dia de ter uma experiência única, com certeza. Só não vale dar ouvidos para pessimistas, estrangeiros ou não, que não vêem o que celebrar. Eu celebro porque tu celebras, ele celebra porque eles celebram, nós celebramos e nos divertimos, amém. Não vou mentir e dizer que esse dia representa muita coisa para mim, não tenho minhas raízes e cultura nesse país, sou filha adotada há pouco tempo. Mas vou sair com um olhar curioso, com o coração aberto para pelo menos tentar entendê-los, vou comemorar porque estou aqui e é dia de festa, é feriado e as pessoas nas ruas estão felizes, quer coisa melhor que isso para alegrar o coração de uma brasileira? Feliz dia 17 de maio para vocês também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!